Tarte Tatin de Banana

terça-feira, 15 de abril de 2014

Tarte Tatin de banana_F&F

Se tem uma fruta que eu acho que fica muito mais gostosa em doces como bolos e tortas do que in natura é a banana. Desde pequena nunca fui de gostar muito de banana, mas as tortas e os bolos de banana sempre me conquistaram.

 

Outro dia eu estava com algumas bananas quase passando na fruteira e fui em busca de uma receita fácil e linda de Tarte Tatin de Banana para usá-las, porque eu não queria dar a elas o mesmo destino de sempre: um bolo de banana. Eis que navegando pelos meus sites preferidos eu encontrei a minha receita eleita, no blog do meu querido amigo Richie, o delicioso “A Cozinha Coletiva”. Aliás, para quem ainda não conhece o blog do Richie e tem uma preferência especial por doces tem que ir até lá correndo. O Richie faz os doces mais lindos e primorosos que eu já vi! É de ficar babando litros….

 

Bom, o Richie como bom confeiteiro que é faz a própria massa para a Tarte Tatin (e se você quiser aprender a fazer no blog dele tem a receita), mas eu como não tenho talento para confeitaria e tenho uma forte tendência à deixar tudo mais prático e mais fácil usei a massa folhada comprada pronta, e também amei o resultado! A  cobertura de bananas caramelizadas fica simplesmente perfeita, deliciosa e irresistível. É facílima de fazer e além de não sujar quase nada fica pronta rapidinho. Quer coisa melhor?

 

Com a Páscoa chegando esta tortinha é uma ótima opção para sobremesa, para se juntar aos muitos ovos e doces com chocolate que surgem nas mesas nesta época do ano.

 

TARTE TATIN DE BANANA  (do blog “A Cozinha Coletiva”)

(serve até 6 porções)

 

Ingredientes:

  • 1 quadrado de massa folhada de aproximadamente 24 x 24 cm
  • 4 bananas maduras descascadas e cortadas ao meio no sentido do comprimento
  • 60g (ou 4 colheres de sopa) de manteiga sem sal
  • 1/2 xícara (chá) de açúcar cristal (a receita original sugere 160g, quase uma xícara, mas eu reduzi)
  • 1 colher (chá) de raspas de casca de laranja
  • 1/4 de colher (chá) de canela em pó
  • sumo de 1/2 laranja (acrescentei por conta própria e gostei do resultado)

 

Modo de Preparo: Preaqueça o forno em 180º. Numa frigideira ou assadeira que possa ir ao fogão e depois ao forno (a minha tem cabo removível) derreta a manteiga em fogo baixo e quando estiver totalmente derretida junte o açúcar, espere derreter e cozinhe por mais uns 5 minutos. Desligue o fogo, ajeite as metades das bananas com o corte virado para baixo, regue com o sumo de laranja, depois com a canela e as raspas de laranja e reserve. Enquanto isso abra a massa folhada sobre uma superfície enfarinhada até conseguir um disco de uns 26 cm, ou um pouco maior que a sua forma e espessura de aproximadamente 0,5 cm. Ajeite a massa sobre as bananas apertando bem as laterais para que a calda não vaze por cima da massa. Faça furos na massa com um palito ou garfo e leve ao forno por 30 minutos ou até que a massa esteja dourada. Retire do forno e desenforme ainda quente para que as bananas não grudem na forma. Sirva quente com uma bola de sorvete ou em temperatura ambiente.

Tarte Tatin de banana2_F&F

Bom Apetite!

 

2 Comentários para “Tarte Tatin de Banana

  1. Ahhh que linda que ficou, Fábs! Poxa, adorei vc ter testado a receita! Muito obrigado pelas palavras super carinhosas! Saudadona de vc, bjão e mta saude pra filhota! :D

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *