Spaghetti Integral com Couve-flor, ricota e amêndoas

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Spaghetti integral de couve-flor com ricota_F&F

Eu sou uma pessoa apaixonada por massas! Se dependesse da minha vontade eu comeria massa pelo menos 3 vezes na semana, mas infelizmente as fartas calorias que uma singela massinha possui acabam me desencorajando. Mas para não ficar sem a minha amada massinha quando a vontade é incontrolável eu opto pela massa integral e faço um molho bem light pra ela, uma alternativa muito saborosa e totalmente possível!

 

Basta imaginar o que você gostaria que a massa tivesse e fazer as trocas saudáveis. Aqui, por exemplo, eu queria muito uma massa com couve-flor ao alho e óleo, mas tem muito azeite, então substituí o azeite por tomates pelados picadinhos, e para dar saciedade acrescentei ainda ricota esfarelada e amêndoas picadas. No final em vez do queijo parmesão optei por ralar um “cheirinho” só de queijo meia cura que eu amo! E assim pude desfrutar de um delicioso prato de spaghetti sem nenhuma culpa :)

 

Com relação à massa integral muitas pessoas me dizem que não gostam porque tem sabor forte, ou porque acham muito pesada, muito massuda, etc., etc., mas eu não acho isso não. Até já tive algumas experiências ruins comendo massa integral fora de casa, mas na minha opinião o segredinho está no tempo certo do cozimento e na escolha da marca. Eu já testei algumas marcas e posso dizer que hoje tenho a minha preferida, mas há algumas opções de boas marcas de massa integral no mercado, e o preço é muitas vezes igual ao da massa comum. Para evitar a história da massa ser pesada eu elegi a do tipo spaghetti como a minha preferida, acho esta bem mais leve que as massas integrais curtas.  Então se você é daqueles que ainda não experimentou fazer massa integral em casa por receio de que não seja bem aceita pela sua família, deixa isso de lado e experimenta fazer a troca uma vez, tenho certeza que algumas pessoas não vão nem perceber.

 

Olha só que facilidade de receita:

 

SPAGHETTI INTEGRAL COM COUVE-FLOR, TOMATE, RICOTA E AMÊNDOAS

(serve bem 2 pessoas)

 

Ingredientes:

  • 250g de massa integral do tipo spaghetti
  • 2 xícaras (chá) de couve-flor (somente os buquês)
  • 1/2 xícara (chá) de ricota fresca esfarelada
  • 1/2 lata de tomates pelados picados e com o suco
  • 4 colheres (sopa) de amêndoas picadas
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • 1 dente de alho picado
  • pimenta e sal a gosto
  • salsa fresca a gosto
  • queijo meia cura ralado para finalizar (ou outro da sua preferência)

 

Modo de Preparo: Coloque o macarrão para cozinhar conforme as instruções da embalagem. Refogue o alho no azeite até começar a dourar. Junte a couve-flor já separada em pequenos buquês, o tomate com o suco e cozinhe por uns 5 minutos com a panela tampada. Diminua o fogo, junte a ricota esfarelada, as amêndoas picadas, e tempere com sal e pimenta a gosto. Cozinhe por mais 3 minutos, finalize com a salsa fresca picada e junte a massa já cozida nesta panela do molho, se precisar acrescente 1/3 de xícara da água do cozimento da massa para deixar o molho mais molhadinho. Misture bem e sirva com o queijo meia cura ralado na hora.

 

Bom Apetite!

 

 

2 Comentários para “Spaghetti Integral com Couve-flor, ricota e amêndoas

  1. Sabe que pela minha experiência de dietas, nutricionistas e até vigilantes do peso, acredito que o macarrão, a massa, nem é tão problemática. É bem equivalente ao arroz branco.
    O negócio desanda quando escolhemos o molho ou recheio. Eu estou sempre fazendo uma massa puxada no alho e nos legumes, fica muito bom com cenoura e repolho. Certeza que vou experimentar com couve-flor que amo de paixão.

    Pra mim que não como carne, uma massinha assim, com vegetais e um queijinho é refeição mais que completa!

  2. Recomenda umas marcas aí Fabi! Porque até hoje, massa integral no me gusta! :(
    Acho que se for p ser saudavel, ainda prefiro uma “massa de abobrinha”…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *