Bolo de Chocolate com peras

terça-feira, 01 de abril de 2014

Bolo de chocolate com pera

Hum, pois é…vocês bem sabem como eu gosto de um bolinho! O escolhido da vez foi  este bolo lindo e irresistível de chocolate com peras, que caramelizam enquanto o bolo assa e cresce :)

 

Bom, o bolo de chocolate é um clássico né, há infinitas receitas pra ele, e todos defendem o seu, então vou defender o meu também! hahahah. Falando sério, a massa deste bolo é divina, fica fofinha e leve, macia, saborosa – o melhor: SABOR DE CHOCOLATE!!! e tem pedacinhos de pera no meio. Preciso dizer mais? Ah sim, preciso dizer que a pera grande cortada ao meio e colocada sobre o bolo fica um charme mas também fica deliciosa, o bolo perde um pouco do glamour sem ela. Ah, não gosta de pera? Pois saiba que esta combinação com o chocolate é perfeita, mas se não quiser tentar pode substituir por banana, maçã e ou frutas secas da sua preferência.

 

Outra coisa, eu não sei vocês, mas eu adoro esta carinha de bolo rústico que fica todo rasgadinho na superfície, ele dá a certeza de que a massa cresceu, deixando o bolo leve e fofinho. Sim, esta é a minha receita preferida de bolo de chocolate, aquela que não pode faltar no repertório culinário de nenhuma mulher que se preze no planeta (afinal mulher precisa saber fazer ao menos um bolo de chocolate, eu acho! kkkk). Você não sabe? Não, não fica chateada, eu te digo que é fácil, bem fácil de aprender e acertar. Vem comigo!

 

BOLO DE CHOCOLATE COM PERAS 

 

Ingredientes:

  •  3 xícaras (chá) de farinha de trigo com fermento
  • 1/2 xícara (chá) de cacau em pó (sem açúcar, não é achocolatado)
  • 1 xícara (chá) de açúcar (eu gosto mais do orgânico ou mascavo, mas pode usar o comum)
  • 2/3 xícara (chá) de leite
  • 1/2 xícara (chá) de óleo (de coco ou de girassol)
  • 2 ovos grandes
  • 1 colher (sopa) de canela em pó
  • 1 colher (chá) de extrato ou essência de baunilha
  • 3 peras grandes sem sementes picadas em cubos
  • 1 pera grande cortada ao meio

 

Modo de Preparo: Em uma tigela misture a farinha com o cacau, o açúcar e a canela e mexa. Em outro recipiente misture com um garfo ou fouet os ovos, o óleo, o leite e a essência de baunilha. Acrescente os ingredientes úmidos aos secos e mexa até ficarem bem incorporados. Unte uma forma redonda sem buraco ou de bolo inglês com manteiga e polvilhe farinha e canela.  Despeje metade da massa do bolo de chocolate na assadeira, faça uma camada por cima com as peras picadas e depois coloque a outra metade da massa. Ajeite a pera cortada ao meio bem no centro do bolo e asse por 40 a 50 minutos a 190º ou até passar no teste do palito. Retire do forno e espere esfriar para desenformar.

 

Bolo de chocolate com peras

 

Bom Apetite!

15 Comentários para “Bolo de Chocolate com peras

  1. Fabiana, eu adoro a combinação de chocolate e pêra! Fiz um bolo este Natal semelhante, mas com pêras bêbedas e foi um sucesso, acho que devias experimentar ;)
    Beijinhos grandes

  2. Fabiana,
    Fiquei babando so de ver as fotos, vou tentar fazer este fim de semana. So uma pergunta rápida de alguém sem noção de cozinha (eu!): qual o tamanho da forma?

    Obrigada

  3. Arrasou, Fabi!! Nunca provei essa combinação de peras com chocolate, mas confio no seu bom gosto apurado, que me anima a testar essa receita ;)

    E sua baixinha, tá bem? Linda ela está, cada dia mais!

    Bjs

  4. Oi, Fabiana!
    Adoro o Figos & Funghis!! É tudo tão bonito, caprichado e apetitoso.
    Gostaria de fazer este bolo (será o meu primeiro bolo de chocolate!!!), porém não tenho o hábito de usar farinha com fermento.
    Você saberia qual a medida de fermento separadamente da farinha?
    Obrigada e sucesso sempre!!

  5. Oi Fabiana,

    Eu fiz o bolo seguindo as medidas certinho, mas ele ficou muito seco. A massa ficou parecida de pão, não consegui espalhar na forma. O que será que deu errado? Da próxima vez eu posso diminuir a farinha ou aumentar o leite?
    Apesar da textura ele ficou muito gostoso, hehe.

    Obrigada!

    • Oi Natália, realmente não sei o que pode ter acontecido. Talvez tenha usado farinha um pouco a mais na medida da xícara, talvez ovos pequenos…pelo menos o sabor garantiu o resultado né?! Sim, da próxima vez você pode acrescentar um pouco mais de leite, ou mais um ovo para não correr o risco da massa ficar seca. Beijo!

      • Olá Fabi. Comigo aconteceu a mesma coisa. A massa ficou muito pesada. Não sei se foi o cacau que ressecou a massa. Mas a quantidade de farinha foi certinha. Talvez os ovos pequenos :(. Vou tentar de novo.

        • Oi Gabi, poxa, que pena. Mas realmente por mais fácil que seja a receita os bolos não são uma ciência exata…kkkk. Pode ter sido a temperatura e o tempo de forno, talvez para o tamanho dos ovos que você usou fosse melhor colocar menos farinha, enfim, vários fatores quando uma receita dá errado. Mas tenta de novo porque este bolo é uma delicia!!
          Beijo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *