Carpaccio de Carne Caseiro

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Carpaccio de Carne_F&F

Fazer o próprio carpaccio pode parecer dificílimo e até impossível à primeira vista, mas a verdade é que não é não. Basta prestar atenção em alguns pequenos truques e o carpaccio caseiro poderá ser uma realidade, e ainda mais barato do que o comprado pronto.

 

Eu amo carpaccio, e sei bem que grávidas são proibidas de consumi-lo – o que é bem triste no meu caso porque eu estou com uma saudade! – mas outro dia recebi alguns amigos em casa e como era um dia quente tive a ideia de fazer carpaccio com um molhinho bem gostoso e servir com folhas verdes e torradas. Tão bom!

 

Pois bem, o Natal está chegando e o ano novamente passou voando. Alguns leitores já me enviaram e-mails pedindo sugestões de receitas para a ocasião festiva – sim, a temporada de receitas natalinas está aberta aqui no blog, animem-se! – e resolvi começar por esta dica de petisco que é uma delícia, além de ser um verdadeiro clássico. Muitos amam carpaccio! E se for acompanhado de um molhinho no capricho então fica irresistível. Apenas lembre-se que a carne deve ser ultra fresca e muito bem conservada em geladeira até o momento de servir, pois carne crua é delicada e com este calor desértico que faz no final do ano não podemos bobear.

 

Outra dica: faça o seu próprio carpaccio se for servir numa recepção para poucas pessoas (no máximo 12 eu diria), porque se for fazer para um batalhão é um trabalho à toa, fica mais fácil comprar aquele da caixinha mesmo e tá tudo certo, sem drama.

 

CARPACCIO CASEIRO COM MOLHO DE MOSTARDA E MEL

(serve até 8 pessoas)

 

Ingredientes:

  • 1 peça de 1 kg de lagarto bovino bem limpo e fresco 

Para o Molho:

  • 3 colheres (sopa) de mostarda (gosto da dijon, mas pode ser da comum também)
  • 3 colheres (sopa) de azeite
  • 1 colher (sopa) de mel
  • 2 colheres (sopa) de água filtrada
  • 2 colheres (sopa) de alcaparras bem picadas
  • queijo parmesão ou peccorino ralado a gosto
  • sal e pimenta a gosto
  • folhas de manjericão para finalizar

 

Modo de Preparo: Embrulhe bem a peça de lagarto em filme plástico, apertando a carne, e leve ao congelador por 3 horas. Depois deste tempo desembrulhe a carne do filme plástico e com uma faca bem afiada corte fatias bem finas – o mais finas que conseguir – e reserve. Se as fatias não ficarem tão finas quanto o desejado coloque uma a uma entre dois pedaços de filme plástico e amasse a carne com as costas de uma colher, ou dê leves batidinhas com um martelo de cozinha para que as fatias fiquem bem fininhas (também vale usar um rolo de macarrão se achar mais prático), mas tome cuidado para não rasgá-las. Ajeite todas as fatias em um prato grande, regue com o molho, finalize com o queijo ralado e sirva com folhas verdes e torradas. Se for preparar com antecedência reserve o molho para o momento de servir, cubra as fatias de carpaccio com filme plástico e mantenha em geladeira. O ideal é servir o carpaccio geladinho e bem fresco.

 

Para o molho: coloque todos os ingredientes – exceto o queijo parmesão – num pote de vidro com tampa, feche e agite muito bem. Regue o carpaccio com o molho e finalize com o queijo parmesão e com as folhinhas de manjericão.

 

Bom Apetite!

 

 

 

7 Comentários para “Carpaccio de Carne Caseiro

  1. Oi Fabiana!

    Daqui a pouco, quando sua nenem nascer, vc vai poder comer de tudo (e tenha certeza: vai querer. Amamentar dá muita fome!).
    O lagarto é redondo, certamente, mas tem alguma dica para o corte no açougue?
    Obrigada pela receita!
    Abraços

    • Obrigada pelo apoio Helena ;)
      Olha, o lagarto precisa ser bem limpo, sem nenhuma gordura e de preferência o mais redondo possível.
      Para fazer carpaccio dá pra usar filé mignon também, ele não vai ficar redondinho como o lagarto, mas também fica gostoso e é uma carne bem magra.
      Bjos

    • Oi Vladimir. O manjericão apenas vai finalizar a receita. Na hora de servir você deve regar a carne com o molho preparado e finalizar com o queijo parmesão ralado e com as folhinhas de manjericão. Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *