“Ravioli” de abobrinha

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Ravioli de abobrinha com cottage

Outro dia passeando pelo Pinterest eu vi uma foto do que parecia ser um caneloni, mas era feito sem nenhuma massa, a abobrinha fazia o papel da massa na verdade. Procurei o link de origem na foto e não encontrei a receita, então acabei me inspirando naquela para fazer estes raviolis de abobrinha sem massa que são bem leves e ficam uma delicinha!

 

Escolhi um recheio de queijo cottage com nozes, mas dá pra fazer com o recheio que você quiser, inclusive com tofu para quem não pode ingerir lactose.  Ficam mesmo muito saborosos e o melhor de tudo é que tem pouquíssimas calorias! Só tome cuidado se for rechear com algum queijo mais gorduroso e que derreta bastante porque ele certamente vai escapar dos raviolis. Neste caso use outra lâmina de abobrinha para “esconder” o recheio, enrolando o ravioli no sentido contrário da lâmina principal. Dá pra fazer esta mesma receita com lâminas de berinjela, e também fica uma delícia!

 

Os falsos raviolis são bem simples de preparar, o segredo é fatiar a abobrinha no sentido do comprimento em lâminas bem finas (se você tiver uma mandolina ela é ideal para esta receita), mergulhar cada uma delas em água fervente e em seguida em água gelada para cessar o cozimento. Esta etapa é essencial pois evita que a abobrinha se quebre quando você for fechar os raviolis ou enrolar o recheio para fazer caneloni com as lâminas de abobrinha.

 

RAVIOLI DE ABOBRINHA SEM MASSA

(rende 8 unidades – serve 2 pessoas)

 

Ingredientes:

  • 1 abobrinha média bem lavada e com a casca
  • 6 colheres (sopa) de queijo cottage ou tofu amassado
  • 2 colheres (sopa) de nozes picadas
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • 1/2 lata de tomate pelado já picado
  • 4 bolas de mussarela de búfala cortadas ao meio
  • 2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado (opcional)
  • pimenta e sal a gosto

 

Modo de Preparo: Fatie a abobrinha em lâminas bem finas no sentido do comprimento, procurando usar mais as extremidades do que o miolo da abobrinha (por ter muitas sementes o miolo se desfaz). Coloque as lâminas de abobrinha por 2 minutos em água fervente e logo em seguida mergulhe-as em uma tigela com água gelada para cessar o cozimento. Reserve. Num bowl misture o queijo cottage (ou tofu), as nozes, o azeite, a pimenta e o sal. Coloque uma porção de recheio em uma das pontas da lâmina de abobrinha e dobre (sem deixar quebrar), até a outra ponta, fazendo parecer um ravioli (ou enrole, se preferir, para ficarem como canelonis). Preaqueça o forno em 180º. Despeje o suco de tomate da lata no fundo de uma travessa e espalhe bem. Ajeite os raviolis sobre o suco de tomate e depois cubra com os pedaços de tomate. Coloque um pedaço de mussarela de búfala sobre cada ravioli, polvilhe parmesão ralado (se estiver usando) e leve ao forno por 20 minutos, ou até que o queijo da superfície esteja gratinado. Retire do forno e sirva quente.

 

Ravioli de abobrinha preparo

Bom Apetite!

17 Comentários para ““Ravioli” de abobrinha

  1. Obrigada pela dica! fiz a receita com algumas adaptações (não tinha todos os ingredientes e precisei fazer umas mudanças). Achei bem prático e rápido de fazer, em poucos minutos tava pronto. Todos aqui em casa gostaram.

    • Cozinhar é isso mesmo Glauce, saber adaptar as receitas para o seu paladar e para o que tem em casa na hora do preparo ;)
      Bjos

    • Lívia, como a abobrinha tende a soltar bastante água você teria que testar mesmo pra ter certeza. Eu imagino que dê, mas que ela fique um pouco mais “molenga” do que se preparada fresca, na hora. Bjos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *