Pão de Milho de Minuto, sem glúten

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Pão de Milho_F&F

Há tempos que eu estava buscando uma receita nova de pão de milho, que fosse bem fácil e rápida de preparar, de minuto mesmo, para aqueles dias em que bate a vontade de comer um pão bem gostoso mas sem ter todo aquele trabalho. E para a minha alegria depois de alguns testes, esta receita aqui me deixou satisfeita, era mesmo o que eu queria!

 

O pão de milho, também conhecido como “cornbread” é uma receita muito tradicional nos Estados Unidos, típica da culinária sulista, mais precisamente, e lá as pessoas costumam comê-lo desde o café da manhã, acompanhado de queijos, manteiga e geleia, até o jantar acompanhado de sopas e ensopados. É uma receita bastante versátil e que pode ser incrementada adicionando-se ingredientes na cobertura, ou não. Tudo depende do gosto de quem prepara.

 

Eu testei este pão na versão com e sem glúten, e acho que as duas versões ficaram igualmente boas, então se você preferir a versão tradicional basta substituir a farinha de arroz por farinha de trigo. Coloquei tomatinhos, azeitona preta e flor de sal na superfície porque a minha intenção era servir no café da tarde. Olha, tenho que dizer que ficou muito bom, o único porém é que uma receita rende um pão pequeno, seja em fôrma de bolo inglês, seja em fôrma quadrada como a que eu usei. A minha tem 20cm x 20cm e o pão de milho ficou baixinho, então se você for servir pra muita gente eu recomendo dobrar ou até triplicar a receita, para render um pãozão!

Pão de milho2baixa_F&F

PÃO DE MILHO DE MINUTO, SEM GLÚTEN

(rende 1 pão de milho pequeno)

 

Ingredientes:

  • 1 xícara (chá) de farinha de arroz, peneirada
  • 1 xícara (chá) de farinha de milho fina
  • 1 colher (sopa) rasa de fermento químico em pó
  • 1/2 colher (chá) de sal
  • 2 ovos
  • 1 xícara (chá) de iogurte natural
  • 1/4 de xícara (chá) de azeite
  • 2 colheres (sopa) de mel
  • 2 colheres (sopa) de açúcar

 

Modo de Preparo: Preaqueça o forno em 190º. Unte e enfarinhe com a farinha de arroz uma fôrma de 20cm x 20cm (ou uma fôrma pequena de bolo inglês) e reserve. Em um bowl misture a farinha de arroz, a farinha de milho, o fermento, o sal e mexa bem. Em outro bowl bata os ovos com um garfo e misture o iogurte, os ovos, o azeite, o mel e o açúcar. Mexa até incorporar tudo. Adicione a misture líquida à mistura seca, despejando-a no centro do bowl. Misture tudo até todos os ingredientes secos estejam totalmente incorporados, mas não mexa muito, no máximo 20 segundos. Despeje a massa sobre a fôrma já untada e enfarinhada e asse imediatamente, em 190º por 25 minutos, ou até que passe pelo teste do palito e as bordas do pão tiverem começado a se soltar da assadeira. Sirva quente ou em temperatura ambiente, como preferir.

 

Bom Apetite!

 

17 Comentários para “Pão de Milho de Minuto, sem glúten

    • Lisi, eu coloco sobre a massa crua mesmo, ela cresce e assa tão rápido que não dá nem tempo de colocar por cima depois de levá-la ao forno.
      Beijos

  1. Mais uma receita anotada! Parece deliciosa e se é boa e prática melhor ainda ;)
    Tenho comentado menos vezes do que gostaria, mas este é um dos sítio que visito sempre, e onde sei que encontro receitas bonitas, dicas práticas e escolhas saudáveis.
    Um beijo deste lado do oceano!
    Babette

    • Oi Babette, muito agradecida pelo comentário carinhoso querida! Fico feliz que goste daqui :)
      Venha sempre, com certeza as receitinhas gostosas nunca irão faltar!
      Beijos do lado de cá

  2. Fabi, acabei de fazer esse pão e foi super aprovado! Ficou baixinho mesmo e delicioso! Obrigada por mais essa receitinha express! Quero ver é se vai sobrar pro café da manhã, que era a intenção original… Bjs

    • Oi Thaís, pode usar o fubá também que fica ótimo, mas geralmente eu faço com a farinha flocada de milho, daquela menor, sabe?
      Beijos

  3. Pingback: Pão de milho | Fit & Tips

  4. Pingback: Pão de Milho de Minuto | Fit & Recipes

  5. Acabei de fazer este bolo, é rápido, prático e ficou uma delícia!!!! Adoro suas receitas!!!!
    Sempre aprovadíssimas por toda a família!!!! Beijos

    • Dian, o iogurte desta receita pode ser substituído por iogurte sem lactose, tofu cremoso ou ainda creme de leite de soja.
      Faça porque fica uma delicia! Beijo

  6. Eu amo cornbread Fabi! Morei um tempo fora e era viciada haha. Faz um tempão que eu não como, mas agora vou poder comer já que a sua receita é sem glúten. Vou fazer assim que der. Muito obrigada Fabi!

    • Pode substituir por aquela água que solta da linhaça quando é deixada de molho. A consistência fica bem gelatinosa e substitui o ovo super bem. Se você não gostar das sementes de linhaça pode fazer com a farinha de linhaça que também dá certo. A proporção é de 1 colher de sopa de linhaça para cada ovo. Deixe de molho em água (o dobro da quantidade da linhaça que for usar) por pelo menos 2 horas e depois use na receita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *