Batatas Hasselback – ou batatas laminadas

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Batatas Hasselback_F&F

Estas batatas são uma fofura não são? Pois é, desde a primeira vez em que eu as vi no livro Forever Summer da Nigella me apaixonei! Depois disso as vi outras vezes no Pinterest até que durante a última viagem que eu fiz tive a oportunidade de provar algumas variações desta típica receita de batata sueca que me serviram de inspiração para esta aqui.

Achei bem fácil de preparar e dei uma incrementada nas batatas para parecerem um pouco mais “minhas” – hahahaha, e elas foram um belo acompanhamento para um peixe assado. Na receita da Nigella ela usa apenas manteiga, azeite e sal para temperar as batatas, enquanto eu fui atrevida a dar pitaco na receita alheia e acrescentei alecrim, manjericão e sálvia que eu tinha recém colhido na minha mini hortinha. Também recheei algumas das camadas de batata com uma fatia finíssima de alho, o que  ajudou a manter uma certa distância entre as camadas após assadas. Isto é bacana porque além de ter o papel de fazer a batata assar por igual e o calor penetrar nas fendas também fica mais gracioso quando as camadas ficam bem marcadas.  Bom, o que importa é que é uma receita bem versátil e dá para fazer muitas variações dela, usando a criatividade e o que você tiver em casa no momento, com um mínimo de esforço e poucos ingredientes consegue-se coberturas incríveis!

BATATAS HASSELBACK – OU BATATAS LAMINADAS

(2 unidades)

Ingredientes:

  • 2 batatas inglesas médias
  • 2 colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 1 dente de alho grande ou 2 pequenos  fatiados em lâminas bem finas
  • folhas de alecrim, manjericão e sálvia à gosto
  • pimenta do reino moída na hora
  • sal a gosto (use flor de sal se tiver)

 

Modo de Preparo: Preaqueça o forno a 200º. Lave bem as batatas e com uma faca bem afiada faça cortes ao longo de cada batata sem deixar as camadas se separarem, ou seja, sem ir com a faca até o final, deixe aproximadamente 1 dedo de altura da base. Misture bem a manteiga com o azeite e adicione um pouco de sal e pimenta moída. Pincele todas as fendas das batatas e toda a superfície com esta mistura de temperos. Depois recheie algumas camadas da batata com as lâminas de alho e finalize espalhando algumas folhas de ervas frescas sobre as batatas. Leve ao forno preaquecido por 50 minutos a 1 hora, sempre verificando se o miolo da batata já está macio e a superfície da batata dourada. Antes de servir salpique mais folhas de ervas frescas e regue com um fio de azeite.

 

Bom Apetite!

 

23 Comentários para “Batatas Hasselback – ou batatas laminadas

  1. Que lindas *-* Vendo pela apresentação elas parecem difíceis de fazer, mas lendo a receita vi que nem é nada ♥
    Acho que alecrim é o melhor tempero para batatas, amo demais!

    • Ichigo, não são difíceis não, apenas como eu falei pra Rebecca que comentou aqui, é necessário delicadeza e peciência para “montar” a batata evitando que ela se parta.
      Eu também acho que alecrim combina muito com batata, mas vale testar a sálvia também viu, fica incrível!
      Bjos

  2. Sempre que tento fazer essa receita tenho muita dificuldade para preencher as camadas da batata. Elas não ficam como na foto, meio abertas, ficam todas juntas e se tento forçar para “abrir” a fenda para colocar um recheio, a batata se parte!
    Como solucionar isso?

    ;*

    • Rebecca, para que as camadas ficassem como na foto, mais abertinhas eu fiz os cortes quase até a base mesmo, mas com o maior cuidado para não deixar partir, aí depois eu recheei com a ajuda de uma faquinha de legumes mesmo, pegava as fatias bem finas de alho e apenas encaixava ali. Elas acabaram funcionando como “espaçadores”, e quando a batata está no forno ela se abre um pouco mais ainda.É bem fácil de fazer, mas exige delicadeza e paciência para a batata não quebrar ;)
      Beijinhos

  3. Adoro suas receitas. parabéns. Todos os dias acesso o “Fgos….”. Receitas fáceis e deliciosas. ´Parabéns. Duvidas. A batata é enrolada no papel laminado? Coloca crua no forno sem um prévio cozimento?

  4. Eu acabei de fazer a batata e ficou muito boa!! Receita facil e bonita. Além de combinar com muitos pratos de carne frango ou peixe. Este já está no meu caderninho.

    • Que bom Tatiana, fico feliz que você tenha voltado para contar, até porque tem gente que ainda não acredita que as batatas assam de verdade! kkkkk
      Beijos!

    • Gisele, esta batata é bem versátil e combina com quase tudo. Eu servi a minha com salmão e arroz 7 grãos, mas também fica ótima com medalhões de carne, com filé de frango e até com salada ;)

  5. Fabi,

    Uma vez fiz essas batatas, mas mesmo depois de muuuuiiito tempo no forno, elas ficaram duras/cruas.
    As suas não ficaram assim?

    • Débora, não ficaram assim não, ficaram bem macias por dentro e quase crocantes nas bordas. Talvez quando você tentou tenha errado na temperatura do forno ou suas batatas podiam ser muito grandes e precisavam de mais tempo no forno, não dá pra ter certeza do que houve. As minhas eram médias e demoraram também a ficar prontas. Deixei por 1 hora no forno e verificava a cada 15 minutos se já estavam macias. Se quiser acelerar o processo você pode embrulhar as batatas em papel alumínio.
      ;)

  6. Oi Fabiana, há poucos meses conheci seu blog! Estou adorando as receitas…
    Fiz as batatas e ficaram espetaculares!!! Usei uma faca de legumes pois é mais delicada… Os cortes ficaram ótimos com facilidade para “rechear”. Parabéns pelo blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *