Pasta Básica de Ricota com Ervas

segunda-feira, 09 de dezembro de 2013

Pasta de ricota com ervas_F&F

Esta pastinha básica de ricota com ervas é um coringa! Pode ser servida como patê acompanhada de torradinhas, como recheio para massas, tortas, sanduíches, pode ser servido com crudités de legumes e verduras, como recheio de cogumelos assados, e outras tantas finalidades.

 

O que eu adoro nesta receita é que ela é muito simples, prática e super saborosa. Basta usar as ervas que tiver em casa e as que mais lhe agradarem. Eu costumo usar como base de recheios de sanduíches naturais e garanto que combina tanto com salmão defumado ou atum quanto com frango desfiado ou fatias rosadas de rosbife, e todo mundo adora! Agora no verão então eu faço sempre e sirvo com crudités (confira uma sugestão de como servir os crudités aqui: Petisco Light), que são deliciosos e super light!

 

E sabe do que mais? Esta pastinha bem básica de ricota com ervas é tão fácil de preparar que pode ser a sua salvação nos preparativos de última hora para os petiscos natalinos. Se quiser dar uma incrementada ainda maior dá pra colorir adicionando espinafre, beterraba ou cenoura. Para uma versão sem lactose basta usar o tofu firme em substituição à ricota e um leite sem lactose.

 

PASTA BÁSICA DE RICOTA COM ERVAS

(rende 1 xícara)

 

Ingredientes:

  • 300g de ricota fresca picada
  • 3 colheres (sopa) de azeite
  • 1/2 xícara (chá) de ervas frescas da sua preferência (gosto muito de usar alecrim, manjericão, hortelã e salsa)
  • 4 colheres (sopa) de leite desnatado
  • pimenta e sal a gosto

 

Modo de Preparo: Coloque todos os ingredientes juntos num processador de alimentos ou num liquidificador e bata até obter uma pasta bem homogênea, Ajuste o sal e a pimenta se achar necessário e mantenha na geladeira coberto com um fio de azeite até o momento de servir.

 

Bom Apetite!

 

5 Comentários para “Pasta Básica de Ricota com Ervas

  1. Fabi, eu n sei o que aconteceu no meu. Fiz no liquidificador, mas não teve jeito só com as 4 col. de leite. Não consegui bater, fiquei com receio de estragar o aparalho. Aí, fui colocando a olho, mas ainda assim ficou bom!!! Meu namo tbém aprovou muito…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *