Salmão Assado na Manteiga de Ervas

quarta-feira, 09 de outubro de 2013

Salmão assado na manteiga de ervas_F&F

Esta receita faz muito sucesso lá em casa. É bem prática, é gostosa e combina com qualquer ocasião, desde almoços tranquilos de final de semana até jantares especiais ou datas festivas, afinal de contas um salmão assado assim com tanto carinho causa ótimas impressões e já abre o apetite só de olhar!

 

Já começo o post pedindo desculpas porque esta receita só tem foto do antes! hahahaha. Me explico: fiz este salmão assado para levar em um almoço da família do marido. Comecei a assar em casa e deixei para finalizar no forno da anfitriã, mas quem disse que eu lembrei de levar a câmera para tirar foto do peixe pronto? Pois é minha gente, minha memória não é das melhores e quando eu me proponho a levar alguma comida na casa de alguém eu fico tão atenta aos detalhes do prato que acabo me esquecendo da foto, da produção, etc. Já foi sorte eu ter me lembrado de tirar esta foto em casa, antes de colocar o bichinho no forno. E como esta receita é boa demais eu não podia deixar de trazer pra vocês só por não ter foto do resultado final.

 

Mas então, receitinha luxo, poder e glamour pra você mostrar pra sogrinha que sabe sim cozinhar muito bem! O segredinho é o tempero, além de escolher um belo lombo de salmão, daqueles gordinhos que ficam bem suculentos depois de assados, e acertar no tempo do forno, pra não correr o risco de ter aquele peixe seco e esfarelento, combinado? Fala sério, desanima quando a gente vê um peixe assado todo bonito por fora mas quando cortamos ele está ressecado, duro e esfarelando não dá? Peixe gostoso pra mim tem que ser gordinho, carnudinho, assado no ponto certo e “se desfazer em lascas”…pode parecer frescura, mas não é não, pra mim é uma questão de ter respeito com o alimento e ter o cuidado de prepará-lo da forma correta, como ele merece.

 

Então anota bem a receita – pode ser na memória mesmo porque é muito simples – e arrasa na próxima vez que for preparar pro seu amor, para as amigas, para as visitas ou só pra você mesmo, porque é bom se agradar também de vez em quando!

 

SALMÃO ASSADO NA MANTEIGA DE ERVAS

(serve de 6 a 8 pessoas)

 

Ingredientes:

 

  • 1 lombo de salmão de aproximadamente 1,5kg (pode ser com pele)
  • 4 colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente
  • 1/2 xícara (chá) de ervas variadas (gosto de usar salsinha, ceboulette, alecrim e hortelã) bem picadas
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • 1 colher (sopa) de vinho branco
  • 1/2 colher (chá) de sal
  • pimenta calabresa a gosto
  • 500g de batatas bolinha descascadas

 

Modo de Preparo: Numa tigelinha misture a manteiga em temperatura ambiente, o azeite, o vinho branco, as ervas picadas, a pimenta calabresa e o sal até formar uma pastinha e reserve. Unte a assadeira com azeite. Deite o salmão sobre uma assadeira grande de modo que ele caiba inteiro (não o deixe apertado na assadeira e nem sobrando espaço demais) com a pele para baixo e por cima espalhe bem a pastinha de manteiga. Reserve a pastinha que sobrar. Cozinhe as batatinhas descascadas em água até que fiquem al dente. Tempere as batatinhas com a pasta de manteiga que sobrou e preencha os espaços laterais da assadeira que está o salmão. Preaqueça o forno a 200º por 10 minutos, cubra toda a assadeira com papel alumínio e leve para assar por 25 a 30 minutos ou até que as batatinhas estejam levemente douradas e o salmão assado. (para verificar o ponto exato de cozimento do salmão basta espetar uma faca pontuda bem no meio do filé – na parte mais gordinha – e afastar a carne. Se ela estiver toda cor de rosa e suculenta já está pronta.) Retire o papel alumínio e deixe mais 5 minutos para dar uma corzinha bonita no peixe e sirve em seguida.

 

Dicas de acompanhamento:

Arroz com Amêndoas

Creme de Espinafre

 

Bom Apetite!

 

 

12 Comentários para “Salmão Assado na Manteiga de Ervas

    • Oi Gleici, pode deixar só para finalizar na hora de servir, ou seja, asse normalmente e depois na hora de tirar o papel alumínio você deixa mais 10 minutinhos ;)
      Bjos

  1. Adorei esta opção com batatas ao forno convencional…. fiz um salmão este final de semana exatamente com este tempero, só que embrulhei no papel alumínio e foi para a churrasqueira….ficou incrível também!Bjs

    • Fabiana, está bem no começo do Modo de Preparo, olha só: Numa tigelinha misture a manteiga em temperatura ambiente, o azeite, o vinho branco, as ervas picadas, a pimenta calabresa E O SAL até formar uma pastinha e reserve.

      Eita menina apressada que não teve paciência de ler a receita toda ;) hahahaha
      Beijinhos

  2. Ai Fabiiiiiiiiiiii… que delicia… como dizem no bando de lampião: ” sou aviciada” neste seu site… e como cozinhar pra mim é uma arte, vejo você e seus pratos como uma pintura de Monet…
    KKK… depois de juntar Lampião e Monet… deu vontade de comer.
    Bjoka

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *