Salmão assado com salada morna de lentilhas e beterraba

terça-feira, 25 de março de 2014

Salmão assado com salada morna de lentilhas e beterraba

 

O salmão além de ser um peixe bastante nutritivo é muito versátil de preparar e aceita infinitas combinações e formas de servir, mas uma das minhas formas de preparo favoritas é servir este delicioso peixe acompanhado de grãos, pois torna o prato uma refeição completa, leve e cheia de sabor. O grão escolhido da vez foi a lentilha, e como o tempinho está finalmente esfriando por aqui a salada morna de lentilhas com cubos tenros de beterraba assada com azeite, caiu perfeitamente bem. Para finalizar este prato ainda usei pimentões vermelhos confitados e croutons de pão australiano, o que conferiu à receita um quê de sofisticação, tornando-o uma ótima opção para aquele jantar em que se quer impressionar alguém em especial.

 

O preparo como sempre é bem simples e na verdade o prato é muito menos elaborado do que parece ser. Se você não gostar de lentilhas pode substitui-las por ervilhas frescas, grão-de-bico, quinua, cevadinha ou o que mais julgar que combine aqui. Seu problema é com a beterraba? Bom, preciso informar que você não sabe o que está perdendo em não provar a beterraba desta forma assada com azeite e ervas, pois é simplesmente divina! Mas, se quiser continuar torcendo o nariz basta substituir por mandioquinha, brócolis ou o legume que preferir. O salmão também pode ser substituído por bacalhau ou badejo, mas dê preferência para peixes de postas altas, assim você garante a suculência e maciez da carne, essencial neste prato.

 

SALMÃO ASSADO COM SALADA MORNA DE LENTILHAS, BETERRABAS E MANJERICÃO, COM PIMENTÕES CONFITADOS E CROUTONS

(serve duas pessoas)

 

Ingredientes:

 

Salmão:

  • 2 postas grandes e altas de salmão ou outro peixe de posta alta, de aproximadamente 250g cada
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 2 colheres (sopa) de vinho branco seco (ou sumo de limão)
  • pimenta moída na hora a gosto
  • sal a gosto

 

Salada Morna de lentilhas e beterraba assada:

  • 1 xícara (chá) de lentilhas
  • 2 beterrabas pequenas descascadas e cortadas em cubos médios
  • 1 cebola pequena bem picada
  • 1 dente de alho bem picado
  • 1 colher (sopa) de óleo de girassol
  • 1 fio generoso de azeite
  • alecrim e tomilho frescos a gosto
  • salsa fresca picada a gosto
  • sal a gosto

Salmão assado com salada morna de lentilhas_2

 

Modo de Preparo: Misture o vinho, o azeite, a pimenta e o sal e pincele sobre todo o pedaço de salmão. Deixe marinando por 1 hora. Numa panela pequena refogue a cebola e o alho no óleo de girassol. Junte a lentilha já lavada e cubra com 2 xícaras de chá de água ou caldo de sua preferência. Espere levantar fervura, reduza o fogo e cozinhe por 20 minutos, ou até que a lentilha esteja macia, mas ainda al dente. Enquanto a lentilha cozinha espalhe a beterraba sobre uma assadeira, regue com azeite e salpique alecrim e tomilho frescos e sal a gosto. Misture bem para que os pedaços absorvam o tempero e leve ao forno preaquecido a 180º por 30 minutos. Retire a beterraba do forno e num bowl misture com as lentilhas já cozidas. Utilize o tempero da beterraba que ficar na assadeira na salada. Reserve.  Asse o salmão em 200º por 20 minutos, ou até que a superfície esteja levemente dourada. Monte o prato com a salada morna por baixo, o salmão assado por cima e finalize com tiras de pimentão vermelho confitado em azeite, croutons de pão feitos na hora  aproveitando o forno já aquecido e folhas de manjericão fresco a gosto. Sirva em seguida.

 

Bom Apetite!

 

2 Comentários para “Salmão assado com salada morna de lentilhas e beterraba

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *