Salada Morna de Abóbora, Cogumelo Shiitake e Grãos Integrais

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Salada de abóbora com shiitake e grãos_F&F

 

Que delícia poder começar a usar novamente – ainda que por poucos dias em razão da visita de uma frente fria – as palavras morna e quente! Logo logo começa a minha estação do ano favorita e as palavras sopa, creme e caldo serão constantes aqui no blog, mas enquanto o frio não chega pra ficar dá pra curtir as saladas mornas e nutritivas, como esta que leva abóbora assada com especiarias, cogumelo shiitake e grãos integrais que eu posso garantir que fica divina, daqueles pratos que você não consegue parar de comer de tão saboroso!

 

Aqui em casa não falta abóbora! Eu simplesmente amo abóbora e a forma de preparo mais corriqueira aqui em casa é assá-las com ervinhas, especiarias e azeite. Eu adoro caramelizar a abóbora com vinho do Porto também, e acho que a acidez desta bebida dá um contraste perfeito com o adocicado da abóbora (fica a dica!). Assar a abóbora, além de deixá-la mais saborosa e suculenta no ponto certo é muito fácil e muito rápido de preparar porque basta colocar os ingredientes todos na assadeira e depois só voltar para retirar do forno. Sem contar que abóbora assada é uma opção muito versátil e pode ser servida como antepasto, como acompanhamento de um hambúrguer, como ingredientes de uma boa massa, ou ainda como ingrediente de uma torta, de um kibe ou de um nhoque (como nestas receitas AQUI). Viu só quantas delicias uma abóbora bem assada pode render?!

 

Agora falando da salada de hoje, ela é puro amor! Salva os dias de tédio das dietas de salada porque é uma mistura de sabores diferente, intrigante, cheia de texturas, e também cheia de nutrientes e cores. Fiquei muito fã desta salada porque tem tudo que eu amo. A cevadinha e a quinua são os meus grãos favoritos, eu os uso muito aqui na minha cozinha. Uma salada dessas sempre vale por uma refeição completa, pois sacia a fome e agrada o corpo :)

 

SALADA MORNA DE ABÓBORA, SHIITAKE E GRÃOS INTEGRAIS

(serve 4 pessoas)

 

Ingredientes:

  • 500g de abóbora cabotiá (ou abóbora japonesa como também é conhecida) descascada e cortada em cubos
  • 1/2 xícara (chá) de cevadinha
  • 1 xícara (chá) de quinua (ou quinoa)
  • 200g de cogumelos shiitake limpos e sem os talos
  • 1/2 xícara (chá) de sementes de abóbora sem casca tostadas
  • 4 dentes de alho inteiros e com a casca
  • 2 ramos de tomilho fresco
  • 2 ramos de alecrim fresco
  • 1 pitada de canela em pó
  • 4 colheres (sopa) de azeite
  • 2 colheres (sopa) de vinho do Porto (opcional)
  • pimenta e sal a gosto
  • queijo pecorino ou parmesão em lascas para servir

 

Abóbora e shiitake assados_F&F

Modo de Preparo: Cozinhe a cevadinha em uma panela com o dobro de água + 1 xícara (se quiser use caldo caseiro de legumes que fica ainda mais saboroso) em fogo alto até ferver, e depois em fogo baixo até ficar macia. Se precisar adicione mais água ou caldo ao longo do cozimento. Cozinhe a quinua no dobro de água em fogo baixo até que fique macia, e se precisar adicione mais água ao longo do cozimento. O ponto ideal tanto para a cevadinha quanto para a quinua é o al dente. Numa tigela tempere os cubos de abóbora com metade do azeite, pimenta, sal e a canela em pó. Junte as sementes de abóbora e misture novamente. Espalhe numa assadeira antiaderente e leve para assar em forno preaquecido em 180º por 20 minutos com os dentes de alho inteiros e com os ramos de tomilho e alecrim. Enquanto as abóboras estiverem no forno, corte os cogumelos shiitake em cubos ou tiras e tempere-os na mesma tigela com o restante do azeite, a pimenta, e o sal. Retire a abóbora do forno quando estiver quase pronta (douradinha e macia) e junte na mesma assadeira os cogumelos. Retorne ao forno por mais 5 minutos, apenas para os cogumelos murcharem. Disponha a cevadinha e a quinua já cozidas em uma tigela e misture com a abóbora e os cogumelos assados, aproveitando todo o caldo e o tempero que tiverem se formado na assadeira. Regue a salada com mais azeite e sirva em seguida com lascas de queijo pecorino ou parmesão.

 

Bom Apetite!

 

5 Comentários para “Salada Morna de Abóbora, Cogumelo Shiitake e Grãos Integrais

  1. Fiz a salada pro marido ontem e estava tão saborosa que ele comeu a parte dele e metade da minha!!Hahaha! Parabéns pelas receitas saudáveis e deliciosas do blog, elas são um incentivo para a gente que trabalha o dia todo e não tem muito tempo pra fazer as refeições.Beijos!

    • Oi Allyne, eu conheço esta história viu! hahahaha, aqui em casa é a mesma coisa!
      De nada querida, venha sempre! Agradeço suas palavras e espero ter sempre uma receita que sirva certinho ao que você procura :)
      Beijos!

  2. Pingback: 20 receitas de saladas leves e saborosas | Mega Dicas - Dicas e Entre Tendimentos

  3. Pingback: Veja 20 receitas de saladas leves e saborosas | fronteiraagora.com.br

  4. Pingback: Just Found » Arquivos » 10 receitas vegetarianas que eu quero testar já

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *