Linguado com Limão e Amêndoas

segunda-feira, 03 de fevereiro de 2014

Linguado com limão e amêndoas_F&F

 

Depois de uns dias afastada do blog volto com boas notícias: a minha baby Olivia nasceu! É um dengo, uma delicinha e graças a Deus é uma bebê saudável e muito tranquila. Quem me segue no Instagram pode ver algumas fotinhos dela que eu coloco às vezes por lá :)

 

E por falar em saúde, aqui em casa nós costumamos consumir bastante peixe, ao menos 2 vezes por semana eu preparo peixe assado, grelhado ou no papelote. Desta vez eu tinha um pouco de amêndoas trituradas e fiz linguado em crosta de amêndoas com fatias ultra finas de limão siciliano e posso dizer que ficou divino! Eu já publiquei várias receitas de peixe com crosta de amêndoas e de ervas aqui no blog mas gosto de mudar uma coisinha ou outra cada vez que faço. Peixe é o tipo de prato que combina com cozinha rápida, por ser uma carne bem delicada cozinha depressa e pode ser preparado de muitas formas diferentes, então se você não consegue peixe fresco com facilidade, vale à pena investir em pacotinhos dele congelado, mas lembre-se: separe apenas a porção que for usar de cada vez para descongelar pois uma vez descongelado não pode ser congelado novamente.

 

Esta mesma receita pode ser feita com castanha de caju, com castanha do Pará ou com pistache (amo esta versão). Como eu queria uma refeição bem leve servi o linguado com macarrão parafuso de linhaça, um produto orgânico que eu comecei a consumir muito aqui em casa há pouco tempo. Descobri este macarrão com linhaça em uma das minhas visitas ao bairro da Liberdade aqui em SP e depois disso nunca mais deixei de comprar. Ele não é sem glúten porque tem um pouco de farinha de trigo integral na composição, mas é com certeza mais leve e mais saudável que a massa tradicional e o sabor é simplesmente delicioso. Para a massa eu apenas salteei em azeite tomatinhos cereja, alho e brócolis. E precisa mais que isso?

 

LINGUADO COM LIMÃO E CROSTA DE AMÊNDOAS

(para 2 pessoas)

 

Ingredientes:

  • 4 filés de linguado sem pele e sem espinhas
  • 4 colheres (sopa) de amêndoas trituradas (com ou sem pele)
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • suco de 1/2 limão siciliano
  • 4 fatias bem finas de limão siciliano com a casca
  • sal e pimenta a gosto

 

Modo de Preparo: Ajeite os filés de linguado sobre um refratário e regue com o limão, o azeite e tempere com pimenta e sal. Misture bem com as mãos fazendo com que o tempero pegue bem dos dois lados dos filés. Cubra a superfície dos filés com as amêndoas trituradas e depois cada filé com uma fatia de limão. Leve ao forno preaquecido em 180º por 30 minutos, ou até que os filés estejam assados e as amêndoas levemente douradas. Sirva em seguida.

 

Bom Apetite!

6 Comentários para “Linguado com Limão e Amêndoas

  1. Fabi, parabéns pela Olivia, que ela traga ainda mais alegrias e inspiração para a sua vida e de sua família!!! Obrigada por nos brindar com uma receita tão deliciosa em seu retorno!!!! Um grande beijo!

  2. Fabi linda, já te dei parabéns pela princesa, mas aqui vai novamente: PARABÉNS!
    Semana passada me questionaram como eu conseguia cozinhar todos os dias, ai pensei: poxa, quando a gente realmente gosta, a gente acha um tempo.
    Ai me vem você, advogada, blogueira e com bebê recém-nascido e cozinhando!!!!
    Não dá pra ter desculpa não minha gente, se uma pessoa com tantas ocupações consegue, todo mundo consegue.
    Parabéns flor!

  3. Parabéns pela Olívia, que Deus a conserve tranquila e saudável. É um amor muito doido, cada vez maior e maior.
    E como disse a Marcella aqui em cima, que disposição! O último bebê da minha família, agora com quase cinco anos, deixava todo mudo acordado, faltava energia até para comer, imagine para cozinhar!

  4. Fabi querida, parabéns pela chegada da Olívia! E pelo visto, as duas estão passando muitíssimo bem, mamãe com disposição pra cozinhar e baby super fashion!!

    Obrigada por mais essa receita prática, leve e deliciosa! Testei ontem no jantar e foi um sucesso! Bjs

  5. Que fofo Fabi!
    Meus parabéns pela Olívia!
    Depois de muito tempo reencontrei seu blog e vi que continua ótimo. Estou acompanhando e testando algumas receitas.
    O meu blog (mesadejantar.com) está de recesso por tempo indeterminado rsrsrs, dando tempo a outros projetos e momentos da vida, mas ainda volto a escrever.
    Lembro que uma vez você sugeriu que eu escrevesse sobre a relação gato-gravidez- bebê e eu fiquei devendo este post. Espero que vocês tenham encontrado um equilíbrio nesse ponto.
    Bjos
    Pauli

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *