Couscous com Pesto de Agrião

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Couscous com pesto de agrião_F&F

Eu adoro couscous porque acho um prato fácil, rápido e muito versátil, que aceita muitas combinações diferentes. É como se fosse macarrão, você pode fazer o molho que tiver vontade que vai ficar bom! Só que dessa vez eu usei um couscous diferente, conhecido como “couscous israelense” ou “pearl couscous” (que traduzindo para o português seria couscous pérola).

 

Eu já havia provado este tipo de couscous em restaurantes e tinha vontade de fazer em casa, mas não tinha ido atrás para procurar. Até que outro dia passeando por um dos meus empórios preferidos (sim, este tipo de passeio pra mim é como crianças indo pra Disney) eu me deparei com uma caixinha linda deste couscous pérola (e com este nome fofo então!) piscando pra mim e não tive dúvidas, tratei de colocar logo no carrinho.

 

Bem, como era a primeira vez que eu faria escolhi um molho simples que combinasse com peixe grelhado, com filé de frango grelhado ou com outros vegetais e decidi fazer um molho pesto de agrião. Molho pesto pra mim é tipo aquele vestido pretinho básico, já fiz o tradicional com manjericão, já fiz de ervas variadas, de brócolis, de rúcula e agora o de agrião, que foi super aprovado! E é claro que se você não achar o couscous israelense (ou pérola) aí perto de onde mora, pode substituir pelo couscous marroquino tradicional ou até mesmo por uma massa curta como parafuso, pene, padre nosso e servir frio ;)

 

COUSCOUS COM PESTO DE AGRIÃO

(serve até 4 pessoas)

 

Ingredientes:

  • 1 xícara (chá) de couscous (ou israelense, ou marroquino, ou massa curta)
  • 2 xícaras (chá) de caldo de legumes caseiro
  • 3 xícaras (chá) de folhas de agrião bem lavadas
  • 1/2 xícara (chá) de azeite
  • 4 colheres (sopa) de nozes, amêndoas ou castanhas picadas (usei macadâmias)
  • 1 colher (café) de sal
  • 1 colher (sopa) de queijo parmesão ralado
  • 1 pitada de pimenta preta moída na hora

 

Modo de Preparo: Aqueça o caldo de legumes até que fique bem quente. Junte o couscous e desligue o fogo. Deixe descansar por 20 minutos, passe para um refratário e solte os grãos com um garfo, deixando esfriar. Enquanto isso bata no processador o agrião, o azeite, as nozes, o queijo, o sal e a pimenta até obter uma pastinha verde bem cremosa. Junte o molho pesto ao couscous e misture bem. Sirva com carnes grelhadas ou vegetais grelhados.

 

Pesto de agrião_F&F

Bom Apetite!

6 Comentários para “Couscous com Pesto de Agrião

    • Erica, não é o mesmo que o bulgur ou trigo grosso. Na verdade o couscous israelense é um tipo de massa em forma de bolinhas, como se fossem miçangas. Um bom substituto para ele seria aquela massa orzo que parece um grão de arroz. Sabe qual é? Não conheço os empórios no RJ, mas certamente em empórios gourmets mais especializados você irá encontrar. O sabor dele lembra a macarrão mesmo.
      Bjos

  1. Fabi,
    Moro em Israel tem 3 anos e SEMPRE que vou pro Brasil, levo Ptitim (esse eh o nome do Couscous perola, em Hebraico) pro meu pai, que ama. Onde vc encontrou no Rio? Vou contar pra ele.
    Ptitim aqui eh classico – nao eh um prato nada fancy, eh comida que eh servida no exercito e nas creches, escolinhas, pq, como o arroz, ele “inch”, eh barato e super calorico – tem mt energia. Descobri logo na minha primeira semana aqui em Tel Aviv e passei um ano inteiro comendo ptitim todo santo dia (aqui tem de todas as cores, formatos – estrelinhas, dinossauro, argolas eheh- e sabores, que nem macarrao mesmo). O gosto dele e de macarrao, mas a cara e de arroz, mt doido! As americanas que moraram comigo so chamavam de “Little pasta balls”.
    Amei saber que tem ai no Rio tb!
    Mil bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *