Tzatziki – ou salada de pepino com iogurte

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Tzatziki_F&F

Esta saladinha é bem conhecida por quem aprecia comida árabe e grega, cada uma delas com sua versão, mas a base é sempre a mesma: pepino + iogurte + temperinhos. Eu amo esta salada porque além de ser bem leve e refrescante é muito saborosa e rápida de preparar. Gosto de servi-la acompanhada de pratos quentes como o quibe ou apenas com pães sírios e torradas numa mesa de petiscos. Sim, alguém vai dizer que já tem uma versão desta salada por aqui, e tem mesmo, mas digamos que ela é “do século passado deste blog” e eu gosto de refazer algumas das minhas receitas preferidas com fotos mais bonitas e uma modificação ou outra que na minha opinião só melhoram com o tempo :)

 

Quando eu era criança este petisco era obrigatório nas mesas das festas e dos nossos finais de semana, fazendo parceria com o babaganoush, o homus e a coalhada seca. Acho que a minha mania de petiscar já vem daí, da minha infância e dos hábitos familiares. Em casa não pode faltar uma mesa farta de petisquinhos antes de qualquer reunião, grande ou pequena.

 

Escolhi esta receita hoje em comemoração ao verão que vem se aproximando. Mas comemoração por que? Eu não sou a virtuosa defensora e apaixonada pelo inverno? Sim, eu sou, acontece que eu já me cansei do frio e grávida só consigo pensar em comidinhas frescas e de preferência geladinhas. Não que isto seja motivo para vocês se preocuparem, as saladas e receitas frias estarão sim presentes por aqui neste período, mas sem dúvida alguma as receitas quentes e mui apetitosas também, afinal ninguém consegue viver só de salada, né?!

 

TZATZIKI – ou saladinha delícia de pepino com iogurte

(serve até 4 pessoas)

 

Ingredientes:

  • 2 pepinos japoneses grandes parcialmente descascados e sem as sementes
  • 2 copos de iogurte natural desnatado (ou coalhada)
  • 4 colheres (sopa) de azeite
  • suco de 1 limão
  • 1/2 xícara (chá) de hortelã fresca picada
  • pimenta moída e sal à gosto

 

Modo de Preparo: Depois de descascar parcialmente os pepinos corte-os longitudinalmente e retire as sementes com a ajuda de uma colher de café ou boleador. Despreze as sementes. Fatie as metades dos pepinos em lâminas finas e coloque numa tigela. Enquanto isso misture o iogurte com o azeite, o suco de limão, a hortelã picada e tempere com pimenta moída na hora e sal à gosto. Regue os pepinos fatiados com o molho de iogurte e misture bem. Passe para um recipiente e sirva com pães sírios, torradas como petisco ou como acompanhamento de saladas, quibes e frango grelhado.

 

Bom Apetite!

 

 

11 Comentários para “Tzatziki – ou salada de pepino com iogurte

  1. hummmmm!!! Tava com saudades!!!! Delicia de saladinha!!! Vai pintar em casa esse FDS!!! Amanhã tem feira e providencio o pepino fresquinho!!! Bjão

    • Agora estarei sempre Carol, e mais vezes na semana :) É que semana passada estive no Peru para o festival gastronômico MISTURA.
      Você vai amar esta saladinha!
      Bjos

  2. Olá,
    comecei a fazer essa saladinha recentemente e apaixonei, coloco um teco de alho ralado pra dar aquele saborzinho e quando não tenho hortelã vai salsinha mesmo
    Abraço

  3. Oi Fabi!
    Que legal vc colocando essas receitas gregas/turcas por aqui!!! Descobri-las aqui na Europa e acho ótimo vc ensiná-las aqui no seu blog.
    Queria só te fazer uma pergunta: na receita, não é normal ralar o pepino antes de colocar no iogurte? Sempre fiz assim e acho que o sabor fica ainda mais especial, pois sentimos o “suquinho” do pepino… Vc já tinha visto esta versão?

    • Oi Michele, obrigada ;)
      Eu já vi esta versão sim, mas como a maioria das receitas aqui no blog eu gosto de fazer do meu jeitinho, sempre acabo encontrando uma forma de fazer que me agrada mais. E quanto a ralar o pepino o meu marido reclama que com o líquido no iogurte ele acha muito forte, então eu sempre prefiro picar ou fatiar bem fininho mesmo.
      Bjos

  4. uma dica que fazem aqui na França para o pepino nao soltar agua na salada é de corta-lo em rodelas e misturar com sal fino ou sal grosso, deixar por uma hora em uma escorredeira, isso ajuda a eliminar a agua e deixa-lo mais digesto também, depois é so apertar um pouco e misturar com o molho ( cuidado para não salgar muito o molho )

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *