Peru Recheado com Couscous de Frutas Secas

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Peito de peru recheado2_F&F

Pois é, então é Natal! De novo! Nossa, a cada ano que chega ao fim eu tenho a sensação de que os meses passam mais e mais rápido, e quando percebemos deixamos uma longa lista de tarefas a fazer, de desejos a realizar, de amigos a rever, de lugares a visitar…mas o que conforta é aquela sensação de que podemos sim deixar tudo o que ficou para ser realizado no próximo ano, com a chance de começar tudo de novo, fazendo melhor e acertando mais.

 

O Natal é uma época linda, não só pelo seu real significado que já é algo muito especial, mas também pela oportunidade que temos de festejar e rever aqueles que amamos e que ficamos quase o ano todo (e às vezes o ano todo mesmo) sem ver, de comemorar, de confraternizar, de relembrar, de perdoar e de amar. Por mais que todos tenhamos alguns episódios tristes no ano sempre tentamos deixar a tristeza de lado e ficar na celebração, na comemoração de um ano que chega ao fim cheio de conquistas também, e tudo isso faz do Natal uma ocasião especial. Todos enchem o coração e a casa de amor e dão o seu melhor para espantar a tristeza e elevar o astral, e esta é pra mim a verdadeira magia do Natal!

 

E Natal celebra-se com comida gostosa né? Por mais simples que seja a sua ceia, uma comida preparada com amor e dedicação especiais para uma ocasião assim é sempre mais gostosa, ainda que não tenha nenhum glamour. O mais importante é ter o coração cheio e os queridos ao redor da mesa. Eu quase achei que não daria tempo de trazer pra vocês uma receita super gostosa e especial de peru para este final de ano, mas o tempo foi meu amigo nesses últimos dias e me deixou correr até aqui para deixar-lhes este mimo.

 

Este peru é recheado com couscous marroquino de frutas secas e couve manteiga, com um aroma delicioso de especiarias que tem tudo a ver com a ocasião. Preparei para levar em uma celebração na casa de uma amiga querida e adorei o resultado. Já comprei o peito de peru desossado, e apenas o peito, mas dá pra fazer a mesma receita usando um peru inteiro ou ainda substituindo o couscous por farinha de mandioca ou arroz pré-cozido. É uma receita deliciosa, tenho certeza que vocês também vão adorar!

 

Peito de peru recheado_F&F

PERU RECHEADO COM COUSCOUS DE FRUTAS SECAS E ESPECIARIAS

(serve bem até 8 pessoas)

 

Ingredientes:

  • 1 peito de peru desossado já temperado de 2 kg
  • 1 xícara (chá) de vinho branco seco
  • 1 e 1/2 xícara (chá) de couscous marroquino (medida antes de hidratar)
  • 1/2 xícara (chá) de ameixa seca picada
  • 1/2 xícara (chá) de cranberry seca
  • 1/2 xícara (chá) de uvas passas pretas e brancas misturadas
  • 1/2 xícara (chá) de nozes sem casca picadas
  • 1 xícara (chá) de couve manteiga lavada e bem picada
  • 1/2 colher (chá) de curry
  • 1 pitada de canela em pó
  • 2 folhas de louro
  • sal e pimenta a gosto
  • 1 litro de água
  • manteiga sem sal o quanto baste
  • azeite a gosto

 

Modo de Preparo: Deixe o peito de peru descongelar em geladeira durante 24 horas. Retire da embalagem, coloque em um saco zip ou pote com tampa e regue com metade do vinho branco, deixando descansar por no mínimo 3 horas. Coloque todas as frutas numa tigela pequena e regue com a outra metade do vinho (ou conhaque, ou whisky) e deixe macerar por 2 horas. Aqueça a água com as folhas de louro e quando ferver adicione o curry, a canela em pó, a pimenta e o sal. Deixe cozinhar por 3 minutos e desligue. Coloque o couscous numa tigela e regue com este caldo de especiarias até cobrir todo o couscous (mas sem deixar sobrar muito caldo), depois tampe com um prato e embrulhe em um pano, deixando descansar e hidratar por 1 hora. Solte as bolinhas de couscous com um garfo e adicione as frutas secas já escorridas do álcool, as nozes, e a couve picadinha, misturando bem e adicionando azeite a gosto. Preaqueça o forno a 200º. Abra o peito de peru ao meio sem ir com a faca até o final e coloque o máximo de recheio que conseguir dentro da cavidade, fechando-o em seguida e amarrando toda a peça com um barbante, de ponta a ponta. Ajeite o peru recheado numa assadeira ou refratário com a pele para baixo. Cubra com papel alumínio e leve para assar por 1:30hs. Retire o papel alumínio, vire o peru com a pele para cima, cubra com pedacinhos de manteiga (mas use manteiga sem sal pois como o peru já vem temperado se usar a manteiga com sal vai ficar muito salgado) e asse por mais 1:30hs, verificando algumas vezes para certificar-se de que o peru não está grudando no fundo da assadeira. Quando o peru estiver bem dourado e com a pele crocante retire do forno e sirva. Se tiver sobrado couscous do recheio distribua em torno do assado e leve à mesa enfeitado com frutas secas e canela em pau.

 

Bom Apetite!

 

4 Comentários para “Peru Recheado com Couscous de Frutas Secas

  1. Fabi!!!! Que benção ver essa receita!!!!

    Vou fazer no almoço do dia 25 da minha familia!!!

    Amei!!!!

    Muito obrigada por tudo!!! Que voce tenha um Natal e Ano Novo ILUMINADO para voce e toda sua familia!!! Que sua bebe que esta por vir encha sua vida de luz,amor…voce merece tudo de melhor!!!!

    Obrigada por tantas receitas e alegrias na cozinha!!

    Beijo com carinho!!!

    • Vivian querida, suas palavras adoçaram o meu dia.
      Eu é que agradeço pelo carinho, pela companhia e pela alegria de vocês leitores que vem aqui só para colorir o meu dia.
      Cozinhar é uma troca, e eu adoro quando vocês vem aqui comentar e dizer como ficou, dar palpites, sugestões.
      Um 2014 bem lindo pra você e sua família também!
      Beijo grande querida!

  2. Pingback: Sugestões para a ceia de Natal | Pimenta no Reino

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *