Dica rápida Parte I – alho assado e ervas frescas

segunda-feira, 17 de março de 2014

dica alho assado

 

Há tempos que eu queria ter uma coluna aqui no blog só de dicas de cozinha. Tudo bem que elas vivem pipocando por aqui num e noutro post, mas ter um canto só pra elas é uma forma bem prática e divertida de ter “mini pílulas” de informação útil para facilitar a vida na cozinha. E quem não gosta de ganhar daquela tia avó, da colega de academia e da vizinha de fila do supermercado uma dica bacaninha de cozinha? Eu adoro, e se você nunca bateu papo e trocou dicas de cozinha na fila do supermercado não sabe o que está perdendo! (#soudessas :))

 

Pois então, hoje a dica é fazer alho assado, ou na brasa da churrasqueira que foi acesa para o churrasco ou no forno. Eu simplesmente amo fazer alho assado, seja para aproveitar uma bela assadeira de legumes para um jantar rápido em dias de semana, seja para incrementar um purê de batatas, um patê frio ou ainda para acompanhar um medalhão ou uma carne assada. Alho assado é tudo de bom, e além de ser muitíssimo saboroso ele fica suave, perde aquele sabor forte que lhe é tão característico quando está cru ou cozido junto com o alimento e que alguns acham indigesto. A textura do alho assado também é incrível, ele fica mais parecendo um alho confitado, que derrete na boca e quando amassado torna-se um purê…é o puro purê do amor! Ah, e tem mais, se for conservado em azeite e armazenado em um vidro fechado com tampa pode durar até uma semana na geladeira.

 

ALHO ASSADO

Do que você vai precisar:

 

  • 1 quadrado de papel alumínio de 20 x 20cm aproximadamente
  • 1 cabeça de alho inteira, com dentes grandes
  • 1 bouquet garni com louro, tomilho e alecrim
  • 3 colheres (sopa) de azeite
  • pimenta moída
  • flor de sal a gosto

 

Como fazer: Coloque a cabeça de alho sobre o papel alumínio, delicadamente abra um espaço no centro da cabeça de alho, dobre a folha de louro e coloque-a dentro desta cavidade. Depois adicione nesta mesma cavidade 1 ramo de tomilho e 1 de alecrim. Regue tudo com azeite, polvilhe a flor de sal e feche o papel alumínio fazendo uma trouxinha e deixando um espaço para o ar circular. Leve para assar sobre a grelha da churrasqueira por 15 minutos ou no forno preaquecido em 180º por 40 minutos.

 

dica ervas frescas

ERVAS FRESCAS

Para esta dica da receitinha de alho assado foi usado apenas um ramo pequeno de cada erva fresca, então imagine que você queira fazê-la na sua casa usando os mesmos ingredientes e depois não sabe o que fazer com toda aquela erva fresca que sobrou. Para evitar desperdício o ideal é ter uma pequena horta de ervas na sua casa em vasinhos na varanda, pendurados na janela ou ajeitados sobre a pia da cozinha. Aqui em casa eu tenho a minha própria horta de ervas frescas, mas o condomínio onde eu moro também teve uma iniciativa super bacana de preparar uma horta de ervas com a ajuda das crianças para que todos os moradores pudessem usufruir, e se acontece de eu precisar de alguma coisa e não ter posso ir até lá buscar apenas a quantidade certa que vou precisar. Assim teremos ervas frescas sempre e com a possibilidade de serem colhidas na hora. E eu garanto, nada se equipara ao aroma delicioso de ervinhas frescas colhidas na hora :)

 

Espero que tenham gostado da nossa nova coluninha de dicas rápidas aqui no blog! Até a próxima!

 

Boa semana!!!

 

2 Comentários para “Dica rápida Parte I – alho assado e ervas frescas

  1. Adorei a ideia da nova coluna! Adoro seu blog, sempre acompanho as postagens e todas as que testei deram super certo. Eu e meu marido gostamos muito de alho, mas com este preparo nunca testamos, certamente iremos experimentar…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *