Biscoito Fit de Banana

Biscoitinhos fit de banana_F&F

Ah como eu estou em falta com vocês! Me desculpem pelo sumiço, a vida anda bastante corrida por aqui. Teve viagem, teve retorno ao trabalho, tem a rotina com a Olivia e mais algumas coisas acontecendo ao mesmo tempo, uma verdadeira loucura. Também estou curtindo sem culpa esta fase bebê da Olivia porque sei que esta fase não volta nunca mais e ela precisa de mim mais do que qualquer outra coisa na minha vida neste momento. Por outro lado tem uma novidade linda pintando em breve, relacionada ao blog e que está me tomando um tempo absurdo mas que tenho certeza que vocês vão amar!!! Então eu só peço mais um pouquinho de paciência para vocês, queridos que me acompanham desde o início do blog e gostam tanto daqui, porque já estou organizando a vida e colocando tudo nos eixos.

 

Agora vamos falar da receita de hoje que é uma receitinha ultra mega simples, fácil e rápida de preparar, e que pode ser consumida sem culpa alguma já que não leva nem gordura, nem açúcar, nem glúten e nem leite. Isto quer dizer que pode ser consumida por todos, inclusive por diabéticos e pessoas intolerantes ao glúten e à lactose.

 

Eu gosto de chamar de biscoitinho fit porque o pessoal da “maromba” costuma preparar estes biscoitinhos para saciar a fome na hora dos lanchinhos e como ele não tem açúcar e nem gordura não pesa na balança e não detona a dieta de ninguém. Além disso é rico em fibras e vitaminas, podendo ser também um ótimo lanchinho para bebês que já foram introduzidos à alimentação sólida e para crianças. Bom demais né?

 

A receita é preparada com apenas 3 ingredientes. Tenho que avisar que estes biscoitos não ficam crocantes, tem uma consistência mais macia e apesar de não levar açúcar são docinhos e muito saborosos.

 

BISCOITINHO FIT DE BANANA

(rende 12 unidades)

 

Ingredientes:

  • 2 bananas nanicas grandes e maduras
  • 1 xícara (chá) de quinua em flocos
  • 1 colher (chá) de canela em pó

 

Modo de Preparo: Preaqueça o forno a 190º. Amasse bem as bananas com um garfo e misture a quinua em flocos e a canela até obter uma massa cremosa e homogênea. Unte levemente uma assadeira com azeite (ou use um tapetinho de forno forrando uma assadeira, conhecido como Silpat, e aí não precisa untar) e espalhe a massa em pequenas colheradas, modelando os biscoitos com a própria colher e mantendo uma distância de alguns centímetros entre um biscoito e outro. Asse por 30 minutos, ou até perceber que os biscoitos estão dourados e firmes. Desligue o forno e deixe que esfriem lá dentro. Armazene por até 3 dias em um pote bem vedado.

Biscoito fit2_F&F

Dica: Se você não encontrar quinua em flocos pode substituí-la por aveia em flocos, o resultado fica igualmente bom, mas aí a receita passará a conter glúten.

 

Bom Apetite!

 

By Figos & Funghis on 24 de setembro de 2014 · Posted in Comidinhas, Doces, Fácil, Gastronomia Funcional, Light, No forno, Receitas de 30 minutos

25 Comments | Post Comment

Sobremesas para dezembro • Receitas fit para as festas - GiroFitness says:

[…] Da Fabiana Pinfildi do site Figos & Funghis • Biscoitinho fit de banana – […]

Posted on dezembro 17th, 2014

Dani says:

Amei!!! Vou testar, adoro receita rápida, fácil e saudável.

Posted on fevereiro 25th, 2015

Figos & Funghis says:

Testa sim Dani, é um ótimo lanchinho pré-treino ou até mesmo durante a tarde e no café da manhã ;)

Posted on março 5th, 2015

André says:

Olá Fabiana,
sempre sigo seu blog e já fiz receitas daqui que minha mulher adorou, mas não acertei esse biscoito, fiz e ele não torrou por fora, mesmo depois de 40 minutos de forno. Onde será que errei? Será que amassei demais a banana com a quinoa? (eu amassei mais depois que coloquei a quinoa). Ou ele não fica torradinho por fora?

Obrigado!

Posted on março 13th, 2015

Figos & Funghis says:

Oi André, estes biscoitos não ficam mesmo crocantes, tem uma consistência mais macia, mas eles ficam douradinhos sim. Você colocou as proporções indicadas na receita?
Abraços.

Posted on março 16th, 2015

luisa horst says:

ótima receita

Posted on setembro 8th, 2015

Matheus says:

Posso substituir a quinua em flocos? Se sim, por qual ingrediente?

Posted on dezembro 14th, 2015

Grazi D. says:

No fim da receita ela diz que sim, por aveia em flocos…

Posted on maio 20th, 2016

Maria Pê says:

Fiz o biscoito e ficou uma delícia!

Posted on janeiro 26th, 2016

Mayara says:

Olá, eu gostaria de saber se posso substituir a quinua por granola?? será que tera o mesmo resultado? Obrigada!

Posted on março 9th, 2016

Paula Oly says:

ola!Sim, eu fiz com muesli e ficou uma delicia!MAis docinho, mas sempre saudauel.

Posted on outubro 3rd, 2016

Figos & Funghis says:

Deve ter ficado bom mesmo Paula, vou testar qualquer dia ;)

Posted on outubro 5th, 2016

Receitas Saudaveis – Receitas saudáveis says:

[…] Biscoito fit de banana: receita fit, que ajuda a manter a forma, pois não leva gordura, açúcar, glúten ou leite. Rica em fibras e vitaminas, ajuda a saciar a vontade de comer doce no meio da tarde. […]

Posted on abril 7th, 2016

andressa says:

Pode usar granola no lugar de qinua?

Posted on julho 13th, 2016

Figos & Funghis says:

Pode sim Andressa, ou ainda use aveia em flocos.

Posted on julho 20th, 2016

Maya says:

Tenho uma duvida bem besta, a quinoa tem q estar cozida pra fazer essa receita?

Posted on setembro 27th, 2016

Figos & Funghis says:

Não Maya, a quinoa que usamos nesta receita é a quinoa em flocos, que se parece com flocos de aveia ;)

Posted on setembro 27th, 2016

Marcela Moya says:

Olá Fabiana! Adorei a receita,e ainda super fácil de fazer né?
Você saberia me dizer o valor em calorias de 1 biscoito desse? Obrigada

Posted on novembro 16th, 2016

Figos & Funghis says:

Oi Silvana, eu não sou nutricionista, mas pela minha prática com algumas receitas eu calculo que tenha em torno de 30 calorias cada biscoitinho desses. Beijinhos

Posted on novembro 18th, 2016

LILIAN says:

QUINOA COZIDA OU CRUA?

Posted on novembro 17th, 2016

Figos & Funghis says:

Lilian, nem uma, nem outra. A quinoa que eu descrevo na receita é “quinoa em flocos”, ou seja, é aquela que você já compra em flocos (sequinhos) nas lojas de produtos naturais mas que também pode encontrar em diversos supermercados. ;)

Posted on novembro 18th, 2016

Ana says:

Eu posso substituir a quinoa por granola além da aveia?

Posted on janeiro 31st, 2017

Figos & Funghis says:

Oi Ana, pode sim, dá super certo com a granola também! Beijo

Posted on janeiro 31st, 2017

Michele says:

Olá, tem algo que possa substituir a canela em pó ?

Posted on agosto 14th, 2017

Figos & Funghis says:

Michele, pode substituir por 5 especiarias chinesas, fica bem bom também. Pode usar uma pitada de cravo em pó, de cardamomo, umas sementinhas de baunilha… Ou não coloca nada.

Posted on setembro 25th, 2017