Carne Louca

terça-feira, 08 de abril de 2014

Carner louca_final_F&F

 

Carne louca é uma receita ultra clássica, é bem antiga mesmo e por isso alguns até a consideram meio demodê, mas pra mim na cozinha não existe isso, as receitas que eu gosto nunca caem de moda, e assim a carne louca da minha mãe, que me acompanha desde os lanchinhos que eu levava no recreio aterrissou por aqui hoje.

 

É uma receita tão fácil de fazer e com ingredientes tão simples que eu acredito que você tenha os ingredientes agora mesmo aí na sua geladeira para preparar esta delícia para o lanche da tarde ou jantar. Uma coisa que eu amo nesta receita da minha mãe é que ela não leva vinagre como muitas outras que eu vejo por aí, o que deixa a carne mais saborosa na minha opinião.

 

Sim, eu sei que todo mundo tem sua própria receita de carne louca, e que talvez até seja bem parecida com esta aqui, mas como nem todos que vem até aqui sabem cozinhar uma receita básica e ultra clássica assim nunca é demais! Sem contar que é linda, super colorida, saudável e deliciosa!

 

CARNE LOUCA DA D. LETÍCIA

(rende aproximadamente 1kg)

 

Ingredientes:

  • 1 peça de lagarto de 1kg, bem limpa
  • 2 cebolas grandes fatiadas
  • 2 pimentões vermelhos grandes
  • 2 pimentões amarelos grandes
  • 1 pimentão verde grande
  • 2 dentes de alho amassados
  • 1 xícara (chá) de azeitonas verdes sem caroço picadas
  • 1 xícara (chá) de salsa fresca picadinha
  • 3 colheres (sopa) de azeite
  • 2 colheres (sopa) de óleo de girassol
  • sal a gosto

 

Modo de Preparo: Numa panela de pressão coloque o óleo e deixe esquentar. Junte a peça de lagarto e sele de todos os lados, dando uma leve fritada até que a parte externa esteja levemente dourada. Junte o alho, e refogue. Cubra com água até passar um palmo da altura da carne, tempere com sal e feche. Cozinhe na pressão em fogo médio por 1 hora, desligue, abra a panela e veja se já está no ponto de desfiar. Se não estiver retorne ao fogo com a panela tampada e deixe mais 30 minutos na pressão, acompanhando sempre para não queimar. Depois desligue, retire a carne e desfie. Enquanto isso em outra panela coloque 2 xícaras da água do cozimento da carne e deixe ferver, Junte então os pimentões já limpos e cortados em tiras, a cebola também em tiras e as azeitonas e cozinhe rapidamente por uns 3 minutos, apenas para dar uma murchada leve. Adicione sal a gosto, mas cuidado porque a carne já estará salgada. Desligue, espere esfriar e monte num refratário camadas de carne desfiada e camadas de pimentões com cebola, e camada de salsinha. Vá regando com um fiozinho de azeite se desejar. Cubra com filme plástico e leve à geladeira até o momento de servir. Esta receita dura até 5 dias na geladeira e meu jeito preferido de servir é com pão ciabatta.

 

Bom Apetite!

 

Um comentário sobre “Carne Louca

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *