Salpicão de Cenoura e Quinua

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Salpicão de cenoura e quinua_F&F

Não, esta salada não tem frango desfiado, salsão picado ou maçã, mas eu decidi chamá-la de salpicão de cenoura porque ela fica com uma aparência de salpicão e o tempero deixa um sabor azedinho doce típico do salpicão. Olha, honestamente foi a melhor salada dos últimos tempos aqui em casa, e isto porque comemos salada quase diariamente. Sem contar que ela fica linda, com uma cor vibrante e se você colocar em potes de vidro transparentes vai valorizá-la ainda mais!

Sabe quando você abre a geladeira, abre a despensa e vai pegando coisinhas gostosas para juntar e dá sorte no resultado? Pois é, foi assim que nasceu o meu salpicão de cenoura, uma combinação divina na minha opinião. Tem o adocicado das cranberries, o crocante das amêndoas e da cenoura, a textura delicinha da quinua, a suavidade da lentilha vermelha e por aí vai, cada ingrediente contribuindo com o seu melhor…hahahaha

Bom, só sei que a salada foi pra levar no almoço de Dia das Mães, em menos de 30 minutos cozinhei a quinua e a lentilha, montei a salada e coloquei pra gelar enquanto me arrumava. Uma praticidade só! Fiz um bowl enorme para umas 10 pessoas e não sobrou nadinha, nadinha. Acho que todos gostaram porque já saí de lá com pedidos para colocar a receita no blog. Então aqui está, espero que gostem ;)

 

SALPICÃO DE CENOURA, QUINUA E LENTILHA

(Serve até 10 pessoas)

 

Ingredientes:

  • 6 cenouras grandes descascadas e raladas
  • 2 talos de alho poró bem lavados e fatiados em finas fatias
  • 1 xícara (chá) de quinua (usei a vermelha)
  • 1 xícara (chá) de lentilha (usei a vermelha, mas pode ser qualquer uma delas)
  • 1/2 xícara (chá) de vinagre de arroz (não recomendo a substituição pois o sabor do de arroz faz toda a diferença nesta receita)
  • 150 gramas de cranberries
  • 150 gramas de amêndoas cruas picadas
  • 1/2 xícara (chá) de azeite extra virgem
  • sal a gosto
  • pimenta moída a gosto

Salpicão de cenoura e quinua2_F&F

Modo de Preparo: Cozinhe a quinua e a lentilha separadamente, em água abundante até que estejam al dente. Deixe as amêndoas inteiras de molho em água fria por 20 minutos, enquanto a quinua e a lentilha cozinham. Prepare o molho misturando o vinagre de arroz, o azeite, o sal e a pimenta e reserve. Escorra e passe pela água fria corrente a quinua e a lentilha. Escorra e pique as amêndoas. Junte em um bowl em camadas a cenoura ralada, a quinua, a lentilha, o alho poró, cranberries e amêndoas e regue com parte do molho. Misture bem com a ajuda de duas colheres de pau ou garfos grandes, delicadamente. Repita as camadas, misture tudo novamente e cubra com filme plástico. Leve à geladeira até o momento de servir.

 

Bom Apetite!

Siga o Figos e Funghis no Instagram, e participe das novidades fresquinhas e conteúdo exclusivo :)

Te espero AQUI então!

 

2 Comentários para “Salpicão de Cenoura e Quinua

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *