Tábua de Antepastos para as festas

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Tábua de Antepastos reduzida_F&F

Para estas ocasiões deliciosas das festas de final de ano todos nós gostamos de caprichar no preparo dos pratos e sempre damos prioridade aos ingredientes de qualidade.

 

Aliás, falando em qualidade vocês já repararam como nós consumimos bastante azeite nesta época do ano? Pois prestem atenção, o azeite aparece nas nossas mesas desde os petiscos até as sobremesas. São ingredientes indispensáveis para pastinhas, patês, saladas, farofas, carnes, massas e tantas outras receitas.

 

Todos já sabemos que o azeite faz muito bem à saúde, e sabemos também que quanto melhor o azeite melhor será o resultado da receita e o aproveitamento deste poderoso alimento pelo nosso organismo. E é pensando nisso que a Carbonell, uma das grandes marcas produtoras dos famosos azeites espanhóis, tem tanto cuidado e capricho com os seus azeites, desde a escolha das azeitonas, sua colheita e o preparo mais adequado para manter intactas as qualidades essenciais de um bom azeite, para que ele chegue assim cheio de qualidade e muito fresquinho até você.

 

Eu uso muito azeite em casa e sempre procuro saber a procedência dele, como foi produzido, de que qualidade é, qual a forma de preparo mais adequado para cada tipo, como deve ser o armazenamento na minha casa para que suas qualidades sejam preservadas, e em quanto tempo devo consumi-lo para aproveitar o melhor que ele tem a oferecer. E numa dessas pesquisas eu descobri que o azeite, ao contrário do vinho, quanto mais fresco melhor, ou seja, quanto antes for consumido mais saboroso será e mais as suas qualidades estarão preservadas.

 

Hoje trago pra vocês uma deliciosa Tábua de Antepastos Mediterrâneos composta por 3 receitas super fáceis de preparar, mas que são extremamente saborosas. Para o preparo de todas elas eu usei os azeites Carbonell, nas versões Extra virgem e Tipo único. Como estamos no verão eu procurei fazer receitas bem simples para ressaltar o sabor dos ingredientes, e é claro, também para facilitar o trabalho na cozinha, afinal a melhor parte é sentar com os amigos e desfrutar desta deliciosa refeição descontraída.

 

Pan com tomate reduzida_F&F

Para o Pan com Tomate:

Ingredientes:

4 tomates italianos maduros e firmes

3 colheres (sopa) de azeite extra virgem Carbonell

Pimenta moída a gosto

Sal a gosto

Folhas frescas de tomilho (ou manjericão) para finalizar

Pão ciabatta cortado em fatias

Fatias de presunto cru serrano (opcional)

 

Modo de Preparo: Lave bem os tomates e sem retirar a pele, sobre um prato fundo passe-os por um ralador. Toda a pele ficará retida na parte externa do ralador e a polpa estará pronta para ser utilizada. Retire o excesso de água que ficar no fundo do prato e tempere a polpa de tomate com azeite, pimenta e sal. Finalize com as folhas de manjericão. Passe as fatias de pão rapidamente por um grill e sirva acompanhado dos tomates temperados. Se quiser monte uma mini travessa com as fatias tostadas de pão, uma porção da mistura de tomates e uma fatia de presunto cru por cima e deixe ao lado dos outros ingredientes como sugestão para cada convidado montar o seu quando os prontos acabarem.

Pan com tomate2 reduzida_F&F

 

Para os Cogumelos Salteados em Azeite e Ervas:

 

Ingredientes:

400g de cogumelos tipo portobelo

3 colheres (sopa) de azeite Carbonell tipo único

½ xícara (chá) de ervas frescas variadas bem picadas (salsa, tomilho, alecrim e hortelã são uma ótima combinação nesta receita)

½ limão siciliano

Pimenta moída a gosto

Sal a gosto

 

Modo de Preparo: Limpe bem os cogumelos com uma escovinha ou papel toalha (os cogumelos nunca podem ser lavados, pois absorvem muita água e acabam perdendo um pouco do seu sabor e textura). Numa frigideira funda do tipo wok aqueça rapidamente o azeite e metade das ervas. Acrescente os cogumelos limpos, a outra metade das ervas e salteie por 3 minutos. Os cogumelos não devem ficar moles demais, apenas macios. Desligue a frigideira e esprema o limão siciliano. Transfira os cogumelos para uma travessa e sirva.

 

Cogumelos salteados reduzida_F&F (1)

Mini Tomates Recheados com Pasta de Ricota, Azeite e Ervas

 

Ingredientes:

2 dúzias de mini tomates

200g de ricota fresca

5 colheres (sopa) de azeite Carbonell extra virgem

1/3 de xícara (chá) de ervas frescas picadas variadas (hortelã, salsa, cebolinha e manjericão)

1 colher (café) de sal

 

Modo de Preparo: Num processador de alimentos junte a ricota, o azeite, as ervas e o sal e processe tudo até formar uma pasta de cor verde clara. Coloque em um pote, cubra e armazene na geladeira. Enquanto isso lave bem os mini tomates, enxugue e corte as “tampinhas”, reservando-as. Com uma faca de ponta recorte o miolo dos tomatinhos e depois retire o máximo que conseguir com uma colherzinha de café, tomando cuidado para não rasgar a pele e a parte externa dos tomatinhos. Recheie cada tomatinho com a pasta de ricota e ervas e coloque a tampinha por cima. Ajeite os mini tomates numa travessa e sirva.

 

Mini tomates recheados reduzida_F&F

E aí está uma deliciosa combinação para uma Tábua de Antepastos :)

 

Tábua de antepastos2 reduzida_F&F

 

Bom Apetite!

 

artigo-patrocinado1

6 Comentários para “Tábua de Antepastos para as festas

    • É sim Renata, uma opção leve e saudável. Para quem não consome lactose também dá pra fazer com tofu amassadinho e temperado, fica deli deli :)
      Bjos!

  1. Delícia!!! Fiz o cogumelo salteado como acompanhamento no dia 24/12, e a receita completa do Bacalhau Patriota no dia 25/12. Fez muito sucesso!!! Obrigada :)

    • Claro querida, pode me enviar por e-mail ou deixar registrada aqui mesmo. Será um prazer conhecer sua receita, ainda mais de cogumelos! Beijo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *