Batatas Assadas com Recheio Cremoso de Frango

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Batata Recheada com Frango_F&F

 

Na minha lista de pratos facílimos e muito práticos para os dias de muita pressa e pouco tempo para a cozinha está com certeza a batata assada recheada.  Eu sou fã de pratos assim, que além de serem rápidos e fáceis, ainda salvam a refeição também no quesito sabor, e permitem modificações de acordo com o que tiver disponível no momento. Foi num desses dias cheios e sem muito tempo para a cozinha que nasceu esta batata assada recheada à base de frango desfiado, porque não só de torta precisa “viver” o coitado do frango desfiado né não?!

 

Tudo começou com uma porção de frango desfiado meio que sem destino na geladeira, duas batatas grandes, um pouco disso, outro pouco daquilo e foi uma jantinha deliciosa com o que eu tinha, acompanhada de uma saladinha de mini agrião temperada com molho de limão e hortelã. O preparo em si é muito rápido, o que leva um pouquinho mais de tempo é o forno, mas até aí não é preciso fazer nada, apenas esperar.

 

E não corra o risco de avaliar por baixo o resultado só porque o modo de preparo é simples e rápido, não se engane! A tal da batata não faria feio se servida em porções mini (usando então mini batatas, claro) como entrada num jantar para a família ou amigos. Os franceses que são os finos servem batatas em muitas receitas chiquérrimas e tradicionais, então por que também não poderíamos abusar dela, concordam?

 

BATATAS ASSADAS RECHEADAS COM FRANGO CREMOSO

(rende 4 porções)

 

Ingredientes:

  • 2 batatas grandes com a casca
  • 1 xícara (chá) bem cheia de peito de frango desfiado (ou 1/2 peito de frango cozido e desfiado)
  • 2 colheres (sopa) de queijo cottage
  • 4 colheres (sopa) de creme de ricota (ou cream cheese, ou requeijão light)
  • 1 colher (chá) de azeite
  • 1 colher (chá) de tomilho e alecrim bem picados
  • 1 colher (sopa) de salsinha fresca picada
  • pimenta e sal a gosto
  • parmesão para gratinar

 

Modo de Preparo:lave bem as batatas com a casca, seque e leve ao forno preaquecido em 190º por 40 a 50 minutos (tudo depende do seu forno, como sempre). Quando as batatas estiverem macias por dentro retire-as do forno, corte-as ao meio no sentido do comprimento e retire parte da polpa das batatas com uma colher e reserve, deixando a casca com 1 cm de espessura. Numa tigela misture o frango desfiado, o queijo cottage, o creme de ricota, a polpa das batatas reservadas, o azeite, as ervas, a pimenta e o sal e misture bem. Distribua este creme de frango desfiado dentro de cada metade das batatas, cubra com queijo parmesão e retorne ao forno por mais 10 minutos. Sirva bem quente acompanhada de salada ou uma carne grelhada da sua preferência.

Batatas recheadas com frango_F&F

 

 

Bom Apetite!

 

5 Comentários para “Batatas Assadas com Recheio Cremoso de Frango

    • Com certeza Renata! Combina com bacalhau desfiado e com atum :) Aliás, você pode rechear esta batata com uma deliciosa brandade de bacalhau, tem receita aqui no blog, facinha facinha :)
      Bjos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *