Peru e seus encantos

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Foto Peru2

Eu já falei aqui que o Peru é um país incrível e cheio de peculiaridades, lembram? Pois então, hoje eu vou falar um pouco mais sobre o Peru, especialmente para aqueles que nunca visitaram este delicioso lugar que fica há poucas horas de voo daqui do Brasil.

Que o prato mais emblemático do Peru é o ceviche todo mundo já sabe, mas quando visitei o Peru eu descobri uma vasta variedade de comidas típicas e tão deliciosas e originais quanto o ceviche. A gastronomia peruana é simplesmente apaixonante, tão apaixonante que eu fui pra lá ano passado – em um próximo post vou contar mais detalhes sobre a minha viagem – e  já estou com o retorno marcado para este ano! A gastronomia peruana me conquistou, fiquei realmente encantada com a diversidade local, que além de disponibilizar para os visitantes alguns dos restaurantes mais conceituados do mundo também é capaz de proporcionar uma refeição simples e despretensiosa igualmente boa em uma barraca de rua, no meio dos muitos mercados de comida ou na própria residência dos moradores locais (alguns deles tem o hábito de abrir sua própria casa para receber turistas para almoços e jantares a um custo bastante acessível).

Foto Peru7 Mercado de San Antonio

Tanto em Lima quanto nas outras cidades como Cusco, Paracas, Arequipa e Trujilo, a gastronomia é igualmente rica, e o mais intrigante é que cada região do Peru tem a sua cultura alimentar, algumas regiões tem a quinua como base, outras a batata, outras o milho e outras os peixes e frutos do mar.

Outro fator bastante positivo é que é possível aproveitar muito o Peru sem gastar rios de dinheiro, pois há infinitas opções de restaurantes, para todos os tipos de bolso e a grande maioria com ótima comida e atendimento. A moeda local é o Sol Peruano, e hoje R$ 1,00 (um real) da nossa moeda é o equivalente a aproximadamente 1,22 soles, ou seja, nossa moeda é valorizada por lá e o câmbio pode ser feito no próprio aeroporto de Lima, logo no desembarque, de forma rápida e descomplicada.

 i-phone Bibi_2013 177

Os mercados de comida são grandes, cheios de barracas coloridas e uma diversidade encantadora de ingredientes. Mas não para por aí não, o Peru não se resume apenas a mercados de comida e bons restaurantes que são reconhecidos mundialmente, mas também tem muitos mercados de arte inca e artesanato local, museus, praças, igrejas e parques arqueológicos. Para quem não abre mão de algumas comprinhas comunico que em Lima há shoppings badalados com algumas das grifes mais procuradas do mundo.

Saindo de Lima também há passeios incríveis, e é óbvio que eu não poderia deixar de mencionar o maior símbolo do império Inca, Machu Picchu, que de tão grandioso há poucos anos foi elevado à categoria de Patrimônio Mundial da Unesco.

Foto Peru1

Enfim, o Peru é muito mais que apenas a terra do ceviche, é um país vasto de cultura, cores, sabores e artes a ser explorado com muita vivacidade. Se você ama comer bem, passear, se divertir e agregar uma bela bagagem cultural saiba que no Peru você vai ser feliz, e a boa notícia é que há ótimas opções de pacotes turísticos a preços bastante convidativos. A Agaxtur Viagens é uma empresa especialista em viagens para o Peru, e pode te levar para conhecer o que há de melhor no país.

 

E então, preparados para novas e inesquecíveis experiências? O Peru te espera!

 

 

Para conferir uma receita deliciosa de Ceviche, clique aqui!

 

 

Fotos 1, 2 e 4, fonte Getty Images

artigo-patrocinado_F&F

2 Comentários para “Peru e seus encantos

  1. Olá Fabiana!

    Tenho muita vontade de conhecer o Peru! Sou vegetariana, será que teria muita dificuldade em encontrar comida sem carne por lá?

    Obrigada!

    • Oi Caroline! Pelo que eu percebi a maioria dos restaurantes sempre tem uma opção vegetariana no cardápio, geralmente são massas, risotos, pratos com quinua ou com batata. Inclusive na hamburgueria Papachos há um delicioso hambúrguer vegetariano pra você provar.
      Bjos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *