Sopa de Cebola no Pão

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Sopa de Cebola no Pão Italiano_F&F

Eu sou uma amante assumida das sopas, e na verdade pra mim nem precisa estar frio para ser dia de sopa em casa! Esta sopa de cebola é uma das minhas favoritas, principalmente porque além de deliciosa ela não é tão calórica e tudo o que tem cebola pra mim tem sabor de céu, de amor, e de tudo o que é bom, porque cebola é bom demais!

 

 

A origem desta sopa de cebola é francesa, mas depois de conquistar tantos fãs mundo afora já se tornou uma receita do povo, ou melhor, de todos os povos. Muitos lugares servem esta delícia dentro do pão italiano, inclusive o nosso Ceagesp serve há décadas a famosa sopa de cebola que já é velha conhecida dos paulistanos, servida durante a noite e início da madrugada no inverno.

 

Antes que alguém venha me corrigir e dizer que a minha receita não é a mais tradicional e etc., já aviso que a minha versão desta sopa é um pouco diferente da receita tradicional porque eu prefiro usar farinha de rosca no preparo em vez de farinha de trigo, e se a farinha de rosca for caseira e caprichada então o resultado fica melhor ainda! Outra coisa que eu não abro mão é de fazer esta sopa com as cebolas caramelizadas em vez de cruas ou apenas refogadas como outras versões que já provei, mas o que importa mesmo é que esta sopa é boa demais e muito fácil de fazer, e quem é que não tem sempre umas cebolas em casa né?!

 

SOPA DE CEBOLA NO PÃO ITALIANO

(serve até 4 pessoas)

 

Ingredientes:

  • 4 cebolas grandes descascadas e fatiadas em meia lua
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • 4 colheres (sopa) de farinha de rosca
  • 1 folha de louro
  • 1,3 litros de caldo de frango ou de legumes (pode ser caseiro, pode ser industrializado dissolvido em água ou apenas água)
  • 1 pitada de pimenta moída
  • 1 pitada de noz moscada ralada
  • sal a gosto
  • queijo ralado para finalizar (usei gruyère, mas pode ser qualquer um)
  • 1 Pão italiano grande para servir (ou 4 pequenos individuais)

 

Modo de Preparo: Derreta e manteiga com o azeite em uma panela grande e em seguida junte as cebolas fatiadas. Deixe cozinhar em fogo baixo até caramelizar, mas não muito – a cor da cebola deve ser de caramelo claro – Junte a farinha de rosca e mexa bem por uns 2 minutos, deixando pegar cor. Depois acrescente a folha de louro, a noz moscada, a pimenta e o sal e cubra com o caldo de frango, de legumes ou com água. Tampe metade da panela e deixe cozinhar em fogo médio por 20 minutos, mexendo de vez em quando. Depois que a sopa ferver, retire a folha de louro, reduza o fogo e deixe engrossar um pouquinho. Enquanto isso recorte uma “tampa” no pão italiano e retire todo o miolo que conseguir, tomando o cuidado para não rasgar ou furar a casca. Quando a sopa estiver pronta transfira para dentro do pão italiano, polvilhe o queijo ralado por cima e sirva bem quente.

 

Pão italiano_F&F

 

Bom Apetite!

 

32 Comentários para “Sopa de Cebola no Pão

  1. Hj em Curitiba, 12ºC, chuva caindo sem dó nem piedade, friozinho de não deixar o sangue chegar nos pés … perfeito para esta sopa acima …. vou experimentar … Bjus

  2. Eu fiz e ficou divina!!! Apenas troquei o louro e a noz moscada por alecrim!!! Ficou deliciosa e com aquele cheirinho que só o alecrim dá!!!
    Já havia comido sopa de cebola na França, mas essa ficou muito melhor!!! :)

    • É isso aí Vanessa, tá certíssima, a gente sempre pode fazer as substituições pelos ingredientes que mais gostamos, e alecrim combina muito bem com esta sopinha sim ;)
      E eu fiquei super honrada de saber que esta sopa ficou melhor do que a que você provou na França, que arraso hein!!! Muito obrigada!
      Beijos

  3. APAIXONADA pelo seu site, conheci ontem e viciei, passei horas vendo todas as receitas! Parabéns pelo capricho, pelas palavras e fotos que dão água na boca! beijos

  4. Olá Fabiana!

    Deu água na boca. Certamente vou fazer essa receita, apenas substituindo alguns ingredientes para que seja vegana! :-)

    Esses dias indiquei o seu blog para um amigo (que não é vegano) e ele adorou!

    Você é muito simpática e te acho uma fofa, mesmo sem te conhecer!

    Parabéns pelo blog!

    Um abraço,

    Cinthia

    • Ô Cinthia, que querida!!! Muito obrigada pelo comentário, fico super feliz em saber que você é vegana e além de aproveitar bastante as receitas daqui ainda indica para os seus amigos.
      Obrigada mesmo viu, de coração ;)
      Beijos

  5. Menina, aqui em Ctba o frio e a chuva estão reinando. Fiz a sopa na sexta-feira e fez o maior sucesso com o marido. Ele sempre gostou de sopa de cebola, e eu sempre tive medo de não acertar. Mas ficou perfeita.

    O restinho que sobrou, eu usei pra rechear um kibe assado que fiz de almoço no dia seguinte. Combinou super bem!!
    Obrigada!!!

  6. Olá Fabiana! Há tempos visito seu site, e amo muito!! Tenho 21 anos, estou estreando na cozinha, mas adoro! Já fiz várias receitas daqui, deram super certo, mas as vezes acabo improvisando demais com o que tem aqui em casa, e acho que acabo mudando muito a receita…
    Hoje vou tentar essa de cebola, e resolvi não ficas na dúvida sobre o caldo de legumes, como faço ele caseiro? Cozinho e bato alguns legumes e junto com o caldo?

    Obrigada e parabéns pelas receitas, e tudo mais daqui que é super no capricho!!! Beijos

    • Oi Rafaela, que bom que as receitas daqui estão te ajudando neste início na cozinha. Tenho certeza que com a prática você vai ficar cada vez melhor ;)
      O caldo de legumes é super fácil de fazer e tem até post aqui no blog explicando, mas basicamente é isto: coloque 2 litros de água numa panela com 1 cenoura inteira, 2 talos de alho poró, 1/2 cebola com uma folha de louro e um dente de cravo espetado nela, várias ervas frescas do seu gosto (uso sempre salsa), uma pitada de pimenta e sal a gosto. Leva pro fogo, deixa ferver, depois deixa cozinhar em fogo baixo por 30 minutos, coa o caldo, despreza os vegetais e usa o caldo coado. Se quiser dá para congelar em forminhas de gelo e depois que estiver solidificado retirar das forminhas e passar para saquinhos plásticos.
      Este é o meu caldo preferido porque é bem fácil e rápido, mas tem várias outras receitas por aí e formas de preparar.
      Beijos

  7. Oi Fabi, descobri o seu blog por acaso e estou amando!!!Sábado passado fez um friozinho aqui em Vitória e corri para fazer a sopa de cebola no pão italiano, resultado: sucesso!!!Meu marido achou muito chique a sopa dentro do pão e elogiou muito o sabor!!!Bjus

  8. Adorei a receita, muito boa. Vou experimentar fazer em casa. A primeira vez que comi sopa dentro do pão italiano foi nos EUA, depois corri atrás de um lugar em SP que tivesse também e achei um muito legal o Vanilla Caffé (http://www.locamob.com.br/vanilla-caffe-10/details). Eles tem um ótimo festival de sopa & sabores com vários tipos de sopas deliciosas. Vale a pena conhecer.

  9. Sou uma negação na cozinha! Mas fiz esta receita e simplesmente ficou maravilhosa!! Obrigada por compartilhar essa delícia!!! Também digo que essa receita é mais gostosa do que a que eu comi em Paris, no restaurante Au pied de Cochon! hehehe

  10. Amei a receita,a apresentação é muito charmosa , mas preciso fazer uma perguntinha ou duas rs como faço , a sopa ali dentro do pão eu vou tomando a sopa e o pão serve como um utensílio ou comemos ? e no caso da pessoa querer se servir novamente devo ter mais pães ?, me desculpem a ignorancia mas ainda não tive a oportunidade de provar .

    Att

    Claudia

    • Claudia, ou você faz num único pão grande que servirá como “sopeira” ou você faz em pães pequenos individuais e já serve assim. E comer ou não o pão vai de cada um, se a fome estiver grande vale à pena ir comendo sim.
      :)

  11. Pingback: Cardápio com sopas com 7 receitas! | Donas de casa anônimas

  12. Oi Fabi, eu fiz esta sopa em casa e meu marido e eu adoramos! Sexta feira virão umas amigas em casa e vou fazer para elas esta sopa. Elas me perguntaram o que pode servir para beber para acompanhar. Vc tem alguma sugestão? Vinho tinto, branco?

    E se vc fosse fazer mais um prato para acompanhar o que sugeriria? eu pensei em fazer aquelas tortinhas com cogumelos q vc tem no blog a receita, pois eu acho q elas são mto boas e práticas.

    Obrigada!

    • Noélia, pode acompanhar vinho tinto. Para complementar eu serviria mini bruschettas de tomate com manjericão ou as tortinhas de cogumelos, ou ainda uma salada verde bem caprichada como entrada.
      Bjos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *