Cheesecake que não vai ao forno

quinta-feira, 26 de junho de 2014

Cheesecake sem assar_F&F

 

Aqui em casa nós adoramos Cheesecake, uma tradicional receita americana de torta com base de massa crocante e recheio de cream cheese. Além de ser deliciosa esta torta é bem fácil de fazer, e esta versão aqui que não precisa ir ao forno é mais fácil ainda e fica igualmente deliciosa!

 

O bom de não precisar levar ao forno é que ela pode ser preparada em menos tempo e em praticamente qualquer lugar, basta ter uma geladeira à disposição. Para acompanhar fiz uma caldinha de mirtilos (ou blueberries) com açúcar orgânico que ficou simplesmente divina, mas no lugar dela poderia ser também a clássica combinação de frutas vermelhas, ou uma camada generosa de geleia caseira. Outro ponto bastante interessante é que como não precisa ir ao forno esta torta pode ser preparada por crianças que amam ir pra cozinha e sem oferecer nenhum risco, ou seja, é diversão garantida na cozinha!

 

CHEESECAKE QUE NÃO VAI AO FORNO

(rende 12 fatias médias)

 

Ingredientes:

  • 1 pacote e 1/2 de bolacha maizena
  • 12 colheres (sopa) de manteiga sem sal em temperatura ambiente
  • 2 colheres (sopa) de açúcar
  • 750g de cream cheese (ou 5 caixinhas de 150g)
  • 1 lata de leite condensado
  • suco de 1 limão
  • 1 colher (chá) de extrato ou essência de baunilha

 

Para a calda de mirtilos:

  • 300g de mirtilos frescos
  • 10 colheres (sopa) de açúcar orgânico
  • 1 colher (café) de suco de limão

 

Modo de Preparo: Coloque todo o pacote de bolacha dentro de um saco zip, feche e bata bastante com um martelo de cozinha até que esteja tudo bem triturado. Passe para um bowl e junte o açúcar e a manteiga e misture bem até formar uma massa com aspecto de “areia” bem grossa. Espalhe bem esta massa sobre uma forma de aro removível e aperte bem contra o fundo e até 1 dedo de altura nas laterais. Leve para o freezer por 15 minutos. Enquanto isso prepare o recheio. Coloque todo o cream cheese numa batedeira e bata em velocidade média até que esteja bem aerado e aumentado de volume. Junte o leite condensado, o suco de limão e a essência de baunilha e bata mais um pouco para incorporar. Desligue a batedeira e passe todo este recheio para a forma com a massa que estava no freezer, alisando bem a superfície com uma espátula. Leve para a geladeira por no mínimo 2 horas para firmar o recheio. Quando estiver bem firme retire da forma, corte em fatias médias e sirva com a calda de mirtilos por cima e uma porção de chantili se quiser. Eu ainda acrescentei umas tirinhas de limão cristalizado compradas prontas para dar um charme.

 

Para a calda : Coloque todo o mirtilo em uma caçarola e misture o açúcar e o suco de limão. Leve para cozinhar em fogo baixo até engrossar e obter um ponto de xarope, que é quando você colocar a colher na calda e ela ficar toda recoberta com o líquido, sem escorrer completamente.

 

Bom Apetite!

 

5 Comentários para “Cheesecake que não vai ao forno

  1. Oi Fabi, tudo bem? Adorei a receita!

    Deixa eu te falar, o que acha de colocar o tamanho das formas que vc usa nas receitas? Para as pessoas que não têm muita noção (tipo eu rss), seria uma mão na roda… Não precisa colocar exatamente, só mais ou menos, sabe?

    Se não for pedir demais, claro :)

    Beijoss

  2. Adorei essa receita. Só me conta uma coisa, como vc fez para ficar tao branquinho assim? Parece floco de neve de tao lindinho! Como o leite condensado tem uma cor creme clarinha e o cheesecake nao é tao branquinho assim fiquei com a pulga atras da orelha para descobrir o pulo do gato aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *