Salada Grega com Grão-de-bico e rabanete

terça-feira, 21 de maio de 2013

Salada grega com grão-de-bico e rabanete_F&F

 

Salada pra mim tem que ser farta, colorida, nutritiva e muito saborosa! Eu simplesmente amo estas saladas cheias de grãos, verduras, temperinhos e ervas frescas e há dias que eu só quero comer salada. Não raro quando vou a restaurantes em sistema self service encho meu prato de salada e quando vejo já não há mais espaço para nada. Esta não é uma tática para manter a dieta porque eu não sou das pessoas mais disciplinadas com isso, mas bem que poderia porque colocando bastante salada no prato a batata frita e a feijoada acabam ficando para o dia seguinte.

 

Quando tem almoços de família (na minha ou na do marido) eu sempre levo alguma coisa, até porque como sabem que eu adoro cozinhar sempre rola uma expectativa sobre o que eu levarei, então mesmo quando tenho preguiça, para não deixar ninguém frustrado eu me viro e preparo alguma coisinha, e para estas ocasiões o meu prato favorito para levar é a salada. Acho salada tão prático porque não precisa esquentar na hora de servir, pode ser colocada em grandes potes com tampa evitando qualquer acidente desagradável pelo caminho. Não precisa de cuidado extra para transportar, não precisa ser esteticamente bonita, não precisa chegar arrumadinha na casa do anfitrião e ainda por cima o molho pode ser levado pronto dentro de um pote fechado separadamente, bastando agitá-lo e regar a salada na hora de servir.

 

Esta salada aqui não tem nada demais, mas ficou tão gostosa que quando eu levei para um almoço de família minutos depois não havia mais grão para contar história. Ah, e é claro, o rabanete pra mim é uma delícia, mas há quem ame e há quem odeie, e se você pertencer ao segundo time basta não acrescentá-lo na sua saladinha que vai ficar tudo bem!

 

SALADA GREGA COM GRÃO-DE-BICO E RABANETE

(serve até 10 pessoas)

 

Ingredientes:

  • 300g de grão-de-bico cozido al dente e escorrido
  • 2 pepinos japoneses sem sementes picados
  • 200g de tomates cereja cortados ao meio
  • 5 rabanetes bem lavados e fatiados
  • 4 colheres (sopa) de azeitonas pretas picadas
  • 1 punhado generoso de salsa fresca picada
  • 1 punhado generoso de hortelã fresca picada

 

Para o molho:

  • 1/2 xícara (chá) de azeite
  • suco de 1/2 limão
  • 1 colher (sopa) de mostarda dijon
  • 2 colheres (sopa) de mel
  • 1 colher (sopa) de vinagre balsâmico
  • 3 colheres (sopa) de água
  • pimenta moída na hora a gosto
  • sal a gosto

 

Modo de Preparo: Numa travessa ou tigela grande misture o grão-de-bico, os tomates, o pepino picado, as ervas, as azeitonas, o rabanete e misture tudo delicadamente. Em um pote de vidro com tampa (eu sempre reutilizo potes de geleia ou conservas para isto) coloque todos os ingredientes do molho, tampe e agite bem. Deixe para acrescentar o sal e a pimenta por último, depois de provar o molho. Junte o sal e a pimenta, lembrando que este molho será para toda a salada então ele deve mesmo ficar forte e um pouco salgado. Feche novamente o pote, agite mais uma vez vigorosamente e reserve até o momento de servir com a salada.

 

Bom Apetite!

 

14 Comentários para “Salada Grega com Grão-de-bico e rabanete

  1. Fabi!!!! Que salada mais linda!!!! Tb amo essa saladinha!!! Sou uma grão de bico addicted!!! Sopas, cremes, salada… tudo!!! bjão

  2. Cheguei aqui numa pesquisa sobre macadâmia e adorei o que vi. Já sei que vou ter muita inspiração.
    Ficarei feliz em te encontrar em “Doce Momento” .
    bjs
    bel

  3. Eu não gosto dos rabanetes crus, mas refogados sim.
    Uso quando faço uma saladona quente meio no estilo ratatuille, acho que funcionaria aqui também.
    Vou esperimentar!

  4. Nossa! Fiquei encantada com seu site! Lind♥! É a primeira vez que comento aqui, mas já namoro o site a algum tempinho… E essa saladinha? Amei! Sou fã de saladas LINDAS! E não importa com o que sirvo, é sempre ela que vai embora mais rápido! Todo mundo ama salada, só que muitos não admitem! rsrsrs… Já quero preparar para as visitas do fim de semana. Linda e nutritiva! Obrigada por compartilhar essas delícias!
    Beijinhos e queijinhos! ♥ Paulinha!

  5. Pingback: Salada Grega com Grão-de-Bico e Rabanete | FitSaude | Suplementos Nutricionais

  6. Eu fiz a salada em casa mas ela não agradou todo mundo. Algumas pessoas da minha família são alérgicas a condimentos e pimentas, por esse motivo não pude regar-la com o molho o que certamente prejudicou o resultado final. A maior reclamação foi com relação ao grão-de-bico que cozido só na água e sal não fica lá muito atraente. Por isso te pergunto, qual sua sugestão para melhorar o sabor do grão de bico nessa salada sem ter que utilizar condimentos?

    • Gabi, de fato o molho faz toda diferença sim, como em toda salada. Mas isto é uma opinião pessoal minha, prra mim salada sem molho fica tão sem vida :( e também não consigo cozinhar sem condimentos e pimenta.
      Mas você pode cozinhar o grão-de-bico com pedaço de bacon, e com uma folha de louro, se você puder usá-la. Ou então cozinhe-o em caldo de legumes ou um caldo de frango caseiro.
      :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *