A tão aclamada gastronomia peruana

quinta-feira, 04 de setembro de 2014

 

Peru post1

Como já mencionei outras vezes aqui, o Peru é um país cheio de alegria, de vida, de cores e sabores, mas hoje eu vou falar mesmo da minha parte preferida, a COMIDA, claro!!!

 

A gastronomia do Peru é muito rica e variada. Não é difícil comer bem no Peru, pelo contrário, muitas vezes come-se divinamente bem até nos cantinhos mais simples ou nas barracas de comida de rua, como acontece muito em Lima, por exemplo. E eu pude comprovar isso de perto quando estive lá em setembro passado para o Festival Gastronômico MISTURA.

 Post Peru2

O MISTURA é um festival de comida que acontece anualmente em Lima, atraindo visitantes do mundo todo, especialmente aqueles que amam comer e conhecer as novidades do mercado em termos de comilança. Fui por dois dias ao festival e observei que não apenas os turistas se divertem e aproveitam o festival, mas também os moradores locais usufruem ao máximo desta grande festa. O festival acontece em um enorme espaço ao ar livre, e é lotado de barracas de comida, que oferecem desde hambúrgueres à comida peruana típica, peixes amazônicos, churrasco (o churrasco, feito com os espetos fincados no chão é um espetáculo à parte), pães artesanais das mais diversas formas e texturas e muitos doces. Ah sim, não pode faltar bebida, claro. E lá no Peru o pisco é o queridinho supremo, tem pisco clássico, pisco roxo e algumas outras variações. No Mistura há inclusive um pavilhão dedicado exclusivamente ao pisco, ano passado deram-lhe o nome de “Mundo Pisco”, assim como há os pavilhões dedicados aos pães, à comida amazônica, e é claro, ao ceviche, entre outros. E todos os pavilhões ficam sempre cheios, repletos de pessoas e de barracas de comida, uma ao lado da outra e o cheirinho delicioso que fica pairando no ar vocês já podem imaginar né?

 

Para quem quiser aproveitar o festival Mistura, saibam que ainda dá tempo! O festival este ano acontecerá entre os dias 5 e 14 de setembro, e o ingresso para entrar é baratinho. Logo na entrada há postos de troca de dinheiro pela “moeda do Mistura”, que é a forma de pagamento mais aceita lá dentro da feira e em quase 100% das barracas. Quer comer bem e barato? Não deixe de ir ao Mistura!! Para obter maiores informações sobre o Mistura 2014, acesse o site: http://mistura.pe/

 Post Peru3

Eu não comentei com vocês, mas outro grande trunfo da gastronomia peruana é o chocolate, e o chocolate peruano é maravilhoso, de muita qualidade, por ter como matéria prima o cacau peruano que é equiparado aos melhores do mundo. E como boa chocólatra que eu sou é claro que adquiri diversos exemplares deste delicioso chocolate peruano no pavilhão dedicado ao doce, dentro do Mistura.

 Post Peru4

Saindo da feira Mistura, pode-se encontrar muitos restaurantes deliciosos espalhados por Lima, para todos os apetites e todos os bolsos. Ao contrário do que muitos imaginam, o Peru é muito mais do que apenas ceviche. Os sanduíches, os famosos espetinhos peruanos (anticuchos), o aji de galinha (amado pelos peruanos), as chaufas – aqui eu abro um parêntese porque voltei absolutamente viciada nas chaufas peruanas, que são um tipo de arroz oriental que leva muita cebolinha, ovos e tenros pedaços de frango bem temperados, como se fosse um arroz com frango, só que com um tempero muito especial – tudo de dar água na boca. Também me encantei pelas muitas formas que eles utilizam os frutos do mar, os peixes e a quinua, que são alimentos base no Peru.

 Post Peru5

Para quem procura alta gastronomia vai se surpreender com o que o Peru tem a oferecer. Atualmente alguns restaurantes peruanos integram a lista dos melhores restaurantes do mundo, como o Astrid & Gastón, dos chefs Gastón Acurio e Astrid Gutsche e o restaurante Central, do chef Virgilio Martinez. Infelizmente não consegui reserva para o A&G ano passado, mas consegui no Central e amei a experiência do menu degustação preparado com os mais nobres, frescos e sazonais ingredientes locais. Fui também ao restaurante Rafael, que surpreendeu pela qualidade dos pratos do início ao fim, especialmente pela perfeição no preparo do polvo grelhado com purê de grão-de-bico.

 

Também não posso deixar de mencionar o Panchita, um dos muitos restaurantes do chef Gastón, que tem por especialidade os anticuchos (espetinhos) de tudo o que você imagina, inclusive o mais tradicional anticucho peruano, feito de coração bovino. O Panchita é um restaurante bem gostoso, especialmente para um almoço sem pressa, e o custo é muito bom. Outro restaurante gostoso para almoços demorados é o Pescados Capitales, onde pode-se provar da típica comida peruana e que possui um extenso cardápio de peixes e frutos do mar. Para um lanche rápido, o La Lucha Sangucheria tem os melhores sanduíches de Lima, e para quem não fica sem um hambúrguer, recomendo o Papachos, com ambiente moderninho, atendimento rápido e deliciosas opções no cardápio.

 Peru post 6

Há ainda alternativas igualmente interessantes passeando pelas ruas de Lima e provando das comidas preparadas nos carrinhos ou nas casas dos peruanos que estão dispostos a receber turistas para comer. Arrisque-se e aventure-se! Enfim, o Peru é perfeito para quem ama comer e gosta de conhecer novas culturas, ingredientes e ao mesmo tempo se divertir. O povo é muito simpático e acolhedor, o clima é muito bom, o que faz com que todos que conhecem queiram voltar, e é por tudo isso que eu já tenho data marcada para voltar ao Peru e repetir uma das melhores experiências gastronômicas da minha vida. O meu roteiro já está pronto, vou conhecer novos restaurantes e voltar ainda mais cheia de dicas. A Agaxtur Viagens é uma empresa especialista em viagens para o Peru, e pode te levar para conhecer o que há de melhor no país. Então me aguardem, porque daqui uns dias eu terei novas histórias pra contar pra vocês sobre este delicioso país. Peru, te amo!

 

artigo-patrocinado_F&F

5 Comentários para “A tão aclamada gastronomia peruana

  1. Humm, se você ainda não foi se deliciar, vale conhecer o restaurante intimista chamado Cosco Gastronomia que tem aqui em São Paulo no Butantã.
    Depois vc me conta! Bj

  2. Procuro em SP a comida peruana o prato se chama “Pachamanca Inca”…alguém saberia informar….algum restaurante..adorei essa comida quando visite o Peru.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *