Bruschetta de Cogumelos com Salada

quinta-feira, 03 de outubro de 2013

Bruschetta de cogumelos_F&F

 

Para aqueles dias em que eu tenho vontade de uma refeição mais leve acabo optando sempre pela dupla bruschetta + salada ou torta + salada, e acho que formam combinações perfeitas. Esta bruschetta aqui, por exemplo, é bem simples mas com um sabor surpreendentemente delicioso, combinando cogumelos salteados no azeite, ervas e um toque cítrico do limão siciliano com a doçura do molho caseiro de tomates. A saladinha pode ser qualquer uma da sua preferência, porque hoje, aqui, ela é apenas uma coadjuvante.

 

Se você não curte ou se é mais difícil encontrar cogumelos na sua cidade eu sugiro substituí-los por alguma outra opção de vegetais, como alcachofras em conserva, pimentões vermelhos assados ou um mix de abobrinha com berinjela usando o mesmo tempero que vou mostrar aqui. Todas estas versões ficam deliciosas na bruschetta e acompanham muito bem uma saladinha leve e colorida.  O principal é saber que com fome e boa vontade você consegue resultados e combinações deliciosos!

 

BRUSCHETTA DE COGUMELOS

(para 2 unidades grandes, individuais)

 

Ingredientes:

  • 1 pão ciabatta cortado no sentido do comprimento
  • 1 dente de alho descascado e levemente amassado
  • 2 xícaras (chá) de cogumelos variados, limpos  (usei shiitake, paris e shimeji)
  • 4 colheres (sopa) de molho de tomate (eu usei aquele meu molho caseiro*)
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 1 punhado de ervas frescas (usei manjericão, alecrim e salsa)
  • 1 boa espremida de suco de limão siciliano (ou tahiti se não tiver)
  • pimenta moída a gosto
  • sal a gosto

 

Modo de Preparo: Esfregue bem o dente de alho nas duas partes do pão (miolo) e grelhe com o miolo virado para baixo em uma grelha sobre a chama do fogão ou em um grill elétrico por uns 2, 3 minutos minutos. Enquanto isso aqueça o azeite e salteie os cogumelos com as ervas. Quando os cogumelos começarem a murchar junte as ervas frescas e tempere com pimenta e sal a gosto. Continue salteando até que os cogumelos comecem a pegar cor e desligue. Regue imediatamente com o limão espremido e reserve tampado no calor da frigideira. Retire as fatias de pão da grelha e imediatamente divida o molho de tomate em cada uma das partes. Cubra com os cogumelos salteados, regue com mais um fiozinho de azeite e sirva de imediato acompanhado de uma salada bem gostosa.

 

*A receita do meu molho de tomates caseiro está aqui NESTE POST! Corre lá pra conferir, é imperdível!

 

Bom Apetite!

 

2 Comentários para “Bruschetta de Cogumelos com Salada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *