Cogumelos Recheados com Abobrinha

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Cogumelos recheados_F&F

 

Como uma boa amante de cogumelos eu não poderia deixar de gostar dos tradicionais cogumelos recheados e é justamente por isso que eu já publiquei algumas versões desta receita tão fácil e tão gostosa por aqui.

 

Hoje consegue-se encontrar cogumelos de diversos tipos nos supermercados, eles estão ficando cada vez mais populares e com preços mais acessíveis porque são produzidos em escala bem maior do que há alguns anos atrás e definitivamente caíram no gosto dos brasileiros.

 

Esta receita aqui é super simples de preparar, fica pronta em apenas 20 minutos e é incrivelmente gostosa. Pode ser feita com cogumelos portobello, que particularmente são os meus preferidos para esta receita, mas também dá certo com cogumelos paris e até mesmo com shiitake. Os cogumelos recheados podem ser servidos como petisco (costumo servi-los assim), ou como acompanhamento de alguma carne à sua escolha. Ainda, para os vegetarianos podem ser uma belíssima opção de prato principal.

 

Quanto ao recheio eu gosto de variar bastante de acordo com os ingredientes que tiver em casa no momento, mas esta é uma receita tão versátil que você pode rechear com praticamente tudo: carne, bacon, peixe, frango, verduras, queijos…

 

COGUMELOS PORTOBELLO RECHEADOS COM ABOBRINHA

(para 12 unidades)

 

Ingredientes:

  • 3 colheres (sopa) de creme de ricota ou queijo cottage
  • 1/2 abobrinha sem miolo ralada
  • 12 talos de cogumelos bem lavados e picados
  • 2 colheres (sopa) de farinha de rosca temperada (eu sempre prefiro a caseira)
  • salsa fresca picada a gosto
  • 1 fio de azeite
  • 1 pitada de pimenta
  • sal a gosto

 

Modo de Preparo: Limpe os cogumelos com uma escovinha ou com um paninho umedecido em água (é ideal limpá-los desta forma pois se forem lavados absorvem muita água e isto pode comprometer o resultado final). Retire todos os talos com cuidado deforma que os “chapéus” dos cogumelos permaneçam inteiros. Reserve os chapéus dos cogumelos e pique muito bem todos os talos. Numa tigelinha misture os talos picados com o creme de ricota (ou cottage, ou cream cheese), a abobrinha ralada e tempere com a farinha de rosca, a salsa, a pimenta, o sal e finalize com um fio de azeite. Misture bem até formar uma pastinha homogênea. Preaqueça o forno em 180º. Unte levemente um refratário com azeite e disponha os cogumelos com a cavidade virada para cima. Recheie generosamente todos os cogumelos com uma porção da pasta temperada com abobrinha e leve ao forno por 15 a 20 minutos, ou até perceber que estão levemente escurecidos e a cobertura com uma cor dourada. Retire-os do forno e sirva bem quente. Se quiser polvilhe mais salsa fresca picada por cima dos cogumelos já prontos.

 

Pode aproveitar bastante, é light ;)

 

Bom Apetite!

8 Comentários para “Cogumelos Recheados com Abobrinha

  1. Fabi, esses cogumelos parecem deliciosos como entradinha!! Será que dá pra usar o shitake inteiro desidratado, depois de reidratar na água quente? E a farinha de rosca temperada, faz mta falta? Pode ser substituída pelo parmesão? Bjoss!!

    • Sophia, nunca fiz com cogumelos desidratados, mas acredito que não dê o mesmo resultado não já que mesmo depois de hidratados eles ficam murchos e mais molengos. A farinha de rosca pode ser substituída pelo queijo parmesão ou até mesmo por farinha de aveia.
      Bjos

  2. Substituí o creme de ricota pelo de tofu com ervas finas e a farinha de rosca pela de aveia. Funcionou perfeitamente :)

    Fabi, você indica algum livro de culinária vegana, com receitas mais elaboradas como essa? A grande maioria usa muito queijo, leite e afins.

    Beijos

    • Janaina, é isso aí, com esperteza na cozinha você consegue adaptar as receitas para o seu gosto e se dá bem!
      Vou pesquisar alguns livros em casa pra você e te passo depois ok?
      Bjos!

  3. Pingback: Receita que vale ouro: aperitivos para o inverno - Amarelo Ouro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *