Bruschetta de Bacalhau

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Bruschetta de bacalhau_F&F

 

Aqui em casa nós amamos bacalhau, e é justamente por isso que tem tantas receitas com este delicioso peixe aqui no blog. Outro dia, assistindo ao programa da Carla Pernambuco em que o tema eram as receitas com bacalhau ela preparou uma brandade e sugeriu bruschettas como uma das muitas formas de servir este delicioso prato. Minha brandade de bacalhau não é igual a dela, nem as minhas bruschettas ficaram iguais às dela, porque modéstia à parte eu amo a minha receita de brandade e já sei fazê-la de olhos fechados, e para a bruschetta preferi usar o que tinha em casa e saiu esta maravilha que vocês estão vendo, mas de qualquer forma o programa e as receitas me inspiraram a preparar este petisco para o meu amor, que sempre pede bacalhau!

 

Como eu já disse, a base para a bruschetta é a brandade, e esta minha receita de brandade é facílima e fica uma loucura…cremosa, saborosa e muito perfumada. Achei que a combinação com as cebolas caramelizadas, os tomatinhos picados e as azeitonas pretas ficou de arrasar, mas se você quiser combinar outros ingredientes fique à vontade. Para a torrada da bruschetta eu usei pão integral de sementes e grãos, um pão delicioso que eu sempre gosto de comprar lá no “lugar de gente feliz”, e como eu já disse aqui outras vezes eu prefiro fazer bruschettas com estes pães mais macios (o meu preferido para bruschettas é o pão ciabatta na verdade), porque depois de levado ao forno o pão italiano tradicionalmente usado nas bruschettas fica com a casca muito dura e isto me incomoda um pouco. Mas isto é uma questão de gosto pessoal mesmo, você pode usar o pão que mais gostar.

 

Gente, mas vamos ao que interessa, o que vocês precisam saber é que esta bruschetta é simplesmente irresistível e tem uma apresentação super fofa. Pode ser servida como entrada de um jantar acompanhada de saladinha, como petisco numa noite com amigos e até como um agrado pra você numa noite solitária acompanhada de uma taça de vinho. A brandade eu já fiz para sobrar, e no dia seguinte rolou spaghetti integral com molho cremoso de bacalhau aqui em casa, ou seja, 100% de aproveitamento, desperdício zero.

 

Bruschetta de bacalhau2_F&F

 

 

BRUSCHETTA DE BACALHAU

(rende 12 unidades médias)

 

Ingredientes:

  • 1 receita de brandade de bacalhau
  • 12 fatias grossas de pão integral (ou italiano, ou ciabatta, ou francês mesmo)
  • 1 dente de alho grande
  • 2 cebolas descascadas e fatiadas
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • 1 tomate italiano sem sementes picadinho
  • 10 azeitonas pretas sem caroço picadinhas
  • salsinha fresca picada a gosto (no meu caso muita!)
  • pimenta e sal a gosto
  • azeite o quanto baste para finalizar

 

Modo de Preparo: Prepare a brandade de bacalhau, desligue e reserve. Deixe esfriar um pouco. Enquanto isso derreta a manteiga com o azeite numa frigideira e junte a cebola fatiada, deixando cozinhar em fogo médio e mexendo de vez em quando até quase caramelizar. Tempere as cebolas com sal e pimenta e reserve.Preaqueça o forno a 200º.  Enquanto a cebola cozinha, numa assadeira coloque as fatias de pão, dê uma esmagada no dente de alho e esfregue-o em cada uma das fatias.  Leve ao forno por 5 minutos. Retire os pães do forno, cubra cada um deles com uma porção generosa de brandade e retorne ao forno por mais 15 minutos, até a brandade dourar. Retire do forno, ajeite sobre uma tábua de madeira (ou um prato ou travessa) e monte as bruschettas. Por cima da brandade coloque uma porção da cebola caramelizada, depois um pouco do tomate picado, depois um pouco de azeitonas picadas e finalize com a salsa e regue com azeite. Sirva em seguida. A brandade deve estar bem quente e as cebolas mornas. Os tomates e as azeitonas vão frios.

 

Dica: Sirva as bruschettas com um saboroso molho de pimenta para acompanhar ;)

 

Bruschetta de bacalhau3_F&F

 

Bom Apetite!

 

Um comentário sobre “Bruschetta de Bacalhau

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *