Salada de couve-flor com abobrinha grelhada e cebola roxa

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Salada de couve-flor final_F&F

Ah o calor…o calor é cruel com as grávidas, que naturalmente já sentem o peso das altas temperaturas mais do que as outras pessoas, e eu não escapei. Estou passando perrengue com o calor extremo que tem feito aqui em SP, e quem diria, SP tem tido uma das temperaturas mais altas do país. Assim, a minha salvação tem sido as saladinhas bem nutritivas e geladas, as frutas (igualmente geladas) e tudo o mais que se possa imaginar…GELADO, claro!

 

Numa das minhas aventuras na cozinha acabou saindo esta salada de couve-flor cozida no vapor, abobrinha grelhada no azeite, cebola roxa, tomate e salsa, muita salsa <3. Um molhinho bem caprichado por cima de tudo e foi amor à primeira garfada.

 

É impressionante como todos estes ingredientes combinaram lindamente e agora esta saladinha virou uma das favoritas lá em casa. Eu gosto de salada de qualquer jeito, mas eu sei que muitas pessoas só comem salada quando ela tem um atrativo a mais, é mais colorida, mais elaborada e parece mais apetitosa aos olhos, e este é com certeza o caso desta delicinha aqui! Nada mal para começar uma semana leve e festejar a segunda sem carne, não acham?

 

SALADA DE COUVE-FLOR, ABOBRINHA GRELHADA E CEBOLA ROXA

(serve até 6 pessoas)

 

Ingredientes:

  • 1 pé pequeno de couve-flor separado em buquês e bem lavado
  • 2 abobrinhas italianas pequenas bem lavadas
  • 2 tomates italianos
  • 1 cebola roxa grande
  • 4 colheres (sopa) de azeite
  • suco de 1 limão
  • 1 dente de alho triturado
  • 1 pitada de pimenta calabresa desidratada
  • 1 pitada de tomilho desidratado
  • 1/2 xícara (chá) de salsa fresca picada
  • sal a gosto

 

Modo de Preparo: Cozinhe a couve-flor no vapor até que esteja al dente e reserve (não deixe a couve-flor amolecer demais se não perde a graça). Corte as abobrinhas  e a cebola roxa em meia lua, retire as sementes dos tomates e corte-os em cubos. Numa frigideira aqueça rapidamente o azeite com o alho. Junte a abobrinha cortada, o tomilho, a pimenta calabresa, um pouco de sal e deixe grelhar em fogo médio, salteando de vez em quando, até que estejam douradas de ambos os lados. Isto leva uns 8 minutos, aproximadamente. Quando a abobrinha estiver dourada junte a cebola roxa fatiada e mexa por apenas 2 minutos. Desligue, regue com o suco de limão e deixe esfriar. Numa travessa junte a couve-flor, a abobrinha grelhada com a cebola e o tempero que se formou na frigideira, os tomates cortados e misture tudo delicadamente. Finalize com a salsa picada, cubra com filme plástico e leve para gelar até o momento de servir, ou no mínimo 30 minutos.

 

Bom Apetite!

 

5 Comentários para “Salada de couve-flor com abobrinha grelhada e cebola roxa

  1. Ah, as saladas, não são as minhas favoritas na mesa de jantar mas são minhas amigas na eterna briga para perder peso, por isso estão sempre presentes, sempre mesmo, nas minhas refeições.

    O bom é que podemos dar asas à nossa imaginação, quanto mais colorida, quanto mais bonita, mais apetitosa. Uso de tudo, inclusive frutas frescas e secas. Variando assim não há quem resista.

    Vou experimentar uma salada de legumes grelhados, parece bom mesmo.

    • É isso mesmo Renata! Já eu amo salada, mas também amo uma massa, um arroz cheio de gostosuras, um strogonoff, e por aí vai…hahahahha
      Salada só faz bem, e agora neste calor elas caem perfeitamente e não pesam :)
      Bjos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *