Peixe Assado com Curry e Coco Fresco

terça-feira, 03 de março de 2015

Peixe com Curry e Coco_reduzidaF&F

As férias se foram, o carnaval se foi e agora o ano aqui no Brasil pode oficialmente começar né?! hahahahaha. Brincadeiras à parte, desde que estava grávida a minha alimentação que já era boa ficou ainda melhor, com a inclusão de muito mais frutas e verduras no meu cardápio diário. Agora que a Olivia também já come de tudo a alimentação da minha família de uma maneira geral está 1000%. Estamos focando nos alimentos frescos, nutritivos e nos métodos de preparo que não agregam gordura, e se agregam é gordura pouca e boa. E querem saber? Eu estou amando ter esta rotina contínua de alimentação mais “limpa” e mais saudável, tanto é que as refeições fartas especialmente no período noturno não me fazem falta alguma, já que atualmente os jantares em casa são mesmo salada, grãos, peixes, frango ou alguma carne magrinha. Acho importante não só ensinar a Olivia a comer com qualidade, mas dar o exemplo pra ela, e o melhor modo de isso acontecer é transformando a nossa rotina alimentar de verdade. Com isso eu fui “presenteada” com 10 quilos a menos na balança!!! Uhu!

 

Em uma dessas noites corridas de dia de semana eu preparei um jantar gostosinho pra mim e pro marido, que além de delicioso não me tomou nem 30 minutos na cozinha. Resolvi dar uma cara nova para o clássico filé de peixe assado turbinando o tempero com curry e cobrindo com coco fresco ralado. O curry é uma especiaria deliciosa que vai bem tanto com peixes quanto com aves, carnes e pratos vegetarianos, eu uso bastante em casa. O coco ralado eu compro no hortifruti em uma quantidade razoável, uso o que preciso e congelo o restante para ir usando aos poucos em bolos, iogurte com granola, papinhas “doces” para a Olivia e também em receitas salgadas como esta delicia que vou passar agora pra vocês. Congelar o coco fresco não prejudica seu sabor e textura e garante que você tenha uma “gordura do bem” estocada em casa para quando precisar. Praticidade é tudo na vida!

 

Para acompanhar o peixe eu preparei uma saladinha de quinua vermelha com legumes refogados: cenoura ralada, abobrinha em cubinhos e cogumelos shimeji, azeite, alho e sal. Ficou delicia, super nutritivo, saudável e com pouquíssimas calorias.

 

PEIXE ASSADO COM CURRY E COCO FRESCO

(serve 2 pessoas)

 

Ingredientes:

  • 2 postas médias de pescada branca (ou tilápia, ou outro peixe em filés de sua preferência)
  • 4 colheres (sopa) de coco fresco ralado
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 1 colher (café) de curry em pó
  • 1 pitada de pimenta calabresa desidratada
  • sal a gosto
  • salsa fresca picada a gosto
  • sumo de 1/2 limão

 

Modo de Preparo: Disponha os filés de peixe sobre um refratário levemente untado com azeite e tempere com sal e pimenta. Divida o curry igualmente para os filés e esfregue o tempero com as mãos sobre os filés, envolvendo todo o peixe. Regue com um fiozinho de azeite e depois cubra com o coco fresco ralado. Regue com o azeite restante e leve ao forno preaquecido a 180º por 20 minutos, ou até que o coco fresco esteja douradinho. Retire do forno, regue com o sumo do limão e sirva com salsa fresca picada e um acompanhamento do seu gosto.

 

Dica: Aqui no blog tem muitas receitas levinhas e deliciosas com grãos e vegetais para acompanhar o seu peixe com curry e coco. Pesquise na caixa no alto do blog e divirta-se com as combinações!

 

Bom Apetite!

 

Um comentário sobre “Peixe Assado com Curry e Coco Fresco

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *