Como já mencionei outras vezes aqui, o Peru é um país cheio de alegria, de vida, de cores e sabores, mas hoje eu vou falar mesmo da minha parte preferida, a COMIDA, claro!!!
A gastronomia do Peru é muito rica e variada. Não é difícil comer bem no Peru, pelo contrário, muitas vezes come-se divinamente bem até nos cantinhos mais simples ou nas barracas de comida de rua, como acontece muito em Lima, por exemplo. E eu pude comprovar isso de perto quando estive lá em setembro passado para o Festival Gastronômico MISTURA.
O MISTURA é um festival de comida que acontece anualmente em Lima, atraindo visitantes do mundo todo, especialmente aqueles que amam comer e conhecer as novidades do mercado em termos de comilança. Fui por dois dias ao festival e observei que não apenas os turistas se divertem e aproveitam o festival, mas também os moradores locais usufruem ao máximo desta grande festa. O festival acontece em um enorme espaço ao ar livre, e é lotado de barracas de comida, que oferecem desde hambúrgueres à comida peruana típica, peixes amazônicos, churrasco (o churrasco, feito com os espetos fincados no chão é um espetáculo à parte), pães artesanais das mais diversas formas e texturas e muitos doces. Ah sim, não pode faltar bebida, claro. E lá no Peru o pisco é o queridinho supremo, tem pisco clássico, pisco roxo e algumas outras variações. No Mistura há inclusive um pavilhão dedicado exclusivamente ao pisco, ano passado deram-lhe o nome de “Mundo Pisco”, assim como há os pavilhões dedicados aos pães, à comida amazônica, e é claro, ao ceviche, entre outros. E todos os pavilhões ficam sempre cheios, repletos de pessoas e de barracas de comida, uma ao lado da outra e o cheirinho delicioso que fica pairando no ar vocês já podem imaginar né?
Para quem quiser aproveitar o festival Mistura, saibam que ainda dá tempo! O festival este ano acontecerá entre os dias 5 e 14 de setembro, e o ingresso para entrar é baratinho. Logo na entrada há postos de troca de dinheiro pela “moeda do Mistura”, que é a forma de pagamento mais aceita lá dentro da feira e em quase 100% das barracas. Quer comer bem e barato? Não deixe de ir ao Mistura!! Para obter maiores informações sobre o Mistura 2014, acesse o site: http://mistura.pe/
Eu não comentei com vocês, mas outro grande trunfo da gastronomia peruana é o chocolate, e o chocolate peruano é maravilhoso, de muita qualidade, por ter como matéria prima o cacau peruano que é equiparado aos melhores do mundo. E como boa chocólatra que eu sou é claro que adquiri diversos exemplares deste delicioso chocolate peruano no pavilhão dedicado ao doce, dentro do Mistura.
Saindo da feira Mistura, pode-se encontrar muitos restaurantes deliciosos espalhados por Lima, para todos os apetites e todos os bolsos. Ao contrário do que muitos imaginam, o Peru é muito mais do que apenas ceviche. Os sanduíches, os famosos espetinhos peruanos (anticuchos), o aji de galinha (amado pelos peruanos), as chaufas – aqui eu abro um parêntese porque voltei absolutamente viciada nas chaufas peruanas, que são um tipo de arroz oriental que leva muita cebolinha, ovos e tenros pedaços de frango bem temperados, como se fosse um arroz com frango, só que com um tempero muito especial – tudo de dar água na boca. Também me encantei pelas muitas formas que eles utilizam os frutos do mar, os peixes e a quinua, que são alimentos base no Peru.
Para quem procura alta gastronomia vai se surpreender com o que o Peru tem a oferecer. Atualmente alguns restaurantes peruanos integram a lista dos melhores restaurantes do mundo, como o Astrid & Gastón, dos chefs Gastón Acurio e Astrid Gutsche e o restaurante Central, do chef Virgilio Martinez. Infelizmente não consegui reserva para o A&G ano passado, mas consegui no Central e amei a experiência do menu degustação preparado com os mais nobres, frescos e sazonais ingredientes locais. Fui também ao restaurante Rafael, que surpreendeu pela qualidade dos pratos do início ao fim, especialmente pela perfeição no preparo do polvo grelhado com purê de grão-de-bico.
Também não posso deixar de mencionar o Panchita, um dos muitos restaurantes do chef Gastón, que tem por especialidade os anticuchos (espetinhos) de tudo o que você imagina, inclusive o mais tradicional anticucho peruano, feito de coração bovino. O Panchita é um restaurante bem gostoso, especialmente para um almoço sem pressa, e o custo é muito bom. Outro restaurante gostoso para almoços demorados é o Pescados Capitales, onde pode-se provar da típica comida peruana e que possui um extenso cardápio de peixes e frutos do mar. Para um lanche rápido, o La Lucha Sangucheria tem os melhores sanduíches de Lima, e para quem não fica sem um hambúrguer, recomendo o Papachos, com ambiente moderninho, atendimento rápido e deliciosas opções no cardápio.
Há ainda alternativas igualmente interessantes passeando pelas ruas de Lima e provando das comidas preparadas nos carrinhos ou nas casas dos peruanos que estão dispostos a receber turistas para comer. Arrisque-se e aventure-se! Enfim, o Peru é perfeito para quem ama comer e gosta de conhecer novas culturas, ingredientes e ao mesmo tempo se divertir. O povo é muito simpático e acolhedor, o clima é muito bom, o que faz com que todos que conhecem queiram voltar, e é por tudo isso que eu já tenho data marcada para voltar ao Peru e repetir uma das melhores experiências gastronômicas da minha vida. O meu roteiro já está pronto, vou conhecer novos restaurantes e voltar ainda mais cheia de dicas. A Agaxtur Viagens é uma empresa especialista em viagens para o Peru, e pode te levar para conhecer o que há de melhor no país. Então me aguardem, porque daqui uns dias eu terei novas histórias pra contar pra vocês sobre este delicioso país. Peru, te amo!
Show! Quem sabe ano que vem?! Amamos festivais gastronômicos!
beijinhos
Raquel, é uma viagem que vale bastante à pena viu ;)
Beijos
Humm, se você ainda não foi se deliciar, vale conhecer o restaurante intimista chamado Cosco Gastronomia que tem aqui em São Paulo no Butantã.
Depois vc me conta! Bj
Julia, obrigada pela dica. Ainda não conheço, vou aproveitar sua dica assim que tiver oportunidade :)
Bjos
Procuro em SP a comida peruana o prato se chama “Pachamanca Inca”…alguém saberia informar….algum restaurante..adorei essa comida quando visite o Peru.