Pão Caseiro Fácil

quarta-feira, 06 de novembro de 2013

Pão Caseiro Fácil_F&F

Este pão aqui foi feito com muito amor porque é coisa de mãe. Na última visita da minha mãe aqui em casa eu estava com muita vontade de comer o pão caseiro de leite que ela faz: fofinho, macio, quentinho e que derrete deliciosamente um pedaço de manteiga…ah ah, que delícia!

 

A receita deste pão tão lindinho é super fácil de preparar e não exige que você seja habilidoso com panificação ou que aplique muitas técnicas, aqui é necessário apenas um pouco de dedicação, ingredientes de qualidade (e no prazo de validade, é claro) e carinho pro pão ficar bem macio e crescer todo bonito dentro do forno.

 

Quando eu tenho muita vontade de um pão caseiro e não tenho tempo de fazer pães mais elaborados eu faço este aqui, e é sucesso garantido sempre! A massa é aquela mesma massa do famoso rocambole colorido há décadas na minha família (ou Braço Cigano) – cuja receita eu já dei algumas vezes aqui no blog – e que eu também costumo usar para fazer todo tipo de salgados assados e até mesmo cobertura de algumas tortas. A diferença é que para o pão eu uso manteiga porque acho que fica bem mais saboroso.

 

Tá com vontade de um pão caseiro vapt-vupt bem gostoso, macio e quentinho? Então vem comigo que hoje mesmo vai ter pão com gostinho de amor no café da tarde aí na sua casa!

 

PÃO CASEIRO DE LEITE BEM FÁCIL

(rende 2 pães de tamanho médio)

 

Ingredientes:

  • 1/3 de xícara de óleo vegetal
  • 1/2 copo de leite morno (medida do famoso copo de requeijão*, sabe?)
  • 2 copos* de farinha de trigo
  • 1 colher (sopa) bem cheia de manteiga em temperatura ambiente
  • 1 ovo inteiro
  • 1 envelope (10g) de fermento biológico seco instantâneo
  • 1/2 colher (café) de sal
  • 1/2 colher (café) de açúcar
  • 1 gema batida com um tiquinho de água para pincelar

 

Modo de Preparo: Numa tigela coloque o fermento e regue com o leite morno. Mexa rapidamente com um garfo. Acrescente o óleo, o ovo inteiro e a manteiga. Bata com um garfo ou batedor de arame e reserve. Enquanto isso coloque a farinha de trigo em outro recipiente com o açúcar e o sal, misture. Faça um buraco no centro e despeje ali a mistura líquida. Mexa bem com um garfo até começar a tomar consistência de massa. Nesse momento passe a massa para uma tábua enfarinhada ou bancada (o que preferir) e trabalhe a massa por alguns minutos, apenas até que ela esteja lisa e homogênea. Faça uma bola com a massa, retorne ao recipiente, polvilhe farinha por cima, cubra com um pano e deixe descansar por 30 minutos. Preaqueça o forno em 200º. Depois do tempo de descanso divida a bola em duas partes e modele dois pães. Pincele levemente a gema batida sobre os pães. Coloque-os em uma assadeira untada com manteiga e depois enfarinhada e leve para assar por 30 minutos em 200º ou até perceber que os pães estão crescidos e levemente dourados na superfície. Coma bem quentinho com manteiga e geleia.

 

Dica: Este pão continua gostoso por até 2 dias se for guardado em sacos do tipo “zip”, mas eu duvido que sobre alguma coisa dele para guardar ;)

 

Pão Caseiro2_F&F

 

Bom Apetite!

 

33 Comentários para “Pão Caseiro Fácil

    • Francisco, você pode tentar fazer com azeite sim e embora eu nunca tenha feito a substituição acho que deve ficar bom sim! Agora, excluir totalmente da receita eu não sei não, tenho a impressão de que o pão vai ficar muito seco.
      Abs.

  1. Oi, tenho uma dúvida, essa massa não precisa crescer novamente antes de fornear?

    Posso rechear? se sim devo aumentar a quantidade de fermento?

    Obrigada

  2. Fabiana,
    adorei o seu blog! Estava pesquisando sobre vitamina A, rsrs, e uma blogueira comentou sobre o seu blog e resolvi verificar! Nossa, adorei as suas receitas! As suas fotos tb são lindas!! Que tal se vc fizesse um tutorial de como tirar fotos? Já estou te seguindo no Instagram! Se vc resolver fazer o tutorial, me avise. Estou querendo comprar uma câmera, pois quando sou convidada para ir em algum evento ou restaurante, uso a do celular, que não é grande coisa! Se você não se importar, me diga, que câmera vc usa? Obrigada!

  3. Será que fica bom se trocar a farinha por farinha integral ?? hahahha fiquei com muita vontade, mas estou de “castigo”… só posso comer os integrais para não dar os picos glicêmicos… snif………..

    • Natalia, nunca fiz este pão com farinha integral, mas penso que deva ficar bom sim, se você testar volta pra me contar por favor?
      Beijos

  4. Fabi, o meu ficou gostoso, mas com uma textura diferente da de pao. Ficou mais pro lado do chocante, meio que desmanchando. O que será que pode ter sido?

    • Oi Caio, na verdade não entendi o que você disse com “ficou mais para o lado do chocante”…mas o que pode ter acontecido é você ter usado mais manteiga do que o indicado na receita, ou a manteiga em temperatura inadequada talvez. Tenta de novo, este pão é delicioso!

    • Lu, talvez o seu tenha saído maior que os meus. Na foto ele pode parecer maior, mas os meus rendem 2 de uns 20 cm mais ou menos. Acho que vc só fez ele maior ;)
      Bjos

    • É isso mesmo Robson, esta massa dá para rechear sim. Com ela faço rocamboles, pizzas enroladas, esfihas, empanadas, enroladinhos de salsicha e até tortas! É super versátil e prática :)
      Fico feliz que sua família tenha gostado!
      Abraços!

  5. Olá estamos de dieta, então fiz uma versão diferente.Usei farelo de aveia, farelo de trigo , farinha integral e óleo de côco e ficou muito bom!

  6. Eu fiz e o meu ficou um pouco oleoso, nao cresceu muito e ficou crocante ao inves de fofinho, vou tentar de novo. Voce tem alguma dica ou ideia do porque ficou assim? Adoro seu site e suas receitas!

    • Oi Fabiana, tudo bem? Olha, quando acontece isso ou o fermento não estava bom (ainda que dentro da validade pode ocorrer), ou a farinha não estava boa ou o tempo estava muito seco, o que às vezes dificulta o crescimento da massa. O que também ajuda a massa a crescer e ficar fofinha depois de assada é a sova. Este pão não precisa de tanta sova assim, mas cuide para que a massa fique bem elástica e homogênea. A elasticidade da massa significa que o glúten foi ativado e garante que seu pão irá crescer.
      Espero que com estas dicas seu pão saia perfeito na próxima tentativa :)
      Beijo e obrigada por comentar.

      • Obrigada pelas dicas Fabi! Vou tentar novamente e depois venho aqui falar. Comprei fermento e farinha ontem. Obrigada pelas receitinhas maravilhosas, sempre venho procurar inspiracoes para meus jantares. Bjs para voce!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *