Palitos Crocantes de Abobrinha

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Palitos de abobrinha_2

 

Esta receita é surpreendente e deliciosa! É tão gostosa que dá até pra duvidar que seja mesmo light! Mas é light sim porque os palitos de abobrinha são empanados numa mistura de farinha integral e depois assados. Quando esta delicinha sai do forno está crocante parecendo batata frita, um acompanhamento super saudável para sanduíches ou uma opção de petisco leve para receber os amigos em casa.

 

Como tudo na vida tem o seu lado B, esta receitinha aqui também tem uma parte chatinha, porque dá um pouco de trabalho para empanar os palitos um a um, mas nada tão aterrorizante assim, nada que você mulher poderosa na cozinha não tire de letra :) e eu garanto que os minutos de chatice valem muito à pena depois pelo resultado! Quando fiz em casa quase não sobrou pra mim, porque “alguém” que duvidava do sucesso da receita atacou os potinhos de abobrinha como se não houvesse amanhã…

 

Ó, a receitinha de hoje tem um bônus: o meu molho caseiro preferido de tomates! Pra vocês usarem e abusarem!

 

PALITOS CROCANTES DE ABOBRINHA

(rende 2 porções)

 

Ingredientes:

  • 3 abobrinhas médias bem lavadas e cortadas ao meio
  • 3 colheres (sopa) de farinha de trigo integral
  • 3 colheres (sopa) de farinha de trigo comum
  • 2 colheres (sopa) de farinha de milho
  • 1 colher (sopa) de queijo parmesão (opcional)
  • 1 colher (café) de sal
  • 1/2 colher (café) de pimenta moída
  • 2 ovos batidos com o garfo
  • azeite o quanto baste

 

Modo de Preparo: Preaqueça o forno em 250º. Enquanto isso unte uma assadeira com azeite e reserve. Numa tigela misture as farinhas, o queijo parmesão, o sal e a pimenta. Com uma colher de chá retire as sementes das metades das abobrinhas e depois corte-as em palitos. Passe os palitos de abobrinha pelos ovos batidos e depois pela mistura de farinhas e coloque na assadeira untada. Repita esta operação até que todos os palitos de abobrinha estejam empanados. Regue as abobrinhas com um fio de azeite (se tiver um borrifador de azeite o resultado será ainda melhor) e leve ao forno preaquecido por 10 minutos, retire, vire as abobrinhas e asse por mais 10 minutos do outro lado. Sirva bem quente com um molho de tomates básico*.

 

Meu molho de tomates básico: bata no liquidificador ou mixer 1 lata de tomates pelados com o suco (geralmente eu não bato, pois uso este molho com massas, mas para este tipo de receita – e também para pizzas – eu prefiro bater pra ficar mais homogêneo). Numa panela refogue 2 dentes de alho bem picados no azeite e junte o tomate batido + 1 colher rasa de café de sal. Quando o molho começar a ferver junte 1 colher de sopa rasa de açúcar mascavo – pois é, pra mim o açúcar mascavo faz TODA a diferença neste molho – e folhas frescas de manjericão (eu sempre coloco bastante e só uso o da folhona grande e brilhante). Abaixe o fogo, tampe a panela e deixe apurar por uns 40 minutos. Ajuste o sal e a pimenta se for necessário e desligue. Este molho pode ser armazenado em potes de vidro com tampa na geladeira por até 4 dias (dá pra congelar também). Fica delicioso com uma massa cozida. Só isso já faz a felicidade de alguém, pode confiar!

 

Quer uma dica de ouro? Anota a receitinha deste molho e leva pra vida, você certamente irá encontrar muitas receitas para usá-lo e por favor, lembre-se de mim quando o sentimento de felicidade e satisfação invadir o seu ser! hahahahaha

 

Neste vídeo AQUI eu ensino a fazer o meu molho de tomates preferido! Caseirinho e delicioso!

 

Palitos de abobrinha_1

 

Bom Apetite!!!

 

 

17 Comentários para “Palitos Crocantes de Abobrinha

  1. Eu simplesmente adoro abobrinha, que só fui conhecer depois de adulta :0
    Já fiz de um tudo com elas, refogada, torta, lasanha, omelete e hoje mesmo vou fazer umas almôndegas!
    Mas essa receita é muito boa, abobrinha versão chips, vai ser minha próxima aventura com certeza.

  2. Amei a receita! Já fiz agora a pouco pro meu marido, imagina um norueguês que ficou feliz! Estamos de reeducação alimentar e evitando chips prontos, dá para substituir muito bem. Ao invés da farinha comum usei a de coco e a farinha integral, na Noruega não acha farinha de milho. Fiz o molho de tomate também, nunca tinha usado o mascavo no molho, realmente faz diferença. Obrigada. Sua receita foi um presentão pra nós!

    • Que bom Dhani, fico muito feliz em saber que eu consigo “enviar presentes” para os leitores queridos mesmo do outro lado do mundo ;)
      Beijos!

  3. Fabi querida, sempre salvando nossa dieta, até na hora dos belisquetes!! Parabéns pela baby a caminho, que ela traga muitas alegrias!! E muita inspiração também, fico só imaginando as receitas de papinhas gourmet saudáveis passando por aqui ;) Bjs

    • Você viu Maisa? Eu nunca esqueço dos leitores de dieta! hahahaha. Aqui tem receita para todos!
      Obrigada querida, graças a Deus estou tendo uma gestação feliz e tranquila, e com certeza as papinhas saudáveis aparecerão de vez em quando, faltam apenas alguns meses!
      Bjos!

  4. Fabi, querida… não sei o que ficou mais surpreendente: a abobrinha ou o molho de tomate!! Puro amor!!! Tua receita me rendeu vários elogios no jantar de ontem! Parabéns!

  5. Fabi, outro dia aprendi um molho de tomate que virou do <3. Ele é super simples, saudável e honestíssimo!
    Vc parte os tomates pela metade e coloca em um tabuleiro, com a parte cortada pra cima. Pode colocar alho, cebola e ervas tb, se quiser. Tempera com um pouco de sal, açúcar, pimenta. Aliás, tem gente que fala pra colocar cenoura ou beterraba tb, pra poder reduzir o açúcar… Rega com um pouco de azeite e coloca no forno por uns 40 min, até a bordinha do tomate começar a dourar. E só.
    Depois vc pode só picar os tomates e comer com uma massa. Ou bater pra deixar mais homogêneo. Como preferir. É de lamber o tabuleiro, com aquele azeitinho que sobra… Faça e me conte depois!
    Aprendi no grupo 365 Dias de Comida Honesta, no Facebook… Entra lá!
    bjs

  6. Que ESPETACULO DE RECEITA!!!Acabei de fazer e comi sozinha 1 abobrinha inteira!!!!rsrsrsr….Obrigada por trazer alegria,sabor,saude e estimulo para ir a cozinha preparar essas delicias!!!Beijo,Fabi!!!

  7. Oiê Fabi,
    Olhá só eu já tô programando minhas refeições de hj.
    Posso substituir a farinha de milho (não tenho em casa).
    Mas tenho milharina, fubá e farinha panco.
    Pela sua experiência, alguma delas pode entrar no lugar da farinha de milho ?
    bjs
    Em tempo: quero mais post – hihi

    • Oi Soninha!
      A farinha panco fica sensacional nesta receita, pode usar!
      Pode deixar que estou providenciando mais posts pra vocês :)
      Beijo!

  8. Pingback: Palitos Crocantes de Abobrinha | Fit & Recipes

  9. Oi, Renata! Adoro abobrinha e já fiz algo parecido, mas cortei em rodelas. Fica ótimo!
    Tenho uma dúvida: eu poderia levar para um picnic ou algo assim? Ou seja, precisa ser servida na hora?

    Abraços

    • Oi Ariane, na minha opinião é sempre mais gostoso na hora que fica pronto, mas se você quiser levar para um picnic pode também, basta saber que não vai estar quentinho, claro ;)
      Beijo,
      Fabi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *