Molho Pesto de Brócolis

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Molho Pesto de brócolis_F&F

Esta receita combina duas coisas que eu amo muito: molho pesto e brócolis. Uma das massas mais preparadas aqui em casa é a clássica com brócolis ao alho e óleo, mas preparo bastante massa com pesto tradicional de manjericão também, e gosto de brincar com diferentes variações deste molho tão saboroso. Dessa vez adicionei brócolis ao molho pesto e amei o resultado, pois ficou muito muito bom!

 

Uma coisa muito bacana nesta receita é que ela aproveita o pé de brócolis todinho, inclusive os talos, é zero desperdício. Para quem não curte muito talos eu garanto que nesta receita eles agregam ainda mais sabor e textura ao molho. Este molho é bem versátil pois além de ser usado em massas pode ser usado em saladas, no preparo de risotos, como pasta para recheio de sanduíches, e até mesmo como dip para vegetais crus servidos como petisco (os famosos crudités). Este molho pesto fica gostoso tanto na versão fria quanto na versão quente. Façam, vocês vão amar!

 

MOLHO PESTO DE BRÓCOLIS

 

Ingredientes:

  • 1 pé de brócolis japonês
  • 1/4 de xícara (chá) de azeite
  • 1/4 de xícara (chá) da água do cozimento do brócolis
  • 4 colheres (sopa) de amêndoas (com ou sem pele)
  • 2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
  • suco de 1/2 limão tahiti
  • 1 dente de alho
  • sal à gosto

 

Modo de Preparo: Lave bem o brócolis e pique em pedaços médios. Cozinhe no vapor até que estejam macios, mas ainda al dente e reserve 1/4 de xícara da água do cozimento. Num processador ou mixer junte o brócolis cozido, as amêndoas, o queijo parmesão, o azeite, o suco de limão, o alho e o sal e bata até obter uma pasta. Se achar necessário adicione a água reservada do cozimento aos poucos para alcançar a textura desejada, mais firme e cremosa ou mais líquida, dependendo para qual finalidade irá utilizar o molho pesto.

 

Para conferir a receita de Molho Pesto Clássico, assista ao vídeo: AQUI

 

Para conferir a receita de Crudités, um petisco fácil e rápido (foto abaixo) em que o molho pesto pode ser usado clique AQUI

Crudites_2-cópia

 

 

Bom Apetite!

5 Comentários para “Molho Pesto de Brócolis

    • Oi Ângela, como o brócoli é um alimento super frágil e que se deteriora rápido eu recomendaria no máximo por 2 dias, ou fazê-lo para servir no dia seguinte. Ele pode ser congelado também no dia em que for feito, e então quando for descongelar utilizá-lo no mesmo dia.
      Bjos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *