Torta Rústica com Massa Integral

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Torta Rústica de Massa Integral_F&F

 

Quem está sempre por aqui sabe que eu amo tortas! Pra mim as tortas além de deliciosas são uma refeição perfeita para qualquer horário do dia (ou da noite), são práticas de preparar e confesso que tenho imenso prazer em preparar a massa.

 

Ok, para alguns pode parecer chato ficar juntando ingredientes, amassando-os e sujando as mãos, e depois esperar descansar, crescer, etc. Mas no meu caso é um imenso prazer, mesmo! É tão bom que eu só recorro às massas compradas prontas em caso de extrema urgência e necessidade, até porque as receitas que eu mais uso de massa de torta são muito fáceis e não dão todo este trabalho que imagina-se com o terrível “mito das tortas”.

 

Esta massa aqui, por exemplo, é a mesma massa da minha amada “Galette de Cebola” que faz bastante sucesso por aqui, mas dessa vez eu optei pela versão integral e usei outro recheio combinando abóbora assada, queijo gorgonzola e folhas de sálvia fresca que dão um perfume incrível e combinam demais com abóbora. Mas, como eu sempre digo, quem manda no recheio aí na sua casa é você! Aproveite a massa e use a criatividade para rechear do que der vontade. A versão com cebolas caramelizadas mesmo é um escândalo, mas há tantas outras combinações possíveis e igualmente deliciosas que vale à pena testar.

 

Receita moleza de fazer – e mais moleza ainda de comer – e o mais bacana desta tortinha é que ela é uma torta rústica, que não exige formas corretas. O negócio é botar o recheio no centro da massa e fechar a borda para fazer uma “cerquinha” para o recheio não vazar, deixando-o aparente no centro, o que a torna ainda mais atraente porque tudo que fica ali fica mais douradinho e dá uma leve caramelizada…enfim, é irresistível! Mas ó, já aviso que esta torta é pequena e rende apenas 4 pedaços, ou seja, se for uma refeição serve duas pessoas, mas se quiser dobrar ou triplicar a quantidade de torta é só adaptar a quantidade dos ingredientes da massa e do recheio ;)

 

TORTA RÚSTICA INTEGRAL COM ABÓBORA, GORGONZOLA E SÁLVIA

(serve duas pessoas)

 

Ingredientes da massa:

  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo integral
  • 1/3 de xícara (chá) de óleo de girassol
  • 1/3 de xícara (chá) de água fria ou gelada
  • 1 colher (café) de sal

 

Ingredientes para o recheio:

  • 3 xícaras (chá) de abóbora descascada e picada (de qualquer tipo)
  • 3 colheres (sopa) de azeite
  • 100g de queijo gorgonzola picado ou amassado
  • pimenta à gosto
  • folhas de sálvia fresca (ou alecrim)
  • sal à gosto (considere que o gorgonzola já tem sal)

 

Modo de Preparo: Em um bowl junte a água fria, o óleo e o sal e bata bem com fouet ou garfo até formar um líquido branco. Polvilhe a farinha aos poucos (eu gosto de usar uma peneira para isso) e vá misturando sem parar de mexer até formar uma bola mais firme de massa. Transfira a massa para a bancada de trabalho (ou sobre uma tábua de cozinha) e amasse bem em movimentos de vai e vem até perceber que a massa está bem firme e um pouco elástica. Volte a bola de massa para o bowl, cubra com um pouco de farinha e deixe descansar por 40 minutos a 1 hora (dependendo do tempo disponível e da pressa). Enquanto isso prepare o recheio. Regue a abóbora picada com o azeite, tempere com um pouco de sal, pimenta e coloque sobre uma assadeira. Leve ao forno pré-aquecido em 180º por 40 minutos. Reserve. Voltando para a massa, após o tempo de descanso abra-a com um rolo deixando-a arredondada e fina. Coloque a massa sobre um pedaço de papel manteiga, e depois numa assadeira. Ajeite as abóboras assadas no centro da massa, cubra com o queijo gorgonzola, com algumas folhas de sálvia e feche as bordas apenas fazendo uma proteção para o recheio não escapar. Leve ao forno pré-aquecido a 180º por 30 minutos ou até dourar. Sirva quente.

 

Bom Apetite!

 

 

 

 

19 Comentários para “Torta Rústica com Massa Integral

  1. Fabiana, PARABÉNS (li a boa nova no post anterior)!!!!!
    Muita saúde para ti e a bebê.
    Amei esta torta.
    Pensei em recheá-la com berinjela. Qual seria sua sugestão de preparo? Assá-la, grelhá-la? Estou em dúvida.
    Obrigada pelas delícias que posta!

    Sucesso hj e sempre!

    • Humm Erika, com berinjela deve mesmo ficar sensacional! Eu faria a berinjela assada ou rapidamente refogada (picada com a casca mesmo) com pimentão vermelho, cebola, azeite e salsinha. Para combinar pode usar ainda um pouco de ricota fresca amassada ou ralada :)
      Beijos e obrigada pelo carinho!

  2. Fabi, essa vai pra assadeira, com toda certeza!!! Já fiz diversas vezes essa massa de torta, que vc já tinha dado no blog, só que sempre com fabrinha branca!!! Está linda demais!!! Bjo enorme

  3. Olá, acompanho o blog a pouco tempo, gostaria de saber, posso substituir o óleo de girassol por azeite extra virgem? Adorei o blog me ajudou bastante, estava louca atrás de como fazer massa integral para tortas :*

  4. Oi Fabiana!!

    Amo suas receitas, faço visitinhas diárias…hehehe
    queria saber se aconselha que essa torta seja congelada.
    preciso de praticidade em minha vida…hehe.

    Obrigada e parabéns pelo baby…

    • Lidiane, dá pra congelar sim, mas eu recomendo que você congele já aberta, em forma de discos. Antes de usar (após o congelamento) deixe descansando por uns 30 minutos.
      Obrigada ;)

  5. Oi Fabi, fiz essa torta ontem…segui a receita certinho, porém a massa ficou muito oleosa. Não usei oleo de girassol e sim de canola, pode ter sido isso? Mas no final todo mundo gostou!! kkk bjs

    • Bia, a minha nunca ficou oleosa, mas talvez seja a quantidade de farinha que você usou – mediu direitinho a farinha apertada na xícara?
      Tanta coisa pode ter acontecido, porque fazer massa é delicado mesmo, os ingredientes precisam estar bem bonitinhos, dentro da validade, na temperatura certa, enfim. Tenta de novo! Mas se todos gostaram é porque ficou boa né? kkkk
      Bjos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *