Massa com molho de abóbora

terça-feira, 28 de maio de 2013

28_05_2013_11_40_44

A minha estação preferida do ano acaba de começar por aqui. Eu amo o frio e com ele chega também o momento das comidinhas quentes, fumegantes, perfumadas e muito reconfortantes também. Massas, risotos, sopas, cremes, gratinados e assados são uma ótima desculpa para manter forno e fogão ligados, e pra mim não há cenário mais delicioso do que este: fogo aceso, comida cheirosa na panela, aquele vaporzinho na janela da cozinha, um gostoso cobertor no sofá da sala enquanto a comida não fica pronta e para completar uma taça de vinho como companhia. Isto pra mim é um dos maiores sinônimos de felicidade :)

E como não poderia deixar de ser até as massas de inverno são diferentes, são mais cremosas, mais aveludadas e por vezes até mais coloridas para contrastar com o cinza do céu de inverno. E para esses dias esta massa com molho de abóbora é simplesmente perfeita. Sim, sou suspeita para falar porque como sabem eu tenho um fraco por abóbora e sempre dou um jeitinho de incluí-la nas minhas receitas, mas esta aqui é especial porque a abóbora desmancha e vira um lindo molho cremoso e aveludado para receber a massa cozida. Para completar o molho delícia acrescento um tiquinho de curry, canela e pimenta porque não vale só aquecer por fora, tem que aquecer por dentro também! Apesar das especiarias o molho fica bem suave, muito saboroso e não leva creme de leite, o que quer dizer que se for servido sobre uma massa integral fica mais light ainda.

MASSA COM MOLHO DE ABÓBORA

(para 2 pessoas)

Ingredientes:

  • 250g de massa tipo talharim ou fettuccine
  • 1 xícara (chá) de abóbora descascada e picada em cubos pequenos
  • 1/2 xícara (chá) de água
  • 1 abobrinha pequena cortada em tiras
  • 1 pimentão vermelho pequeno cortado em tiras
  • 1 dente de alho bem picado
  • 1 pitada de curry
  • 1 pitada de canela em pó
  • pimenta moída à gosto
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • salsa fresca e manjericão a gosto
  • sal a gosto

 

Modo de Preparo: Numa panela refogue o alho no azeite até que fique macio. Junte a abóbora picada, a água,  tempere com o curry, a canela, a pimenta e o sal a gosto e deixe cozinhar em fogo baixo com a panela tampada por 10 minutos. Cozinhe o macarrão até que fique al dente. Enquanto isso junte ao molho de abóbora as tiras de abobrinha e de pimentão (se tiver alguns cogumelos perdidos na geladeira coloque-os dentro da panela, eles combinam bastante com abóbora). Deixe cozinhar em fogo médio até que estejam macios (mas não deixa desmanchar). Escorra a massa e transfira para dentro da panela do molho de abóbora, mexendo delicadamente para incorporar. Finalize com as folhas de salsa e manjericão e depois com queijo parmesão ralado. Sirva em seguida ainda bem quente.

28_05_2013_11_37_59

Bom Apetite!

15 Comentários para “Massa com molho de abóbora

  1. Oi Fabi! Sabe que frio, panela fumegante e taça de vinho tb sao felicidade pra mim? Que lindo quando a gente se vê feliz nessas pequenas coisas!
    Como abobrinha lover, esses dias me arrisquei a comprar cabotia, que de vez em qdo tu citas aqui. Sempre como a italiana, ou menina, que sao mais comuns aqui. Guria, como apanhei daquela abóbora! Comprei metade, e foi uma dificuldade de tirar a casca! E isso mesmo, ou comprei errado, meio verdolenga?

    Eu sempre vejo as receitas no FB e o blog ta sempre com novidades interessantes! Manter o nível durante tanto tempo, exige dedicação e criatividade! Além do que, tu és sempre uma querida com os leitores!

    Fica meu carinho!

    Bjo!

    • Oi Fê, é isso mesmo querida, a felicidade não está longe e nem é difícil de conseguir, basta nos alegrarmos com as pequenas coisas da vida, mas para isso precisamos parar e respirar com calma né?!
      A abóbora cabotiá, ou japonesa tem a casca beeem dura mesmo, quase impossível de tirar, então o que eu faço sempre é já comprar descascada ou então eu coloco a abóbora inteira (ou metade dela) com a casca no forno embrulhada em papel alumínio e deixo lá em 180º por uma hora mais ou menos. A abóbora ainda estará com a polpa firme, e então é só retirar toda a polpa de dentro da casca e usar na receita que você quiser.
      Agora, se você quiser usar a abóbora sem assar antes para retirar a casca eu recomendo aquele descascador de legumes bem baratinho que tem em lojas de 1,99. Com ele você pode descascar a abóbora em “etapas”, como se a casca tivesse várias camadas, até retirar toda a casca. É um pouquinho trabalhoso, por isso eu prefiro na maioria das vezes comprar já descascada mesmo :)
      Beijos querida e obrigada pela visita!

  2. Minha estação preferida!!! Sinônimo de elegância, aconchego, família reunida, mesa farta, bebidas “densas”!!! Semana que vem essa receita bate lá na porta de casa, pq prá essa semana, o que me sobra é a “triste” dieta da sopa!!! bjos

  3. Fabi, alem de compartilhar o mesmo nome, percebo cada dia mais que gostamos das mesmas coisas simples da vida.
    Tem apenas alguns dias que descobri seu blog e ja estou maravilhada. Ja testei varias receitas e deram super certo!! Ja recebi varios elogios!!! quem me conhece sabe o progresso…..rsrsrs…Pode parecer bobagem, mas nao constumo confiar em receitas da internet porque normalmente elas nao dao certo, ao menos pra mim que nao tenho muita experiencia.
    Obrigada por dividir seus conhecimentos com a gente. Vou testar essa massa com abobora para sair da mesmice do molho de tomate ou branco.
    Bjs

    • Oi Fabi! Pois é, e não são tantas Fabianas assim né? kkkk
      Eu fico muito feliz em saber que você fez progressos na cozinha, e mais feliz ainda em saber que o blog faz parte deste seu aprendizado. Cozinhar é uma paixão!
      Beijos!

    • Isso é verdade Marília, eu adoro uma saladinha refrescante, mas eu me esbaldo mesmo é nas comidas suculentas de inverno ;)
      Se você ama abóbora então está no lugar certo! Já viu o quibe de abóbora que tem aqui no blog?
      Bjos

  4. Uma vez meu maridou inventou de fazer uma massa com molho de abóbora e eu achei meio maluca essa invenção… Agora tô vendo que ele não tava tão doido assim! hehehe
    Claro que a receita dele não ficou lindona como essa tua, mas estava uma delícia!

    Vou me aventurar na cozinha com esta tua dica! O colorido é lindo!

    Adoro o teu blog!!!!

    =)

    • Muito obrigada querida :)
      Está vendo como seu marido tem talento foodie? hahahaha. Pode fazer porque fica boa demais, principalmente se você ama abóbora!
      Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *