Clericot de Frutas

sexta-feira, 08 de novembro de 2013

Clericot_F&F

 Quando eu vou receber amigos em casa nos dias e noites de verão adoro servir esta bebida super refrescante e saborosa que é o Clericot, uma bebida de origem francesa que nasceu à base de xerez, mas que quando foi levada para países latinos como Argentina e Uruguai caiu no gosto popular e foi um pouco modificada, passando assim a ser preparada com vinho branco ou espumante (esta é a minha versão preferida).

 

O Clericot tem o modo de preparo semelhante ao da Sangria, outra bebida gelada à base de vinho tinto com frutas e às vezes especiarias, e que tem lugar garantido no coração dos espanhóis e portugueses. Mas como eu prefiro mil vezes a versão com espumante ou vinho branco para combinações geladas, o clericot é de fato o meu preferido. Sabe ponche? Então, tanto o clericot quanto a sangria são da família do ponche.

 

Esta é uma bebida bem fácil de preparar, e o bacana é que você pode usar as frutas que mais gostar, dependendo do que tiver em casa no dia ou do que gosta mais. Há aqueles que misturam ainda no clericot conhaque, licor, xarope de groselha ou de outras frutas, e também fica bom, mas a minha é mais simples porque eu acredito que cada clericot deve ter a personalidade do seu “dono” ;)

 

Então aprenda esta receita bem delicinha para receber os amigos em casa e aproveitar o final de semana de uma maneira especial e cheia de originalidade! Servir clericot nas festas de final de ano também é puro luxo e glamour, e até aqueles que não são adeptos da bebida alcoólica vão querer provar um pouco porque é uma receita bem leve.

 

CLERICOT DE ESPUMANTE E FRUTAS

(serve bem 6 pessoas)

 

Ingredientes:

  • 1 garrafa de espumante seco ou brut (capricha na qualidade) – ou vinho branco bem gelado (+ ou – 750ml)
  • 1 xícara (chá) de soda limonada
  • 50 ml de licor de laranja ou de cereja (opcional)
  • 1 laranja lima fatiada com a casca
  • 1 limão siciliano fatiado com a casca
  • 1/2 manga (madura mas firme) descascada e picada
  • 1 maçã picada com a casca
  • 10 morangos bem lavados e cortados ao meio
  • 1 punhado de frutas vermelhas (blueberries, framboesa, amora, etc)
  • 2 colheres (sopa) de açúcar demerara orgânico (ou outro da sua preferência)
  • muito gelo

 

Modo de Preparo: Coloque todas as frutas no fundo de uma jarra grande. Cubra com o espumante ou vinho branco, depois adicione a soda limonada, o licor, se estiver usando, o açúcar e misture bem. Por fim junte os cubos de gelo (capriche mesmo na quantidade de gelo) e sirva em seguida com um mexedor bem fofo para ajudar a misturar a bebida no momento em que cada convidado for se servir.

 

Cheers!!! :)

 

6 Comentários para “Clericot de Frutas

    • Patricia, você pode servir em um brunch por exemplo, pois na minha opinião a clericot combina com pratos mais leves, tais como: saladas, tortas, bruschettas, mini pizzas, espetinhos caprese, mini sanduíches naturais, salada de grãos…
      Enfim, são muitas opções, dá pra arriscar ;)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *