Risoto de Cevadinha com Cogumelos

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Risoto de cevadinha com cogumelos e ovo reduzida_F&F

 

Nem todo risoto precisa ser feito de arroz arbório para ser delicioso. No caso deste risoto aqui, por exemplo, o arroz foi substituído por cevadinha, que com um delicioso caldo de funghi e cogumelos frescos variados transformou-se num belo risoto saudável para o jantar.

 

Você também pode variar o tradicional risoto preparado com arroz para aqueles dias em que bate uma vontade enorme de comer risoto mas numa época em que você não está pretendendo consumir todas as calorias de um risoto tradicional. Saiba que é possível sim matar um pouco da vontade usando ingredientes mais nutritivos e menos calóricos que o arroz, e que ainda agregam um sabor delicioso e diferente ao prato. Aqui em casa eu gosto de fazer estes “risotos falsos” usando cavedinha, quinua, amaranto, arroz cateto e arroz multigrãos integrais. Eles ficam mesmo deliciosos e super levinhos, não há quem resista!

 

Use a criatividade e faça a sua versão de risoto saudável. Arrisque e mescle grãos integrais com legumes, verduras, frutas e queijos para ter um delicioso prato como este sempre que tiver vontade e se deleite sem peso na consciência! Comida gostosa, comfort food, daquelas que abraçam mesmo não precisam ser necessariamente gordinhas. E comer é tão bom…

 

RISOTO DE CEVADINHA COM COGUMELOS FRESCOS

(serve 2 pessoas)

 

Ingredientes:

  • 1 xícara (chá) de cevadinha integral lavada e escorrida
  • 1 cebola roxa bem picada
  •  2 dentes de alho bem picados
  • 300g de cogumelos frescos variados cortados em pedaços (usei shitake, shimeji e paris)
  • 3 colheres (sopa) de azeite
  • 1 litro de caldo de funghi seco*
  • 50g de funghi seco
  • 1 ramo de alecrim
  • 1 ramo de tomilho
  • pimenta e sal a gosto
  • 2 ovos para finalizar (opcional)

 

Modo de Preparo: Comece preparando o *caldo de funghi seco. Leve ao fogo 1,5 litro de água para ferver com 50g de funghi seco, quando o caldo ferver retire o funghi da panela, pique e reserve. coe o caldo que ficou em um coador de café para retirar qualquer sujeira ou areia que tenha ficado no fundo. Torne o caldo para a panela e mantenha aquecido em fogo médio. Em outra panela inicie o preparo do risoto. Refogue a cebola no azeite até começar a amolecer, então junte o alho, o funghi picado, o alecrim, o tomilho e a cevadinha. Refogue por uns 2 minutos e junte o caldo de funghi. Reduza o fogo para o baixo e deixe cozinhar com a panela semi tampada por 20 minutos, mexendo de vez em quando. Quando a cevadinha estiver al dente junte todos os cogumelos frescos cortados em pedaços e deixe cozinhar por mais 5 minutos. Ajuste o sal e a pimenta. Se quiser finalize quebrando dois ovos sobre cada lado da panela e cozinhe-os até o ponto desejado sobre o risoto com a panela tampada em fogo bem baixo. Sirva em seguida com um ovo sobre cada prato de risoto. Regue com azeite e aproveite!

 

Bom Apetite!

 

7 Comentários para “Risoto de Cevadinha com Cogumelos

  1. Oi Fabi,
    Eu comprei cevadinha esses dias para fazer um Risoto, ainda não fiz!! Queria saber se ele demora mais ou menos o mesmo tempo do arborio para dar o ponto ou se demora mais como o arroz integral!!

    Beijos,
    Sofia

    • Oi Sofia. Na verdade a cevadinha demora ainda mais que o arroz integral para cozinhar. Por isso adiciona-se o caldo todo logo no início do cozimento, e não aos poucos como no risoto tradicional.
      Beijos,
      Fabi

  2. Adorei a receita e quero fazer logo, logo, mas fiquei com uma dúvida. Devo colocar o caldo de funghi todo de uma vez ou ir colocando aos poucos até secar, como nos risotos com arroz arbóreo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *