Legumes Gratinados com Tofu

segunda-feira, 02 de setembro de 2013

Legumes gratinados com tofu2

Esta receita é uma delícia vegetariana. Bem levinha, nutritiva e temperada no ponto certo, pode ser uma ótima opção para refeições pouco calóricas e para aquela controlada básica nos dias de semana. Receitinha fácil, daquelas que se faz até em dias de preguiça.

 

Eu sou suspeita para falar sobre o tofu – queijo de soja para quem não conhece – porque eu simplesmente amo e pra mim ele é delicioso até puro com um pouquinho de molho de soja e ervinhas picadas, mas engana-se quem pensa que tofu serve apenas para complementar uma salada ou para acompanhar a comida japonesa. Eu por exemplo faço infinitas receitas com tofu, e esta é uma delas, usando o tofu numa receita quente no lugar do queijo “gordo” para dar aquele arzinho de “queijo gratinado”. Mas é claro que como o tofu não possui gordura ele não derrete, mas dá uma douradinha, fica com um sabor delicioso e combina muito bem com os legumes assados.

 

Aqui eu usei apenas abobrinha, berinjela e tomate, mas poderia acrescentar outros legumes e verduras que ficaria igualmente bom! E tem coisa melhor do que comer uma comidinha deliciosa e depois não ficar com peso na consciência (nem na balança)?

 

LEGUMES GRATINADOS COM TOFU

(serve até 4 pessoas)

 

Ingredientes:

  • 1 berinjela grande fatiada (com ou sem a casca, como preferir)
  • 1 abobrinha grande fatiada
  • 2 tomates grandes fatiados
  • 1/2 tomate sem sementes picado
  • 1 talo de alho poró fatiado
  • 1 copo de suco de tomate (ou tomate pelado batido no liquidificador)
  • 6 fatias de tofu firme
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • ervas frescas a gosto (usei alecrim, manjericão e hortelã)
  • pimenta e sal a gosto

 

Modo de Preparo: Forre o fundo de um refratário com metade do suco de tomate. Faça uma camada de berinjela, depois uma de abobrinha e uma de tomates, temperando cada camada com as ervas frescas, uma pitada de sal e pimenta. Regue com a outra metade do suco de tomate, depois com o azeite e por fim distribua as fatias de tofu. Finalize com o alho poró fatiado, com as ervas frescas e o tomate picadinho. Leve ao forno preaquecido em 180º por 40 minutos ou até que os legumes estejam macios e o tofu levemente dourado. Sirva em seguida.

 

Legumes gratinados com tofu1

Bom Apetite!

 

7 Comentários para “Legumes Gratinados com Tofu

  1. Confesso que ainda não me entreguei por completo ao tofu, também porque não sei muito bem como cozinhá-lo. Seja como for esta receita parece-me uma delicia pelo que vale mesmo a pena experimentar :)
    Grande beijinho

  2. Fabiana, TIVE que vir te deixar esse recado!
    Conheci hoje seu blog e estou simplesmente encantada! Suas receitas são tão maravilhosas que dá vontade de ir correndo para a cozinha… E além de tudo parecer delicioso demais, esse blog é a coisa mais linda que já vi na internet! Gostoso de ler, com fotos lindinhas, textos escrito de amiga para amiga e delícias incríveis!
    Parabéns por esse trabalho fofo demais, vou acompanhar todos os dias!
    Um beijo

  3. Fabi, ótima idéia! Tenho umas abobrinhas e beringelas em casa, e um tofu defumado esperando algum destino. Já sei qual é, hj à noite mesmo!
    Obrigada!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *