Kibe de Berinjela

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

kibe de berinjela_F&F

Em casa nós amamos comida árabe, e o kibe (ou quibe) é figura constante nas nossas refeições, e justamente por isso é que aqui no blog já tem várias versões dele: o clássico de carne, o vegetariano, o recheado com queijo cremoso, o de abóbora, o primavera, o de abobrinha, e agora chegou a vez da versão feita com a minha amada berinjela!

 

A receita vem lá do blog da minha amiga Faby, que arrasa muito nas receitinhas, e logo que bati o olho neste kibe eu sabia que ia me apaixonar por ele. E de fato fica maravilhoso, bem levinho, com um sabor meio defumadinho exatamente como eu esperava. Para acompanhar eu servi a saladinha de pepino com iogurte, a Tzatziki que ensinei aqui outro dia.

 

Esta receita é fácil de preparar e é uma opção vegetariana deliciosa para quem curte comida árabe mas não come carne.

 

KIBE VEGETARIANO DE BERINJELA

(serve até 4 pessoas)

 

Ingredientes:

  • 1 xícara de trigo para kibe já hidratado em água por 1 hora
  • 2 berinjelas grandes bem lavadas e cortadas ao meio no sentido do comprimento
  • 1 pitada de garam masala (ou canela)
  • 1 cebola pequena bem picada
  • 1 dente de alho ralado ou bem picado
  • 1 pitada de pimenta síria
  • cebolinha picada a gosto
  • hortelã picada a gosto
  • 1 colher (chá) de manteiga (ou tahine)
  • 1 punhado pequeno de amêndoas picadas
  • azeite e sal o quanto base

 

Modo de Preparo: Depois de hidratar o trigo aperte-o bem para retirar qualquer excesso de água, deixe-o bem solto. Enquanto o trigo estiver hidratando faça cortes superficiais quadriculados nas polpas das berinjelas e tempere com sal e pimenta a gosto. Leve para assar até que a polpa esteja macia (mais ou menos 40 minutos em 180º). Retire as berinjelas do forno, raspe apenas a polpa com uma colher e transfira para uma tigela. Junte o trigo hidratado e tempere com o restante dos ingredientes. Ajeite o kibe de berinjela numa travessa, regue com um fio de azeite e leve para assar por 30 minutos em 180º ou até que a superfície esteja dourada. Sirva em seguida com os acompanhamentos que preferir.

 

Kibe de berinjela2_F&F

Para conferir outras receitas de kibe (ou quibe) já publicadas aqui:

 

Bom Apetite!

 

9 Comentários para “Kibe de Berinjela

  1. Maravilha Fabiana!! Você pode por favor me dizer como fazer este acompanhamento que está na foto. Deve ser pepino com iogurte certo?

    Obrigado e abração para a família!!

  2. Acabei de almoçar cardápio completo by Figos e Funghis… Esse kibe é escandalosamente maravilhoso, super leve uma delícia….não tinha as amêndoas, mas ficou maravilhoso da mesma forma!
    Para acompanhar lógico que segui a sua dica do Tzatziki, que ficou maravilhoso!
    Quem não fez …faça….imperdível…e muito light….. Fazendo as contas, o prato montado com o kibe, o tzatziki e mais umas folhinhas de alface com uma cenourinha raladinha somente 350 calorias de pura gostosura

    Adoroooo tudo por aqui…quando é vegetariano…mais ainda!!!!! Bjcas

  3. Oi, Fabiana

    Eu adoro kibe e adorei a sua receita, mas descobri a pouco tempo que sou celíaca e estou procurando algum tipo de substituto para o trigo. Você tem alguma sugestão?

    Obrigada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *