Salada Refrescante de Batata com Hortelã

segunda-feira, 07 de outubro de 2013

Salada de Batata com hortelã_F&F

 

Em casa nós conhecemos esta salada como “kibe de batata”, mas olhando assim de kibe ela não tem nada. Não leva trigo, é sempre servida fria – quanto mais fria melhor aliás – não precisa ser amassada com as mãos, não tem pimenta síria, mas desde que eu era criança pra mim é kibe de batata…

 

O que você precisa saber desta saladinha é que ela é simplesmente divina para almoços de verão. A combinação de temperos faz com que ela seja mesmo irresistível e super refrescante. Eu gosto de fazer esta salada quando faço churrasco em casa, e fica uma delícia inclusive para comer com pão e torradas, substitui lindamente a tradicional “salada de maionese”, e o melhor: sem um tico de maionese sequer. Esta saladinha também pode ser base de uma bruschetta (aí é só colocar sobre o pão com alho e levar ao forno para dar aquela douradinha básica), e pode ser inclusive assada e misturada ao trigo de kibe para se tornar uma versão de kibe vegetariano – ahá, será que vem daí então a tradição da minha família em chamá-la de kibe de batata? Bom, sei lá.

 

O fato é que com uma saladinha tão versátil assim você pode partir para várias outras formas de servir, e como eu amo receitas versáteis e práticas que podem ser adaptadas para várias outras, esta salada é um verdadeiro coringa pra mim. Mas cuidado, esta salada não é tão inofensiva quanto parece, eu garanto que olhando assim você pode não dar muito valor, mas basta colocar na mesa para perceber que esta combinação de ingredientes é viciante e quando fizer churrasco aproveite e faça bastante, porque ela desaparece rapidinho! Gente, peraí, é BATATA né?! Quem não ama?! Eu amo muito esta salada de batatas, e dentre todas as que já fiz e já provei na vida esta é sem dúvida a minha preferida, um verdadeiro vício!

 

SALADA REFRESCANTE DE BATATA COM HORTELÃ

(serve até 6 pessoas)

 

Ingredientes:

  • 4 batatas grandes e bem lavadas com a casca
  • 1 cebola pequena bem picada
  • 1 dente de alho grande ralado ou triturado
  •  4 colheres (sopa) de azeite extravirgem
  • suco de 1 limão
  • 1/2 xícara de hortelã fresca picada
  • pimenta moída na hora
  • sal a gosto
  • mais azeite para finalizar

 

Modo de Preparo: Cozinhe as batatas em água abundante até que estejam macias – mas não desmanchando. Descasque as batatas e amasse-as ainda quentes. Em seguida junte a cebola, o alho e tempere com o suco de limão, o azeite, o sal e a pimenta. Misture bem. Por fim acrescente a hortelã picada e misture novamente. Ajuste o sal e a pimenta se precisar e passe para uma tigela de servir. Alise a superfície e passe um garfo, para fazer a apresentação. Regue com uma porção de azeite, cubra com filme plástico e leve à geladeira por pelo menos 30 minutos. Sirva bem fria com um ramo de hortelã por cima, pães, torradas e o que mais desejar.

 

Bom Apetite!

 

8 Comentários para “Salada Refrescante de Batata com Hortelã

  1. aiaiaiia quando vc escreve que é uma das suas preferidas…..já sei que não sairá mais do meu cardápio …assim como o arroz com grãos de bico….o tomatinho confit o tzatzik a guacamole e tantas outras receitas tão práticas simples de serem feitas e maravilhosas que vc generosamente compartilha! Sou literalmente sua fã! Bjs

    • Ah Siomara, que fofa! Muito obrigada pelo carinho querida, e eu divido com vocês porque adoro saber que também estão fazendo a família de vocês felizes, assim como gosto de fazer com a minha :)
      Beijos!

  2. Pingback: 36 blogs para acompanhar da cozinha (casa e comida) | recepedia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *