Pão de Abóbora Fácil

quinta-feira, 02 de outubro de 2014

Pão de Abóbora_F&F

Como já disse outras vezes aqui eu amo fazer pão, seja ele mais trabalhoso, daqueles que tem que sovar com vontade, seja daqueles mais fáceis que basta misturar tudo e despejar na assadeira. Para a alegria de vocês a receita de hoje se encaixa no segundo time, dos pães fáceis, aliás, facílimos, já que grande parte da receita é preparada no liquidificador.

 

Estava com muita abóbora na geladeira e há tempos queria tentar uma receita de pão de abóbora que fosse bem prática. Procurei na internet alguma receita assim mas nada de encontrar, a maioria delas era cheia de etapas e que exigiam mais tempo na cozinha. Então, em tempos de correria tudo o que eu não queria era passar horas na cozinha fazendo pão, e resolvi ir em busca da minha própria receita de pão de abóbora do jeito que eu queria. Se desse certo ótimo! E não é que deu mesmo? O resultado é um pão bem fofinho e muito saboroso, mas preciso avisar que ele fica melhor se for consumido no mesmo dia. No dia seguinte eu ainda comi dele, mas a textura já não era mais a mesma e o sabor nem de longe se compara ao pão feito na hora. Por isso eu recomendo que prepare esta receita para servir quentinha, recém saída do forno, pra manteiga derreter e escorrer mesmo, até porque é tão fácil e tão rápido de preparar que não vale a pena preparar na véspera.

 

Ah, eu fico tão feliz quando vejo um pão quentinho e perfumado saindo do forno! E vocês?

 

PÃO DE ABÓBORA FÁCIL

(rende 10 fatias)

 

Ingredientes:

  • 1 xícara (chá) de abóbora cozida e amassada
  • 1/3 de xícara (chá) de azeite
  • 1 ovo
  • 1 colher (chá) de sal
  • 1 colher (chá) de açúcar
  • 1/2 xícara (chá) de leite + 2 colheres (sopa)
  • 3 colheres (sopa) de sementes de abóbora torradas
  • 1 ramo de alecrim
  • 1 colher (chá) de manjericão seco
  • 1 colher (chá) de açafrão em pó
  • 1 saquinho (10g) de fermento biológico seco instantâneo
  • 2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo

 

Modo de Preparo: No liquidificador junte a abóbora cozida e amassada, o azeite, o ovo, o leite, o açúcar, o sal, as ervas e o açafrão em pó e bata bem até conseguir um creme. Junte metade da farinha de trigo e bata novamente. Hidrate o fermento em 2 colheres (sopa) de leite morno e reserve. Despeje a massa do liquidificador em uma tigela e vá acrescentando devagar a farinha restante e o fermento hidratado no leite, mexendo a cada nova adição. Por fim adicione metade das sementes de abóbora e misture bem. Unte e enfarinhe uma fôrma de bolo inglês e despeje a massa de abóbora apenas até 2/3 para deixar espaço pra massa crescer. Deixe o pão descansar e crescer por 30 minutos. Preaqueça o forno em 180° por 10 minutos. Polvilhe o restante das sementes de abóbora sobre o pão e leve para assar por 30 a 40 minutos no forno preaquecido, até ficar com a superfície dourada e passar no teste do palito. Sirva quente.

 

Dica: Pessoas com restrição à lactose e ao glúten podem substituir o leite por qualquer leite vegetal, e a farinha de trigo por farinha de arroz ou metade de farinha de arroz (ou de grão-de-bico) e metade de fécula de batata.

 

Bom Apetite!

 

6 Comentários para “Pão de Abóbora Fácil

  1. Pingback: Pão de abóbora fácil - Filhinhos da Mamãe : Filhinhos da Mamãe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *