Bacalhau confit com purê de batata-doce roxa

terça-feira, 30 de setembro de 2014

Bacalhau confit com purê roxo_F&F

Quem acompanha o blog há tempos já sabe que eu adoro bacalhau, e o amor é tanto que eu já fiz inúmeras receitas e combinações com ele. Desta vez escolhi preparar o bacalhau confitado em azeite e servi-lo com purê de batata-doce roxa. O resultado ficou incrivelmente bom, o sabor forte e marcante do bacalhau casou muito bem com o adocicado do purê de batata-doce, e a cor ficou deslumbrante também. Para dar o toque final eu preparei uma crostinha de pinhão que além de ter ficado um charme só agregou mais sabor ao prato.

 

Para quem não sabe, o método de confitar nada mais é do que cozinhar o alimento em alguma gordura, em baixa temperatura e por um tempo mais longo. Eu gosto muito deste método de cozimento porque além de não alterar as fibras do alimento proporciona mais maciez e mais textura, e no caso do bacalhau é perfeito porque o peixe se desfaz em grandes lascas e o sabor fica ainda melhor em razão de ser cozido totalmente submerso em azeite.

 

Este prato não é apenas bonito, mas é muito saudável também já que o bacalhau possui muitas vitaminas e a batata-doce além de ser rica em fibras possui baixíssimas calorias. Tenho certeza que se for servido em um jantar em qualquer ocasião vai causar ótimas impressões.

 

BACALHAU CONFIT COM PURÊ DE BATATA-DOCE ROXA

(serve 4 pessoas)

 

Ingredientes:

  • 1 kg de postas de bacalhau limpas e sem pele
  • 500ml de azeite
  • 1 cebola grande cortada em pétalas bem finas
  • 1 colher (chá) de louro em pó
  • pimenta-do-reino moída na hora
  • sal a gosto
  • 10 pinhões cozidos e descascados

 

Para o purê de batata-doce roxa:

  • 4 batatas-doce roxa
  • 4 dentes de alho
  • 1/3 de xícara (chá) de iogurte natural
  • sal a gosto

 

Modo de Preparo: Corte as postas de bacalhau em quadrados médios (os pedaços menores cozinham mais rápido) e disponha em um refratário de modo que não sobre muito espaço vazio (assim o azeite cobre o peixe com mais facilidade e usa-se menos gordura). Tempere os pedaços de bacalhau com o louro em pó, a pimenta, o sal e cubra com as fatias de cebola. Regue com o azeite e leve ao forno a 150º (ou preaqueça em 200º, desligue e coloque o bacalhau com o forno desligado por 20 minutos, depois repita esta operação até que esteja cozido e macio), ou se o seu forno não tiver esta temperatura você também pode optar por cozinhar no fogão, em temperatura mínima por 50 minutos a 1 hora, com os pedaços de bacalhau totalmente submersos em azeite e controlando a temperatura do fogo para não deixar o azeite ferver de jeito nenhum. Enquanto isso prepare o purê de batata-doce roxa, colocando as batatas descascadas para cozinhar em água com sal até que estejam macias e os dentes de alho para assar com a casca regados com azeite e embrulhados em papel alumínio. Retire as batatas da água reservando uma xícara de chá do caldo do cozimento. Amasse as batatas, retire o alho assado do forno, extraia a polpa deles e amasse junto com o purê. Acrescente o iogurte e o caldo do cozimento das batatas até conseguir a consistência desejada (mais ou menos cremoso), ajuste o sal e reserve. Sirva o bacalhau sobre o purê de batata-doce roxa. Finalize com os pinhões bem picados e regue com azeite.

Bacalhau confit com purê roxo2_F&F

 

Bom Apetite!

 

13 Comentários para “Bacalhau confit com purê de batata-doce roxa

  1. Esse purê ficou a coisa mais linda! Nunca vi batata doce dessa cor ao vivo, tem diferença de gosto, tipo a amarela (que é mais gostosa) tem da branca?

    • Bianca, esta cor é linda por natureza. Como Deus é lindo e perfeito né?
      Quanto ao sabor, o adocicado é mais pronunciado e eu acho ela bem saborosa, mas há quem prefira para fazer apenas receitas doces. Já na minha opinião este purê salgado e feito com alho assado é irresistível, pois o alho combinou muito com a batata-doce roxa.
      Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *