Torta de Abóbora Light

quinta-feira, 04 de julho de 2013

Torta de abóbora light_F&F

Pra mim tudo o que é de abóbora já é mais tentador, já que ela é uma das minhas queridinhas no reino vegetal. E eu já contei aqui que além de ser deliciosa e muito versátil a  abóbora é também cheia de vitaminas e pouco calórica né?! Então, esta tortinha de abóbora aqui é muito saborosa e é bem levinha, com poucas calorias e muito fácil de preparar também.

 

Esta tortinha aqui eu fiz para um brunch na minha casa num domingo desses. Eu adoro um brunch, e nesta ocasião eu consigo preparar várias comidinhas com calma e gosto de encher a mesa de delícias. Como vocês sabem o brunch é um mix de café da manhã com almoço e esta refeição luxo foi criada pelos sábios britânicos, mas foi adotada como a queridinha dos americanos também e aos poucos vai ganhando o coração dos brasileiros. Cada vez mais se vê casas especializadas em brunch por aqui, mas eu confesso que prefiro o charme e o prazer de preparar o meu próprio e chamar algumas pessoas queridas para partilhar deste deliciosa refeição.

 

Em um brunch caprichado pra mim não pode faltar ao menos uma torta deliciosa e bem levinha, e na maioria das vezes a eleita por mim é a quiche. Desta vez eu fiz uma variação daquela minha já bem conhecida por aqui quiche sem massa, usando abóbora, cogumelos, e um pouquinho de queijo de cabra com uma base de ovos e iogurte para garantir a leveza da massa. A tortinha ficou linda, cresceu no forno e ficou bem firme e quando foi pra mesa fez sucesso entre os convidados. Ponto para a praticidade porque eu não levei nem 15 minutos para preparar a massa e colocá-la no forno ;)

 

TORTA LIGHT DE ABÓBORA

(serve até 6 pessoas)

 

Ingredientes:

 

  • 2 xícaras (chá) de abóbora cabotiá sem casca picada em cubinhos
  • 1 xícara (chá) de cogumelos (usei shiitake, mas pode ser qualquer um)
  • 2 copinhos de iogurte desnatado (com aproximadamente 170g cada)
  • 4 ovos inteiros
  • 3 colheres (sopa) de queijo ralado (usei um queijo de cabra que tinha na geladeira, mas pode ser queijo minas fresco, ricota ou até o parmesão)
  • 3 colheres (sopa) de farinha de aveia
  • 1 colher (chá) de fermento químico em pó
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • pimenta e sal a gosto
  • ervas picadas a gosto (usei apenas ciboulette)

 

Modo de Preparo: Preaqueça o forno em 180º. Numa tigela misture bem o iogurte com os ovos, batendo por alguns minutos com um batedor de arame (fouet) até que dobre de volume. Junte a abóbora picada, os cogumelos, o queijo, a aveia, o azeite, a pimenta o sal e por fim o fermento. Mexa novamente, mas desta vez com delicadeza apenas para incorporar tudo. Forre uma assadeira de fundo removível com papel manteiga (se precisar unte a parte de baixo com umas gotinhas de óleo para o papel grudar melhor na forma). Despeje a massa da torta sobre o papel manteiga e leve ao forno preaquecido em 180º por 30 minutos, ou até que a torta esteja crescida e levemente dourada na superfície. Sirva quente.

 

Torta de abóbora light2_F&F

Que tal entrar no clima e organizar um delicioso brunch na sua casa no próximo final de semana?

 

Bom Apetite!

 

23 Comentários para “Torta de Abóbora Light

  1. Oi Fabi,

    Então eu vim aqui para te agradecer…
    Estou em tratamento de emagrecimento e em 2 meses já diminui 15 quilos, porque estou te contando isso? Pois muitas das receitas da minha alimentação do dia a dia eu tiro do seu blog.
    Principalmente a janta, acho que posso dizer que 90% das minhas jantas desde o inicio do meu tratamento foram retiradas daqui.
    Sei que seu blog não é voltado para isso, e isso que é bacana, você se preocupa com a alimentação saudável e não deixa a comida ficar com aquela cara chata e sem graça de “comida de dieta”.
    Não sei se você tem noção de como isso é importante para mim, e com certeza é para outras pessoas também. Não deixar a minha dieta cair na mesmisse esta me dando animo de não parar, e pela primeira vez venho conseguindo resultados que não tinha conseguido antes com dieta nenhuma. Eu amo cozinhar, mas tenho criatividade zero! Cozinhar pra mim também é muito legal, saber que a comida foi feita com ingredientes saudáveis, de qualidade, sem gordura, é bom demais.
    Desculpa usar esse seu espaço para meu depoimento, mas queria que você soubesse o quanto você e o Figos e Funghis estão sendo especiais na minha vida e na da minha família!
    E olha que legal, já tenho o prato do almoço do sábado! Torta de abobora! :)
    Obrigada, mesmo, de coração! <3
    Beijos

    • Ah Teca que recado mais lindo, ou melhor, que depoimento mais lindo! Eu é que te agradeço muito por vir aqui me contar sua experiência e fico imensamente feliz em saber que mesmo não sendo um blog de receitas fit as receitinhas light que eu publico por aqui estão contribuindo para que você e sua família tenham uma vida mais saudável.
      O espaço aqui é de vocês e é pra isso mesmo, pode vir sempre que quiser, e olha, eu ganhei o final de semana com o seu depoimento. Fazer um blog é difícil, exige dedicação e às vezes bate uma preguiça, um desânimo, mas são depoimentos assim como o seu que me fazem lembrar que tudo vale à pena sim e me fazem querer continuar sempre! Se eu te ajudo pode ter certeza que você também me ajudou agora viu ;)
      Beijão e boa nova vida saudável pra você <3

  2. Adorei o depoimento da Teca! E posso aproveitar e dizer que eu nunca gostei de comidas saudáveis, mas suas receitas me ajudaram a enxergá-las de outra forma, vendo que elas podem ser saudáveis, mas também gostosas. Sempre que quero alguma receita o seu blog é o primeiro lugar que procuro… Além de vc ser uma fofa! :*

    • Oi Denise, bom dia! Você pode substituir o leite por leite de vaca sem lactose (0% lactose, ou de soja, ou de amêndoas), e o iogurte por creme de leite de soja. Dá super certo e fica delicioso!
      Beijos

  3. Oi Fabi!
    Também adoro abóbora! Muito mesmo! E sua torta ficou muito charmosa! Aliás, todas as suas postagens são uma inspiração! Até tomei coragem para começar um blog também…Tenho tido pouco tempo e um pouco de preguiça (confesso!) para tirar boas fotos, mas sempre estou na cozinha batendo as panelas.
    Muito obrigada pelas dicas e por mostrar que cozinhar não precisa ser complicado!

  4. Oi Fabi!!! Faz tempo que não faço uma receita sua!!!!! Saudades!! Mas é que ando preguiçosa…rsrrs
    Amanhã essa receita será nosso jantar…com um vinho bem gostoso!
    Obrigada!
    bjooos.

  5. Oi Fabi!
    Parabéns pelo blog, acesso com frequência e já fiz mtas receitas suas. Marido e todos que provam elogiam demais.
    Tô com uma dúvida…. A abóbora picada vai crua mesmo?
    Beijos,
    Fabi

    • Obrigada! Fico feliz em saber!
      A abóbora vai crua sim, porque como ela vai picada bem miudinha ela cozinha junto com a torta e fica bem macia.
      Beijos

  6. Fabi, como sempre uma receita maravilhosa…estava com uma moranga me olhando há 2 dias e não queria repetir mesma coisa de sempre, aí resolvi dar uma olhadinha aqui…rsrs… sucesso total! Bjs

    • Que bom Carine! Esta tortinha é bem gostosa e você também pode variar nos ingredientes, substituir a abóbora por outros vegetais, trocar os cogumelos, e assim por diante.
      Beijos

  7. Oi Fabi!

    Amo suas receitinhas e o capricho dos seus pratos…
    Uma informação dessa torta: a abóbora é crua ou pré-cozida?
    Thanks!!!! Bjkaaaa

  8. Fabi! Fiz essa torta no almoço de hj. Usei cogumelo portobello e parmesão. Deliciosa!! Foi o maior sucesso! Obrigada por dividi-la com a gente! Super fácil e saborosa.
    Bjs

  9. Pingback: Turbinando a Dieta Dukan - Eu Sei Disso...

  10. Oi Fabi!
    Estou apaixonada por suas receitas, uma fonte incrível para inspirações!
    Queria fazer uma pergunta: o que poderia substituir a farinha de aveia? Aveia em flocos? Farinar integral?
    Pergunto pq normalmente não tenho farinha de aveia em casa, só em flocos.

    Bjos

    • Patrícia, obrigada! Fico feliz que goste daqui :)
      Quanto à sua pergunta pode usar amaranto em flocos ou flocos de aveia. A farinha integral também serve, mas deixa a torta mais pesada.
      Bjo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *