Bolo de Polenta com Laranja sem glúten e sem lactose

sexta-feira, 25 de abril de 2014

Bolo de polenta com laranja e iogurte_F&F

Eu sempre me interessei pelas receitas funcionais, sempre gostei de ler bastante a respeito e até fiz um curso ano passado para me aproximar um pouco mais deste universo vasto e intrigante das receitas que ao mesmo tempo são capazes de ajudar a emagrecer, respeitar restrições alimentares e ainda deixar o corpo feliz sem agredi-lo. Tanto é que as receitas funcionais já apareceram diversas vezes por aqui, mas eu nunca tive de fato a necessidade de tornar isto a minha rotina, quer dizer, até agora…

 

Desde que descobri que estava grávida da Olivia eu nunca imaginei que ela mudaria tanto a minha vida. Apesar das pessoas falarem e tudo mais, eu nunca tinha passado por isto pra saber a dimensão que o “tal amor de mãe” possui. Mas aí aconteceu, a Olivia chegou e mudou completamente alguns conceitos que eu tinha sobre a vida, e mudou inclusive o modo como eu enxergo as limitações que ela nos impõe. Logo no primeiro mês de vida da Olivia descobrimos que ela é alérgica ao leite de vaca (isto pode mudar depois, não quer dizer que ela nunca vai poder ingerir lactose), e como eu amamento daí por diante a minha vida alimentar mudou de certa forma (ainda que temporariamente), já que eu teria que restringir o leite da minha alimentação.

 

No início eu me motivei, dizendo para mim mesma que seria muito fácil conseguir ficar sem leite e ser feliz como sempre fui, já que na minha cabeça era tudo uma questão de substituir…ok, realmente é fácil substituir o leite puro da dieta de quem já não  é lá muito fã dele, mas restringir o queijo brie, o creme de ricota, o iogurte e principalmente o santo queijinho branco de todos os dias não é lá tarefa fácil. Pois é, o que parecia simples aos poucos foi se mostrando uma árdua tarefa, e parece que é bem nestes momentos que a tentação aumenta e surgem convites para degustação de queijos, noite do fondue, festival da pizza, e por aí vai…

 

Bom, o que eu quero dizer pra vocês é que quando temos um forte motivo para atingir um objetivo todo esforço parece mínimo, e no meu caso a restrição alimentar serviu para provar pra mim mesma que a vida pode sim ser muito saborosa com receitinhas adaptadas, e que a vida não precisa ter a mesma cara e o mesmo sabor sempre! Eu aproveito esta fase da melhor maneira possível, me desafiando a adaptar e a criar receitas bonitas e gostosas respeitando as minhas atuais limitações. Assim minha baby ficará sem dor e eu muito mais feliz :)

 

Este bolo é prova disso, ele surpreende realmente! A massa fica fofinha, aerada, e dá pra sentir os farelinhos da polenta como se fosse um doce de semolina (quem gosta de comida árabe vai me entender), o perfume que sai de dentro do forno enquanto ele assa é algo irresistível, e mesmo tendo sido servido para pessoas que não possuem nenhum tipo de intolerância todos amaram e ninguém disse que não era um bolo como outro qualquer, ninguém percebeu as trocas feitas e pela primeira vez a farinha de arroz não deixou a receita com aquele sabor característico mais forte. Eu adorei o resultado e com certeza vou repetir mais vezes com outras combinações. O famoso “polenta cake” que os gringos amam realmente funciona, e faz sucesso!

 

BOLO DE POLENTA COM LARANJA, IOGURTE E SEMENTES, SEM GLÚTEN E SEM LACTOSE

(serve até 10 porções)

 

Ingredientes:

  • 1/3 de xícara (chá) de óleo de girassol
  • 1 xícara (chá) de açúcar mascavo
  • 3 ovos
  • 1 xícara (chá) de farinha de arroz
  • 3/4 de xícara (chá) de polenta (farinha de milho pré-cozida para polenta)
  • 1/2 xícara (chá) de sementes de abóbora picadas (ou amêndoas picadas)
  • 2 colheres (sopa) de semente de chia
  • 3 colheres (sopa) bem cheias de iogurte sem lactose (ou tofu cream, ou creme de leite de soja)
  • 2 colheres (sopa) bem cheias de mel
  • sumo de 1 laranja
  • raspas da casca de 1 laranja
  • 1 colher (chá) de fermento químico em pó

 

Modo de Preparo: Preaqueça o forno a 180º. Unte e enfarinhe uma forma de bolo inglês e reserve. Num bowl misture o açúcar e os ovos e bata bem até ficar homogêneo. Junte o óleo e bata mais um pouco. Em outro bowl misture as farinhas (de arroz e polenta) e junte na mistura de ovos e açúcar. Adicione o mel, as sementes picadas, a chia, o iogurte e o sumo de laranja e mexa bem. Por fim junte o fermento, as raspas de laranja e misture novamente. Despeje a massa na forma já untada e enfarinhada (com farinha de arroz ok?) e leve ao forno preaquecido por 20 a 30 minutos, ou até que o bolo esteja levemente dourado na superfície e passe no famoso teste do palito.

Bolo de Polenta com laranja e iogurte sem lactose e sem gluten_F&F

 

Bom Apetite!

 

11 Comentários para “Bolo de Polenta com Laranja sem glúten e sem lactose

  1. Fabi, que texto lindo! Acredito que todo esforço que contribua pra sua pequena crescer forte, saudável e feliz deve valer muito a pena! Fiz uma temporada de restrição de glúten e lactose e me senti muito melhor, além do efeito imediato na cintura! Você também tem se sentido mais disposta e menos inchada? Mas concordo que não é nada fácil manter essa restrição por um longo período, com tantas tentações… Força na peruca! A Olívia tá uma boneca! Bjs

    • Oi Maisa, muito obrigada pelo apoio :)
      Eu me sinto mais disposta sim, e o inchaço vai embora mesmo! Ótimo para perder uns quilinhos a mais!
      Beijo

  2. Oi Fabi!
    Adorei o seu texo que exala amor!!! Acho que isso é a definição de mãe: amor incondicional!
    Fico na torcida pela sua bebê, pois também sou alérgica, não à leite mas outras coisas, dentre elas, o meu querido chocolate. =P Muitas das minhas alergias alimentares sumiram ao longo dos anos, mas a do chocolate ainda resiste…rs. E eu nem ligo, pq há tanto tempo vivo assim que já sei como lidar com ela…rs. E com a sua baby não vai ser diferente, vai dar certo!
    O seu post me incentivou a provar um bolo “diferente”. Nunca comi nada sem glúten e nem lactose, mas a foto linda e a sua descrição estão tão tentadoras que vou experimentar, sim! E assim que eu o fizer eu te conto!
    Beijinhos pra vc e pra Olivia! <3

    • Ô querida, obrigada! Amor de mãe é isso, sem barreiras <3
      Obrigada pela torcida, também espero que seja uma alergia passageira, se não damos um jeito.
      Beijos meus e da Oli pra você também

    • Janaina, a massa dele não fica mesmo muito fofinha, ela cresce e fica muito saborosa, mas por conta da polenta ela fica mais pesadinha mesmo do que aerada.
      Você não errou não!
      Beijos

  3. Ola ! Fabiana !
    Estou com duvida , e o fuba que fazemos bolo normal e usamos tambem para fazer polenta tem marcas MIMOSO , QUALITA , ETC …. , ou a polenta ja pronta que compramos em barra no supermercado , ou a farinha de milho em flocos ?

    • Não Fabrisia, é a polenta pré cozida mesmo, vendida também em flocos finos. É aquela com a qual prepara-se polenta instantânea. Sabe?
      Beijo ;)

  4. Pingback: 100 receitas sem lactose para refeições saudáveis e saborosas - Mega Buzz

  5. Fabi, meu sobrinho também foi diagnosticado com alergia ao leite, mas não foi fácil! Ele já comia e adorava brigadeiro! Tive que me adaptar e testei várias receitas! Até que encontrei uma que ele aceitou e amou! Os outros alimentos foram mais fáceis, até pq hoje em dia você pode encontra várias opções sem leite! Agora ele acaba de fazer quatro anos e foi liberado pela pediatra, minha irmã pensou que isso nunca fosse acontecer! Mas eu continuo fazendo várias receitas sem leite!

    • Oi Ana Carolina! Pois é, quando nossos pequenos tem alguma restrição nós nos desdobramos para tentar substituir os alimentos “proibidos” sem que eles sofram né? A alergia da Olivia graças a Deus diminuiu bem, mas mesmo assim evitamos dar leite pra ela. Eu sou um pouco intolerante também, então em casa o leite, o requeijão e o queijo branco do café da manhã já eram sem lactose. Costumamos deixar os queijos com lactose para os finais de semana, e está dando certo comer lactose apenas de vez em quando. Beijo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *