Maçãs Desidratadas ou Chips de Maçã

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Maçãs desidratadas_2

A saga da maçã desidratada começou pra mim há algum tempo atrás quando meu cunhado apareceu no escritório com um pacotinho delas e eu simplesmente viciei. Mas as dele eram industrializadas e eu tinha certeza de que era possível fazer em casa sem conservantes, sem açúcar, sem mel, sem nada. Apenas maçãs. E foi assim que eu consegui realizar meu desenho de ter minhas próprias maçãs desidratadas, testando como fazer em casa e com um único e delicioso ingrediente.

 

A gravidez me trouxe alguns hábitos que eu não tinha antes, como a loucura por frutas. Eu sempre gostei de frutas, nem todas na verdade, mas o fato é que eu não costumava comer fruta todos os dias, não tinha o hábito porque não tinha vontade, não sentia necessidade delas. Mas desde o início da gravidez isso mudou e eu devoro várias frutas todos os dias, o setor de frutas no hortifruti passou a ser um verdadeiro prazer pra mim e volto pra casa com pelo menos uns 5 tipos de frutas na sacola de compras. Maçã, pêssego e uva não podem faltar. Maçã então tem sido a minha fruta mais amada e preferida, como todos os dias durante o dia e a noite também, e como é bom!!!! Até me esqueci do meu amado chocolate amargo por causa da maçã, acreditem!

 

Então é claro que aprender a fazer minha própria maçã desidratada era uma obrigação, e agora estou muito satisfeita porque descobri que é facílimo, não toma muito tempo e nem dá trabalho. Pesquisei algumas receitas mas a que mais me cativou foi esta aqui porque só usa mesmo maçãs e mais nada! A única diferença foi que eu preferi as minhas sem o papel manteiga na hora de levar ao forno. Usei uma assadeira top que eu tenho antiaderente e foi sucesso total, porque antes eu testei com o papel manteiga e algumas fatias acabaram colando nele e me deu um trabalho master descolar uma a uma sem quebrar.

 

Agora a receita…uma opção perfeita e muito levinha para lanchinhos ao longo do dia, para carregar na bolsa, para enfrentar o trânsito, e até para incrementar a granola do café da manhã.

 

MAÇÃS DESIDRATADAS OU CHIPS DE MAÇÃ

 

Ingrediente:

3 maçãs pequenas ou médias bem lavadas e com a casca (uso a pequena, do tipo gala)

 

Modo de Preparo: Preaqueça o forno em 110º (se o seu forno não chegar a esta temperatura mais baixa preaqueça o forno em 180º com a porta parcialmente aberta) por uns 15 minutos. Enquanto isso lave e seque as maçãs com a casca e fatie-as na mandolina (aquele fatiador de alimentos que faz lâminas bem fininhas), desprezando os cabinhos e toda a semente que se soltar. Se preferir use um descaroçador de maçã. Ajeite as lâminas de maçã numa assadeira grande de modo que nenhuma fatia fique sobre a outra. Leve ao forno preaquecido por 1 hora em 110º (ou 180º com a porta parcialmente aberta – 4 dedos  de espaço são suficientes, se precisar coloque uma luva de cozinha e/ou panos de prato dobrados para segurar a porta aberta). Depois desligue o forno, vire todas as fatias de maçã e deixe esfriarem lá dentro com a porta parcialmente aberta. Depois de completamente frias armazene em potes com tampa ou de fechamento hermético. Os chips de maçã duram bem até 3 dias.

 

Maçãs desidratadas_1

 

 

40 Comentários para “Maçãs Desidratadas ou Chips de Maçã

  1. Olá! Vou fazer, com certeza. Adoro esses chips. Minha fruta preferida é a banana. Seria possível fazer dessa fruta tb.? Outro dia comprei um punhado no maravilhoso Mercado da Cantareita (o mercadão) mas achei muito artificial…de banana não tinha nada! Gosto muito de tudo o que vc. posta aqui. Parabéns!!

  2. Amei a ideia Amiga, vou fazer demais.
    MARAVILHOSA a sua foto nova. Parabéns!
    Linda como sempre foi =)
    Os lacinhos da Olívia ainda não estão pronto, assim que estiverem despacho urgente.
    Beijos Flor e uma linda semana!

    • Oi Dani, faz sim amore, você vai adorar. Ficam super gostosas e são saudáveis também!
      Obrigada pelo elogio :)
      Não tenha pressa, a Olívia ainda vai levar 3 meses pra chegar…hahahaha
      Beijokas!

  3. Oi Fabi, adorei a receita!!!
    Ja fiz em casa, ontem mesmo e ja acabou! heheh
    Mas nao ficaram muito crocantes acredito que porque nao cortei muito fininha( tive que cortar na mao) ..

    E voce acha que da certo fazer de abacaxi?? Vc ja comeu? É muito bom!! Se eu fizer posto aqui como ficou!! Beijos

    • Oi Rafa, certamente não ficaram crocantes por conta da espessura mesmo, e também é indispensável seguir a temperatura certa do forno e o tempo. Sabe aqueles fatiadores de legumes bem baratinhos que vende em lojas japonesas e até mesmo de R$ 1,99? Você pode usar estes mesmo, não precisa de uma mandolina cara e tecnológica.
      Eu já comi de abacaxi sim e achei bem gostoso, mas o meu preferido é o de maçã :)
      Se dá certo esta mesma receita com abacaxi só mesmo testando pra ter certeza…se fizer me conta tá?
      Beijos!

  4. Oi, bom dia!!
    Fiz essa receita e ficou mesmo muito gostosa, mas perdi boa parte das minhas maças porque ficaram grudadas na assadeira. Devo untar a assadeira??
    bjos
    Adoro seu blog!!

  5. Mesma dúvida da Josie, a assadeira, tem que untar, deve ser antiaderente, ou só o fato de preaquecer o forno resolve?
    Vai rolar um perfume de maçã aqui em casa, certamente.

  6. Amei a receita e suas dicas, parabéns! Deu super certo e já passei a receita para as minhas amigas!! hehe… Gostaria de saber se posso fazer o mesmo processo com bananas. Grata!

    • Oi Carla, obrigada!
      Olha, a princípio dá pra fazer sim, dá para desidratar quase todas as frutas, mas eu nunca fiz com bananas, e penso que como são mais úmidas que a maçã levem mais tempo para secarem.
      se você fizer venha me contar depois como ficou ok?
      Beijos!

  7. Tenho uma macieira no jardim que há semanas está dando 5 kg por semana de maçã. Já fiz geleia, compota… E vou fazer chips urgente!! Amo! Obrigada pela receita. Realmente duram só três dias? E será que você saberia uma dica de fazer mais camadas de maçã na mesma fornada?

    • Sílvia, que delicia ter tantas maçãs assim hein!
      Olha, quanto a fazer várias camadas de chips numa mesma assadeira eu não recomendo porque quando você sobrepõe as maçãs elas acabam abafando as que estão embaixo e em vez de secar cozinham, e assim não chegam ao ponto certo para ficarem crocantes. Dá um trabalho, mas tem que fazer várias fornadas mesmo, ou usar aquelas assadeiras bem baixinhas e usar em duas ou três prateleiras do seu forno ao mesmo tempo.

  8. bom dia …conheci teu site agora, por acaso eu vi essa receita de chips de maçã, mas eu fiz exatamente igual vc falou na receita, mas elas ficaram murchas, o que poderia ter dado de errado, elas estavam bem fininhas, mas estava chovendo no dia e o tempo estava úmido, tem alguma coisa a haver rsrsrr..me ajuda..

    • Oi Elen, não sei o que pode ter acontecido, talvez seu forno tenha ficado fora da temperatura, já que cada forno tem uma potência diferente mesmo, os as fatias de maçã ficaram mais grossas. Acho que a umidade do dia chuvoso também pode ter contribuído sim. Tenta de novo. Beijo

  9. Até agora a melhor receita que encontrei na internet. Cheguei aqui pelo Google, e só depois vi que era o FigoseFunghis. Amo suas receitas, tenho até o app! Bjs!

  10. Oi!
    Você poderia me enviar uma foto da mandolina que você usou?
    Eu tentei fazer com a minha, mas não deu nem um pouco certo, porque as maçãs quebraram toda na hora que chega na semente.
    Então eu tive que abrir e fazer fatias da metade, mas eu queria fazer fatias bonitas como as suas. :)
    Espero que me responda!
    Beijos

  11. Fiz e ficaram ótimas!! Mas descobri que o tempo no meu forno é de 35 minutos à 100 graus. A primeira que deixei por 1h queimou. Fiz no tabuleiro antiaderente. Amei!! Obrigada!!!

  12. Oi
    aprendi a comer as maçãs desidratadas em Blumenau, quando morei lá e descobri que elas são ótimas para o estomago, mas, lá, eu as comia congeladas. Ficam muito boas e a durabilidade aumenta. Obrigado pela receita e muitos beijos
    Evandra

  13. Olá!
    Obrigada pela receita, não esperava que fosse tão fácil! Para fazer Com abobrinha o processo é o mesmo? Estava procurando a de maçã mesmo, mas é lgl ter outras opções! Felicidades com a baby! Sucesso com as receitas! :-) Bjs.

    • Oi Natália, é bem fácil mesmo né? Para fazer com abobrinha ou outras frutas e vegetais é o mesmo processo, só o tempo que pode variar um pouco.
      Obrigada pelo comentário :)
      Beijo

  14. Criado na colonia italo-alemã no RS se fazia muitas compotas e frutas secas, como açucar mascavo, chimia( tipo de geleia) marmelada, perada etc….

    Mas o que sempre gostei eram as frutas secas….peras, passas de uva, maçã, ameixa, marmelo…pessegos….a gente passava na agua quente, e depois colocava numa folha de zinco ou madeira e deixava ao sol até desitratarem…Ou num forno de fazer pão quando chovia..Mas essas de sol , mais gostosas e o Sol coloca muita vitamina nessas frutas, melhor que as compotas….

    Hoje na colonia são raras as pessoas que o sabem fazer….
    A gente fazia compota de tudo, carne de porco, gado, galinha. perdiz, chuchu, pessegos, peras , tomates, repolho , xucrute…., cenoura, milho verde etc….A gente tinha a dispensa ou porão cheio de comida…Se vinha uma visita inesperada a gente abria umas compotas de ameixa e fazia com sagu e comia com arroz ou massa…

    Além de fazermos salame,copa, charque e guardava pernil assado na banha , por falta de geladeira por não ter luz elétrica…..

    Bons tempos em que se comia bem , sem os venenos e sem aditivos….

    • Com certeza o mundo já viveu tempos melhores em termos de alimentação saudável Nelson, mas creio que podemos ver uma pequena luz no fim do túnel porque as mães da atualidade estão se preocupando muito mais com o que dão aos seus filhos, e eu acho que a consciência alimentar começa por aí, desde pequenos.
      Abraços.

  15. Oi Fabiana, boa tarde. Também gosto imensamente de maçãs desidratadas e faço isso em casa. Desenvolvi uma maneira para render a quantidade no forno. Corte as maçãs transversamente (eu retiro o miolo com um instrumento que utilizava para abrir coco verde) e depois utilize um espeto (eu uso espetinho de madeira) e vá colocando as fatias no espetinho. Em cada espetinho eu coloco as fatias de uma maçã, de modo que consigo assar umas seis maçãs ao mesmo tempo. Os espetinhos ficam apoiados nas bordas da forma de assar. Não há como grudar e você nem utiliza papel vegetal. Eu preciso é encontrar uma maneira de fatiar mais facilmente as maçãs. Se você encontrar a solução posta aí para a gente.
    Parabéns e obrigado.

    • Oi Jarbas, que dica boa! Muito obrigada por compartilhar conosco, vou testar com toda certeza!
      Para fatiar as maçãs mais rápido e de modo que fiquem com a espessura certa eu uso uma mandoline, aquele fatiador de legumes bem comum que faz lâminas de batatas chips, sabe?
      Abraços!

    • Lucas, tudo vai depender de quantas bandejas tem o seu forno, e quantas fatias de maçã irá acomodar em cada uma das assadeiras…só testando mesmo para descobrir.

  16. Adorei! Muito obrigada! Eu faço de banana da terra e o meu baby ama! Vou testar de pêra e maçã agora…a minha única dúvida é se pode ser com qualquer tipo de pêra ou maçã. Com a banana, por exemplo, a mais gostosa é a banana da terra mesmo..fica bem docinha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *