Strogonoff Light de Frango com Iogurte

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Strogonoff de Frango Light_F&F

 

Eu faço esta receita há muitos anos, mas não sei por qual motivo ela nunca apareceu por aqui. É uma versão light do tradicional strogonoff de frango pois substitui o creme de leite por iogurte e apesar de muitos terem preconceito na substituição eu garanto que fica delicioso e digo mais: desde pequena eu aprendi a substituir o creme de leite por iogurte em diversas receitas e só ganhei com isso. Ganhei saúde, experiência e criatividade na cozinha.

 

Se eu gosto do strogonoff tradicional com creme de leite? Sim, é claro que eu gosto, mas sempre tenho esta carta na manga para quando bate aquela vontade de comer este delicioso prato bem no meio da semana, porque afinal de contas dar uma economizada nas calorias não faz mal a ninguém. Por isso o iogurte é um produto que não falta na minha geladeira, ele é tão versátil, tão saboroso e tão saudável que eu uso em muitos preparos, desde molhos para saladas até sobremesas levinhas.

 

Para aqueles que são intolerantes à lactose eu sugiro usar o tofu cream no lugar do iogurte, que também fica delicioso e muito saudável.

 

STROGONOFF LIGHT DE FRANGO COM IOGURTE

(serve 2 pessoas)

 

Ingredientes:

  • 300g de filé de peito de frango bem limpo, sem nada de gordura
  • 1 cebola pequena picadinha
  • 1 dente de alho picadinho
  • 1 fiozinho de óleo vegetal ou azeite
  • 2 tomates sem pele batidos no liquidificador
  • 1 copo de iogurte natural desnatado, aprox. 170g (prefiro os mais cremosos)
  • 2 colheres (sopa) de catchup
  • 1 colher (sopa) de molho inglês
  • 1 pitada de páprica picante
  • 1/2 xícara (chá) de cogumelos paris frescos fatiados (ou champignon em conserva)
  • sal e pimenta a gosto
  • salsinha fresca picada para finalizar

 

Modo de Preparo: Corte os filés de peito de frango já bem limpos em tirinhas ou cubinhos, como preferir. Tempere com sal e pimenta e reserve. Enquanto isso refogue a cebola e o alho no fiozinho de óleo vegetal ou azeite. Junte o frango picado e refogue até que esteja branquinho de todos os lados e começando a dourar. Regue com os tomates batidos, junte o catchup, a páprica, o molho inglês e os cogumelos. Reduza o fogo para o médio e deixe cozinhar por 5 minutos, até quase começar a ferver. Junte o iogurte, mexa bem para incorporar ao restante do molho e cozinhe por mais 5 minutos. Ajuste o sal e a pimenta se achar necessário, finalize com a salsa fresca picada e sirva com arroz 7 grãos ou arroz branco, como preferir.

 

Bom Apetite!

 

10 Comentários para “Strogonoff Light de Frango com Iogurte

  1. Adorei Fabi! Tem algum truque pro molho não desandar depois de adicionar o iogurte? Quando adiciono iogurte em preparações quentes, ele sempre se separa em fases e perde a cremosidade… Bjs

    • Maisa, eu tenho uma dica na verdade. Eu gosto de usar sempre o iogurte da Danone nas minhas preparações quentes (sem querer fazer propaganda, mas é porque já testei várias marcas e esta foi a melhor para a finalidade) porque ele é bem cremoso e não “coalha”. Experimente ;)
      Bjos

  2. Oi, Fabi! Primeiro, gostaria de dizer que adoro o seu blog. Saí da casa dos meus pais recentemente, e ele tem me ajudado muito a aprender a me virar na cozinha :)

    Tenho uma dúvida: essa receita fica boa também com carne vermelha?
    Beijos!

    • Oi Paula, obrigada! Fico feliz que esteja ajudando.
      Esta receita fica boa com carne vermelha sim, ou ainda, numa versão vegetariana usando apenas cogumelos de vários tipos :)
      Beijos

  3. Fiz o strogonoff com iogurte! Muito bom!!! Melhor do que eu esperava, meu love nem percebeu que tinha algum ingrediente diferente, obrigada pela receita!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *