Figos Assados com Mel e Coalhada Seca com Amêndoas

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Figos assados com mel_1

Quer aproveitar o final da época de figos e arrasar com uma receitinha coringa que pode ser servida como petisco, como entrada acompanhada de salada de folhas verdes ou ainda de sobremesa? Então vem comigo!

 

Esta receitinha aqui é tão simples e tão rápida de preparar que nem parece que o resultado é algo tão lindo e tão cheio de glam assim. Desta vez eu servi estes figos assados com mel como petisco, acompanhados de um potinho de coalhada seca regada com mel e salpicado de amêndoas picadas. Até quem dizia não gostar muito de figo amou esta combinação e também o sabor do figo depois de assado com o mel. E realmente o sabor muda mesmo, a textura também fica diferente e a combinação parece aqueles casos de casamento perfeito. E o melhor de tudo é que eu não levei nem 10 minutos para preparar. Depois foi só esperar o tempo de forno e pronto!

 

Você também pode aproveitar esta forma de assar os figos para servi-los como entrada acompanhados de salada de folhas e lascas de queijo, ou ainda como parte de uma salada de frutas regada com suco de laranja, de maracujá ou de uma caldinha de mel de flor de laranjeira. Já testei todas as opções e ficam deliciosas!

 

FIGOS ASSADOS COM MEL

(como petisco serve até 6 pessoas)

 

Ingredientes:

 

  • 12 figos maduros bem lavados e cortados no sentido do comprimento
  • 4 colheres (sopa) bem generosas de mel
  • 1 colher (sopa) cheia de açúcar mascavo ou demerara
  • 1/2 xícara (chá) de coalhada seca para servir
  • 2 colheres (sopa) de mel para servir
  • amêndoas picadas a gosto para servir

 

Modo de Preparo: Preaqueça o forno em 200º por 10 minutos. Disponha as metades dos figos em um refratário e regue com o mel e depois polvilhe o açúcar demerara sobre cada uma delas. Leve para assar por 10 a 15 minutos ou até perceber que o mel e o açúcar derreteram e o figo está bem macio. Já no prato de servir coloque a coalhada seca num potinho no centro, e os figos assados ao redor. Regue tudo (a coalhada e o figo) com o mel e depois salpique as amêndoas picadas. Sirva em seguida.

 

Em breve passo pra vocês uma receita linda de coalhada seca da minha mãe que faz sucesso há anos na minha família ;)

 

Figos assados com mel_2

 

Bom Apetite!

 

12 Comentários para “Figos Assados com Mel e Coalhada Seca com Amêndoas

  1. Que ideia simples e luxuosa ao mesmo tempo, para quebrar o jejum sem suas receitas! Não sou super fã de figos, mas fiquei bem tentada a arriscar prepará-los assim!

    Esperando ansiosa pela receita da coalhada seca sucesso de mãe :)

    Bjs

    • Oi Maisa, pode testar que você vai curtir, mesmo que não seja tão fã de figos ;)
      Ah querida, nem me fala, eu ando fazendo um jejunzinho mesmo, mas é por uma boa causa. Em breve as postagens retornarão com ritmo normal, à todo vapor!
      Beijos

  2. Fabi!
    Parabéns pelo blog! Obrigada por compartilhar estas receitas maravilhosas e simples de fazer!!
    Seu blog é como se fosse o meu livro de receitas online, pois sempre que tenho que fazer alguma coisa, eu venho direto p/ ele, e consigo achar receitas p/ tudo o que quero fazer!!
    Ele consegue ser inda melhor pq vc sempre tenta fazer as coisas mais lights e saudáveis possíveis, e eu adoro isso tb!
    Esse blog foi um achado…. Obrigada mesmo. Espero que ele nunca saia do ar! Caso isso for acontecer algum dia, me avise p/ eu salvar todas as receitas!!!!! kkkkkkkk
    Deus te abençoe.
    Beijos

    • Obrigada Jú! E não se preocupe querida, o blog nunca sairá do ar não viu, estarei sempre aqui, firme e forte!
      Tenho enfrentado alguns probleminhas nas últimas semanas e por isso as postagens estão mais devagar, mas não se preocupe que logo logo tudo voltará ao normal, com postagens a semana toda como vocês gostam! :)
      Beijão!

  3. Achei ótima essa receita porque pretendo, para o almoço de ano Novo, fazer comida arabe e não tinha ideia de uma sobremesa legal. gostei muito da sugestão, só quero saber se posso servir fria, como sobremesa. Um grande abraço e Feliz ano Novo para todos.

  4. Adorei a receita e me sentiria honrada se pudesse receber a outra de coalhada seca. Nem sei como é, mas deve ser excelente, tendo em vista essa que chegou às minhas mãos.
    Agradeço a benignidade em compartilhar seus tesouros. Um ano nono NOVO para você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *