Bobó Vegetariano de Pupunha

segunda-feira, 18 de maio de 2015

Bobó de Pupunha_F&F

Hoje pessoas do mundo todo aderem ao projeto “Segunda sem Carne”, que se propõe a conscientizar as pessoas sobre os impactos que o uso de produtos de origem animal* para alimentação tem sobre  os animais, a sociedade, a saúde humana e  o planeta, convidando-as a tirá-los do prato pelo menos uma vez por semana e a descobrir novos sabores. A campanha é tão séria e já ganhou tantos adeptos que já tem até livro de receitas especiais.

 

Bom, a verdade é que aqui em casa ninguém precisa de desculpa para não comer carne em um dia específico da semana, porque amamos receitas vegetarianas e leves e sempre que temos vontade a carne não entra mesmo na refeição. Mas, por outro lado eu super apoio a campanha porque acho que além de ser bacana para o planeta este esforço em conjunto, também é bom para aguçar a criatividade das pessoas ao prepararem suas refeições nesta ocasião, afinal de contas preparar arroz, feijão, legumes cozidos e salada é sempre delicioso mas vamos combinar que não é nada criativo. A verdade é que no esforço de criar algo gostoso o suficiente para fazer com que a falta da carne não seja sentida corremos o sério risco de acertar e produzir algo extremamente saboroso.

 

Então, como hoje é segunda e eu tenho várias receitas deliciosas aguardando serem publicadas, escolhi para hoje este Bobó Vegetariano de Palmito Pupunha para incentivar a #segundasemcarne :) Gente, vocês não tem ideia de como este bobó é bom! Muito saboroso e tão fácil de fazer que você vai se surpreender demais com o que uma receita simples pode fazer por uma refeição vegetariana, cheia de sabor, de cor e de saúde também porque nada aí esbanja gordura ou faz mal. Mas ó, já vou avisando que é mas não é um bobó ok? Ele tem base de mandioquinha sim, mas junto com abóbora e outras coisinhas gostosas, e tem uma pegada meio thai porque eu sirvo com arroz de jasmim. Aliás, para quem nunca preparou o arroz de jasmim acompanha as dicas aqui embaixo porque é facílimo de fazer!

 

BOBÓ VEGETARIANO DE PALMITO PUPUNHA

(serve 4 pessoas)

 

Ingredientes:

  • 400g de palmito pupunha fresco em toletes
  • 2 xícaras (chá) de abóbora japonesa descascada e cortada em cubos
  • 2 mandioquinhas descascadas e fatiadas
  • 1/2 pimentão vermelho sem sementes picado
  • 1 tomate italiano picado
  • 1 cebola grande picada
  • 2 dentes de alho picados
  • 2 colheres (sopa) de azeite de dendê
  • 4 colheres (sopa) de leite de coco
  • 1 pimenta dedo de moça sem sementes picada
  • salsa fresca picada à gosto
  • coentro fresco picado à gosto
  • sal à gosto
  • sumo de 1/2 limão tahiti

 

Modo de Preparo: Coloque a abóbora picada, a mandioquinha, o tomate, o pimentão a cebola e o alho picados em uma panela e cubra com água. Deixe ferver e abaixe o fogo. Quando os legumes estiverem todos bem macios desligue o fogo e bata a mistura com um mixer ainda na própria panela, até que forme um creme. A consistência deverá ficar grossa mas escorrendo da colher, e não como um purê, então se precisar adicione mais água filtrada após bater a mistura da panela até acertar na consistência. Retorne a panela ao fogo e adicione o palmito cortado, a pimenta, o azeite de dendê e o leite de coco. Cozinhe por 15 minutos em fogo médio, ajuste o sal e desligue. Esprema o limão sobre o bobó e antes de servir salpique salsa e coentro frescos à gosto. Finalize com pimenta dedo de moça picada e sirva acompanhado de arroz de jasmim*

 

Bobó de pupunha 2_F&F

Para o ARROZ DE JASMIM

Como eu gosto de preparar: Para cada xícara de chá de arroz de jasmim ferva 1 liro de água. Quando a água estiver fervendo coloque nela o arroz de jasmim, uma folha de louro, um pau de canela e uma boa pitada de sal. Mexa e deixe cozinhar por 10 minutos. A textura do grão deve ser al dente. Escorra o arroz em um escorredor de massa e depois retorne para a panela tampada em fogo bem baixo por mais 3 minutos. Sirva em seguida com gergelim e castanha de caju salpicados por cima. Acompanha bem cozidos encorpados e aromáticos como os pratos típicos da cozinha indiana e thailandesa.

 

Bobó de pupunha3_F&F

 

Quer acompanhar de pertinho tudo o que rola aqui na minha cozinha e no meu dia a dia? Então me adiciona lá no Instagram (@figosefunghis) e não perca nenhuma novidade! Receitinhas vapt vupt, dicas de lugares, dicas de produtos e muita comida gostosa é o que você vai encontrar por lá!

 

Beijo!

6 Comentários para “Bobó Vegetariano de Pupunha

  1. Hummmm… Adoro pratos vegetarianos… Mesmo comendo carne, sempre tenho preferência por pratos vegetarianos!!! E a sua sugestão além de estar com um visual maravilhoso, deve ter ficado saborosíssimo!!! bjos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *