Salada de Couve com Laranja

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Salada de Couve com laranja_F&F

Outro dia assistindo ao delicioso programa do Rodrigo Hilbert – o novo queridinho do Brasil em se falando de programas culinários na TV – o vi preparar uma apetitosa salada de couve crua com molho de laranja e na hora minha boca se encheu de água!

 

É claro que eu precisava preparar, não só porque o moço em questão cativa pelo seu jeito simples e prático de apresentar as receitas, mas também porque eu amo couve e já provei algumas vezes salada de couve crua, mas não com este tempero. Além de tudo a salada ficou linda e é absurdamente saudável! Quem olha pra ela tão simples não imagina a delícia que é a combinação da couve com o molho de laranja, é viciante!

 

Prepará-la é realmente muito fácil e o segredo está em usar uma couve orgânica e quanto mais fresquinha melhor. Eu fiz questão de comprar a minha assim – não curto muito aquelas que já vem cortadinhas na bandeja mesmo sendo ultra práticas porque pra mim não se compara ao sabor de uma couve cortada na hora. Outro segredinho foi a dica que o próprio Rodrigo deu no programa dele: colocar a couve já fatiada de molho em água para retirar o amargor da folha. Feito isso é só fazer o molho e ser feliz, muito feliz!

 

SALADA DE COUVE CRUA COM MOLHO DE LARANJA

(receita do Programa Tempero de Família, GNT)

(serve bem 2 pessoas)

 

Ingredientes:

 

  • 2 xícaras (chá) bem cheias de couve fresca fatiada em tiras bem fininhas
  • 1 laranja com a casca bem lavada
  • 1 colher (chá) de mostarda (usei mostarda com mel e ficou divino)
  • 2 colheres (sopa) de vinagre (usei aceto balsâmico)
  • 6 colheres (sopa) de azeite
  • pimenta moída a gosto
  • sal a gosto

 

Modo de Preparo: Antes de fatiar a couve retire todos os talos do centro das folhas. Faça uma pilha com as folhas e enrole todas juntas. Usando uma faca bem afiada fatie a couve em tirinhas bem finas, o mais fino que conseguir. Coloque a couve fatiada de molho em água por uns 5 minutos, depois escorra a água e transfira a couve para o recipiente de servir. Prepare o molho usando um vidro com tampa. Com a laranja ainda inteira rale a parte amarela da casca bem fininha de modo a fazer mais ou menos 2 colheres de raspas de casca de laranja. Dentro do vidro coloque o azeite, o vinagre, a mostarda, o suco da laranja, o sal e a pimenta. Tampe o vidro e agite bastante para que o molho se misture de forma homogênea. Regue a salada com o molho e finalize com as raspas da casca de laranja. Sirva em seguida.

 

Bom Apetite!

 

8 Comentários para “Salada de Couve com Laranja

  1. Amo comer feijoada com laranja, tudo junto, ao mesmo tempo, na mesma garfada! Acho que a delicadeza da laranja combina totalmente com o quente da feijoada! E só de pensar essa salada de couve com laranja, hmmmmmm, imagino que deva ficar mais delicioso ainda! Assim que tiver a oportunidade de testar venho aqui contar como ficou a combinação! ;))))

  2. Nossa! Amo couve! Adorei esse molhinho de laranja! Um trunfo pra dar uma carinha e um sabor diferente pra uma salada simples! Amei! ♥

  3. Tenho um pedidinho a fazer….um dia vc poderia fazer uma receitinha de Hamburguer de Proteína de soja…. com aquele seu “toque” e ensinar aqui….procuro a receita perfeita…mas até hoje não encontrei algo que após comer dissesse…. PERFEITO!….

    Pensa com carinho…kkkkk

    Bjs

  4. Tinha feito essa receita assim que vi no programa dele… Como não gosto de pimenta nem de vinagre, coloquei shoyu light, bem pouco, só pra dar sabor! Ficou uma delícia, essa receita é mesmo inacreditável!!!!!

  5. Gostaria de saber qual é o efeito da laranja com couve numa refeição com feijoada?
    quem reage com quem e faz o que? A laranja tira a gordura da feijoada e aumenta a absorção de ferro (fe+2), em vegetais, estou em dúvida? algum nutricionista ou químico por ai para me esclarecer?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *